AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

Estratégia ousada garante triunfo da Alpine na 100ª corrida do WEC

Após largar em nono e enfrentar penalidades, equipe francesa reage com pit-stop decisivo e conquista vitória em Fuji

A Alpine emplacou uma vitória durante as 6 Horas de Fuji, durante a 100ª corrida do Campeonato Mundial de Endurance, com o trio formado por Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin guindo o carro n° 35.

Largando da 9ª posição, entre os 18 hypercars inscritos para a prova, o trio da equipe francesa inicialmente perdeu terreno ao lidar com uma punição por contato com o Toyota #8, resultando em uma troca da dianteira no próximo pit-stop; no entanto, o azar não estava completo, pois eles ainda receberam mais uma punição.

No segundo stint, Chatin e Jules Gounon [#36] surgiram na ponta, um pouco antes da full course yellow, acompanhada por uma intervenção do Safety Car por conta da colisão entre um dos Aston Martin da Hypercar com o LMGT da Heart of Racing. O Alpine #35 partiu para o reabastecimento pouco antes da neutralização quando tomou o segundo lugar, momentos antes do ritmo normal da corrida ser reestabelecido. No entanto, para o #36 as coisas não tinham mudado, pois ele foi acometido por um drive-through após um contato anterior com um GT.

Milesi foi o último competidor que tomou posse do #35, quando faltavam cerca de duas horas pra o fim, em uma batalha que se desenhava com o Peugeot #93 e o Porsche #6. Na hora final a Alpine arriscou na estratégia quando os três primeiros ingressaram aos boxes, a fabricante francesa optou por ‘economizar tempo’ em sua troca, substituindo apenas os pneus do lado esquerdo do #35 para otimizar a substituição. Por outro lado, os rivais apostaram em uma substituição completa, levando mais tempo.

Dessa forma Milesi tomou a liderança, o francês então apresentou um desempenho impecável até o final, para assegurar a vitória, recebendo a bandeirada com mais de 7 segundos de vantagem para o segundo colocado.

“É difícil de acreditar, quase surreal… Depois de um início de corrida difícil, duas penalidades e quase uma volta atrás, ninguém poderia imaginar tal resultado. A equipe fez um trabalho incrível, o carro foi rápido e consistente, e a estratégia fez toda a diferença”, celebrou Charles Milesi.

“Um período de safety car nos trouxe de volta à disputa, e então a decisão de trocar apenas dois pneus nos permitiu assumir a liderança, à frente da Peugeot e da Porsche. As últimas voltas pareceram intermináveis, mas o ritmo estava lá e conseguimos segurar até o final. É fantástico conseguir isso hoje, ao lado dos meus companheiros de equipe com quem trabalho desde o desenvolvimento do A424 em 2023. Tivemos um pouco de sorte no momento certo, mas também é preciso criar a própria sorte. Esta primeira vitória é particularmente especial.”

O resultado representou o terceiro triunfo no geral da Alpine no Mundial de Endurance da FIA. O resultado também mostra o quanto o campeonato está mais disputado, com quatro marcas diferentes vencendo em sequência, Ferrari em Le Mans, a Cadillac em São Paulo, Porsche no Cota e a Alpine em Fuji.

A Peugeot comemorou o seu melhor resultado na categoria principal com o segundo lugar obtido nesta prova, com Mikkel Jensen, segurando Laurens Vanthoor no Porsche n° 6 ficou com a terceira posição.

A Ferrari, que está em busca do título da temporada, fechou com a n° 51 de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi apenas na décima quinta posição, ficando mais um evento sem adquirir pontos. O melhor resultado foi atribuído ao n° 83 de Phil Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye, que conseguiram a nona colocação.

A penúltima etapa da temporada foi tão desafiadora como eram as expectativas da Ferrari para o traçado. Embora Giovinazzi tenha colocado a n° 51 na sexta colocação para a largada e o início tenha se desenvolvido bem, permitindo que eles subissem até o terceiro lugar, enquanto a n° 50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen surgiu na oitava colocação… O desenrolar da corrida não foi favorável para e equipe italiana.

Primeiramente a 83 lidou com um dano na lateral, que prejudicou o seu começo de prova. As neutralizações também certo impacto, mas foi a necessidade de forçar o carro ao limite que acarretou mais problemas, como punições por drive-through e stop and go por exceder os limites de pista para a n° 51. Por fim, uma punição que saiu ao final da prova para o n° 50, colocou eles na décima segunda colocação.

LMGT3

O Corvette n° 81 da TF Sport conquistou sua primeira vitória na temporada 2025 do FIA WEC na classe LMGT3, em um final dramático das 6 Horas de Fuji. A Ferrari VISTA AF Corse n° 21 recebeu a bandeirada na frente e parecia encaminhar sua segunda vitória no ano, mas uma penalidade de cinco segundos por irregularidade no pit stop acabou custando o triunfo, beneficiando Charlie Eastwood e seus companheiros de Corvette.

A Ferrari ainda assegurou o segundo lugar, seguida pelos BMW M4 da WRT, com os carros n° 31 e n° 46 completando o pódio e dando fôlego à equipe belga após uma campanha difícil. Já a Manthey, líder do campeonato, terminou em quinto lugar, resultado que mantém aberta a disputa pelo título da LMGT3 até a etapa final no Bahrein, entre 6 e 8 de novembro.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading