AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

Evans vence em Berlim e impede avanço de Wehrlein no campeonato

Neozelandês lidera de ponta a ponta, conquista primeira vitória da temporada e iguala recorde de triunfos de Buemi na Fórmula E

Mitch Evans voltou ao topo do pódio neste último sábado (12), ao conquistar uma vitória dominante no e-Prix de Berlim. Largando da pole, o piloto da Jaguar liderou a maior parte da corrida com autoridade, administrou relargadas após entradas do Safety Car e resistiu à pressão final de Pascal Wehrlein, garantindo a segunda vitória do ano e mais alguns pontos.

O neozelandês também alcançou um feito histórico: igualou Sébastien Buemi como o maior vencedor da história da Fórmula E, com 14 vitórias. A corrida também teve implicações diretas na disputa pelo título, que seria o tópico do fim de semana.

O piloto da Porsche, Pascal Wehrlein fez uma prova de recuperação após largar da nona posição e chegou a ameaçar Evans nas voltas finais, principalmente após uma última investida com o Modo Ataque ativado. Wehrlein ainda garantiu o ponto extra pela volta mais rápida e reduziu a vantagem de Rowland para 50 pontos — com 87 ainda em jogo nas três etapas restantes.

A jornada foi ainda mais positiva para a Porsche, que assumiu a liderança na classificação entre os fabricantes e abriu vantagem na briga entre equipes. No entanto, o time de Stuttgart poderia ter saído com um resultado ainda melhor: Antonio Félix da Costa chegou a cruzar em terceiro, mas recebeu uma punição de cinco segundos por uma manobra considerada excessiva sobre Jake Hughes. O português caiu para décimo lugar, encerrando suas chances no campeonato de pilotos.

Quem saiu no prejuízo foi Rowland. O britânico, que lidera o campeonato, abandonou a prova após um erro de julgamento em tentativa de ultrapassagem sobre Vandoorne, danificando sua Nissan e ficando sem pontuar. Foi o melhor cenário possível para Wehrlein, que manteve vivas as chances de título até o dia seguinte.

e-Prix de Berlim – Corrida do Sábado

A corrida começou com a pista ainda úmida após as chuvas em Berlim. Evans segurou a ponta na largada, enquanto Rowland perdeu terreno e caiu para quinto. O Safety Car foi acionado já na primeira volta após o carro de Jake Dennis, da Andretti, ficar parado no grid.

Na relargada, Evans foi o primeiro entre os líderes a ativar o Modo Ataque. Ele perdeu temporariamente a ponta para Frijns, mas logo retomou o controle da prova. Enquanto isso, Wehrlein subia posições rapidamente, aproveitando o impulso extra de potência para escalar o pelotão e alcançar a segunda posição ainda na primeira metade da corrida.

As estratégias de PIT BOOST movimentaram o meio da corrida. Evans e Wehrlein pararam juntos na volta 24 e retornaram à pista sem perder suas posições. Rowland, por outro lado, perdeu terreno durante sua parada e caiu para nono.

Após uma nova entrada do Safety Car provocada por um toque entre Beckmann e Sérgio Sette Câmara, a relargada viu o erro decisivo de Rowland. Em uma manobra precipitada, ele tocou em Vandoorne e danificou seu carro, sendo forçado a abandonar.

Nas voltas finais, Wehrlein reduziu a diferença para Evans e chegou a ficar a meio segundo do líder, mas um erro na penúltima volta, ao espalhar na curva final, selou o destino da corrida. Evans segurou a pressão e cruzou a linha de chegada com autoridade.


Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading