Logo após o encerramento do GP de São Paulo de 2024, as vendas para o evento de 2025 foram rapidamente iniciadas. Na semana seguinte à prova no Brasil, clientes dos cartões Porto Bank e Amex tiveram pré-vendas exclusivas, enquanto a venda geral foi aberta ao público na última segunda-feira (11). Devido aos vários problemas enfrentados na compra dos ingressos, entramos em contato com a Eventim – plataforma que comercializa os tickets dos eventos, para ter um posicionamento sobre esses diversos problemas enfrentados pelos fãs.
Nas redes sociais, surgiram inúmeros relatos de fãs frustrados, pois muitos não conseguiram adquirir ingressos na pré-venda, e outros enfrentaram dificuldades também na venda geral, relatando falhas no site e problemas ao tentar finalizar as compras.
Desde 2021, a venda de ingressos para o GP de São Paulo é centralizada na plataforma Eventim, a mesma utilizada para grandes shows. Contudo, a cada ano, crescem as queixas de usuários sobre a dificuldade em adquirir ingressos, mesmo acessando o site com antecedência e se preparando para efetuar a compra. Os relatos estão espalhados pelas redes sociais e publicações dos organizadores do GP de São Paulo.
Na última segunda-feira, quando a venda para o público geral foi realizada, novamente a venda de ingressos foi cercada de problemas, que já relatamos no site em outra matéria.
O Boletim do Paddock entrou em contato com a Eventim para conseguir um posicionamento da empresa. A nota foi encaminhada para nós nesta quarta-feira (13) com a empresa ressaltando que o evento da Fórmula 1 no Brasil é um fenômeno e “infelizmente a demanda por comprar supera em muitas vezes o número de ingressos disponibilizados na venda”.
Confira a nota na Íntegra:
A Eventim lamenta que não tenha sido possível atender à grande demanda de fãs que gostariam de comprar ingressos para o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1.
Iniciadas as vendas, o universo – ainda que amplo, mas limitado de ingressos disponíveis -, se esgotou rapidamente, considerando a procura simultânea de dezenas de milhares de fãs. E este é um fenômeno bastante comum aos eventos de grande relevância nos cenários nacional e internacional. Infelizmente, nestes casos em que a demanda por compra supera em muitas vezes o número de ingressos disponibilizados para a venda, e por mais que nossos sistemas e operação funcionem na normalidade, há, na sua grande maioria, um grande sentimento de frustração que reverbera negativamente na mídia e redes sociais.
O processo de compras é seguro e orgânico, e alguns retornos no estoque de ingressos podem ocorrer (quando há falta de crédito no cartão do cliente, por exemplo), e neste caso, uma janela de disponibilidade poderá se abrir para os clientes seguintes.
A Eventim reitera seu compromisso de cooperação com os órgãos competentes nos temas relevantes à venda de ingressos, sempre com o objetivo de trazer a melhor experiência para os fãs.
Vale acrescentar que repudiamos a prática de revenda de ingressos (cambismo). Este é um dos principais problemas enfrentados pela indústria de entretenimento e de cultura no mundo, sendo uma prática nociva que prejudica não apenas a indústria em si (incluindo promotores, artistas e trabalhadores do setor); os consumidores, que acabam comprando ingressos mais caros e/ou falsificados; e o próprio Estado, já que não há recolhimento de impostos sobre esta prática ilegal. Inúmeros questionamentos e processos contra empresas de revenda de ingressos têm ocorrido pelo mundo. A Abrevin (Associação de Empresas de Venda de Ingressos), da qual a Eventim é associada, solicitou formalmente à Secretaria de Justiça e Cidadania do Procon-SP em 4 de agosto de 2022 que o órgão investigasse esta prática.
Vale ressaltar que o único site de vendas oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 2025 é o da Eventim (https://www.eventim.com.br/f1saopaulo). A Eventim solicita aos clientes que sempre estejam atentos a essa URL e não comprem ingressos em qualquer site que não seja o oficial. Esses ingressos, muitas vezes, podem ser falsos ou mesmo não existir. A empresa possui sistema de monitoramento desses sites e, quando os identifica, solicita imediato cancelamento destes aos portais de busca e redes sociais.
Por fim, a Eventim está presente em 27 países e é responsável pela comercialização de mais de 250 milhões por ano (eventos como Jogos Olímpicos de Paris e do Rio de Janeiro, final da Copa Libertadores da América de futebol, em 2021 e de grandes tours de artistas nacionais e internacionais como Titãs, Natiruts, Coldplay, RBD entre diversos outros). A empresa, líder do mercado europeu, informa que seus sistemas seguem os mais altos níveis de segurança tecnológica e possuem capacidade para processar a demanda intensa de tais eventos, o que se verificou, diante da efetiva aquisição, pelo público consumidor, do total de ingressos disponíveis à venda.
Na nota emitida, a Eventim respondeu algumas das nossas questões, como o problema com os sites falsos criados próximo das vendas dos ingressos da Fórmula 1. Um dos sites que tivemos conhecimento realmente já está indisponível.
O pronunciamento quanto a demanda dos ingressos é bem semelhante ao que o GP de São Paulo publicou nesta semana, informando que por conta da grande busca pelos ingressos, não é possível atender a todos, pois estão limitados a capacidade do autódromo. No caso da Eventim, seria pela quantidade de ingressos disponíveis para o evento.
Eles ressaltaram que a Abrevin solicitou formalmente à Secretária de Justiça e Cidadania do Procon-SP em 4 de agosto de 2022 que o órgão realize uma investigação relacionada a prática de cambismo em grandes eventos. Mesmo com toda a segurança que a Eventim relata ter em seu site, não evita que vários dos ingressos acabem sendo comercializado por cambista logo após o encerramento da venda oficial.
Não recebemos uma resposta específica sobre uma alteração na plataforma para tornar a venda dos ingressos entre fãs, mais segura, mas é algo que muitos acabam se questionando, pois querem evitar passar pelo transtorno de fraudes e golpes.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.