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Estratégias do GP da Áustria são apoiadas em duas paradas e no uso dos pneus médios

George Russell aproveitou a batida entre Lando Norris e Max Verstappen para vencer a corrida na casa da Red Bull

Neste último fim de semana a Fórmula 1 disputou o GP da Áustria, o evento Sprint contou com duas classificações e duas corridas. Max Verstappen obteve duas poles, embora o piloto tenha convertido a corrida de 100 km em vitória, terminou a corrida principal apenas na 5ª posição.

Antes do GP da Áustria começar, existia uma expectativa, mas os competidores não lideram com nenhuma sessão molhada. Na realidade, o calor dominou e isso refletiu muito na pista, com a falta de confiança das equipes para trabalharem com os pneus macios.

O composto mais rápido do fim de semana foi usado apenas no Q3 da classificação Sprint e na classificação da corrida principal. Nas duas corridas, o pneu médio foi o protagonista, por oferecer mais durabilidade.

As 24 voltas da corrida Sprint foram completadas com o pneu de faixa amarela. A dupla da Sauber foi a única que optou por disputar a prova com os pneus novos, enquanto o restante do pelotão apostou no conjunto de pneus parcialmente degradados. Por ser uma corrida sem pit-stop, as equipes tiveram uma ideia da performance dos pneus em situação de corrida, combinado ao calor.

Verstappen venceu a prova, mas foi ameaçado por Lando Norris. O piloto da McLaren tentou uma ultrapassagem, mas o holandês retomou a ponta, por conta do uso do DRS. O circuito austríaco conta com três zonas de ativação do DRS, desta forma, colabora para o piloto ultrapassado ter chances para buscar a ultrapassagem na sequência.

Duelo da Sprint usando foi baseado nos pneus médios – Foto: reprodução Pirelli

A ousadia de Norris, fez com que Oscar Piastri encontrasse uma oportunidade para superar o companheiro de equipe e assumir o segundo lugar. Os dois carros da McLaren estiveram presentes no pódio da Sprint, alimentando a possibilidade de mais um embate nas duas ouras sessões.

A Sprint novamente foi um evento pouco movimentado, com os times fazendo o possível para economizar equipamento.

Corrida Principal

Para a prova que seria disputada no domingo, os competidores realizaram uma segunda classificação. Verstappen obteve a pole, mas com uma boa vantagem para Norris.

A Red Bull conseguiu encontrar uma configuração mais efetiva para lidar com o restante do evento. Verstappen sobrou na classificação e teve a mesma performance na corrida. Embora Norris tentasse uma ultrapassagem, o piloto da Red Bull abriu uma distância confortável para o rival de cerca de 7 segundos.

Na primeira e segunda parada, a McLaren teve a mesma atitude, optaram por realizar a troca de pneus no mesmo giro que Verstappen. A Red Bull chamou o holandês para os boxes pela primeira vez na volta 23, substituindo os pneus médios pelos duros; a McLaren fez o mesmo com o piloto inglês.

Verstappen passou umas boas voltas reclamando dos primeiros conjuntos de pneus que utilizou. Sua queixa aumentou com o uso dos pneus duros, mas ele se mantinha na dianteira. A corrida mudou apenas no giro 51 quando novamente o piloto da Red Bull parou para instalar os pneus médios.

Porém, algo atípico aconteceu, a Red Bull cometeu um erro quando Verstappen foi substituir os compostos duros. A parada durou cerca de 6 segundos, reduzindo drasticamente a vantagem que tinha para Norris. Quando foi devolvido para a pista, o holandês ainda cometeu um erro, colaborando ainda mais para a aproximação do inglês.

As próximas voltas foram bem aproveitadas por Norris, como o carro da McLaren costuma apresentar um desempenho melhor do meio para o final da corrida, Lando começou a realizar a sua aproximação em Verstappen. Como já tinha uma ideia melhor sobre a eficiência do DRS da Red Bull, foi tateando pela pista até encontrar a melhor oportunidade para fazer a ultrapassagem.

Os pilotos seguiram duelando por algumas voltas, até que se tocaram na volta 64. O estilo de freada de Verstappen acabou levando para mais um acidente, como os muitos observados em 2021. O holandês foi punido em 10 segundos, mas não foi uma punição muito grandiosa, já que Max conseguiu terminar a corrida e obteve o quinto lugar. Com a distância segura para Nico Hülkenberg não teve a posição ameaçada.

Por sua vez, Norris abandonou a corrida. O piloto foi aos boxes na volta 62, a equipe cumpriu a punição pelos limites de pista, mas não foi possível devolver o carro para a pista. Além da asa dianteira danificada, o assoalho também foi prejudicado pelo embate dos competidores. Por conta do pneu furado, pedaços da borracha se soltaram e provocaram os danos maiores ao carro.

Verstappen contou com o auxílio dos pneus macios para concluir a prova, sendo o único momento que os compostos de faixa vermelha surgiram.

Estratégias usadas durante o GP da Áustria – Foto: reprodução Pirelli
  • A estratégia principal da corrida foi baseada na realização de duas paradas e na combinação de dois stints com os pneus médios e um com os pneus duros.
  • George Russell venceu a corrida depois do embate entre Norris e Verstappen. O piloto da Mercedes usou dois conjuntos de pneus médios novos, antes de instalar os compostos duros na volta 46 e concluir a prova;
  • Apenas Zhou Guanyu que começou a corrida dos boxes trabalhou com os pneus duros na largada, o restante do pelotão apostou nos pneus médios novos para a primeira parte da corrida;
  • Charles Leclerc passou por quatro paradas, o piloto bateu com Oscar Piastri no início da corrida e precisou recorrer aos boxes. Leclerc abandonou os pneus médios para trabalhar com os pneus duros até a volta 16. O monegasco não evoluía na corrida e a Ferrari foi fazendo o possível para que o piloto ao menos terminasse a prova. Depois disso, Leclerc ainda completou mais três stints com pneus médios, para terminar a corrida apenas na 11ª posição;
  • Alguns pilotos como Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg e Fernando Alonso realizaram as suas paradas muito cedo, por volta da 10 volta, enquanto Verstappen, Norris, Piastri pararam depois da 20ª volta;
  • O padrão foi baseado em duas paradas, sendo a alternativa mais rápida e eficiente para concluir a prova.
  • Hülkenberg, Yuki Tsunoda, Alexander Albon, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu usaram dois conjuntos de pneus duros, diferente do que a maioria de equipes e pilotos optaram para as suas provas.
  • A corrida não foi tão movimentada como era esperado, tivemos alguns embates como o de Pierre Gasly e Esteban Ocon, trocas de posição impulsionadas pelas trocas de pneus, mas foi realmente a briga entre Norris e Verstappen que alimentou a prova e deu um saldo um pouco mais positivo para ela.

Pneus disponíveis para cada um dos pilotos disputarem o GP da Áustria – Foto: reprodução Pirelli
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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