ColunistasFórmula 1IndyMotoGPRepostStock Car
Tendência

ESPECIAL PATROCÍNIOS: Marlboro & McLaren

Os fãs da McLaren viveram a expectativa de como seria a pintura do carro de 2017, várias especulações foram levantadas, laranja, prata, grafite, preto e laranja, entre outras. Desde a perca do patrocínio da Vodafone e o fim da parceria com a Mercedes a equipe de Woking está sem patrocínio máster, logo sem identidade visual.

Bem diferente da fase de ouro do time quando seus carros estampavam o patrocínio máster dos cigarros Marlboro. A vitoriosa parceria durou 23 temporadas foi responsável por uma das pinturas de carro mais icônicas de todos os tempos da Fórmula 1.

E não foi apenas na questão visual em que a marca de cigarros influiu nos destinos da equipe, foi John Hogan da Marlboro o responsável por peitar a equipe pela contratação de James Hunt para 1976, Teddy Meier preferia Jacky Ickx, mas a patrocinadora insistiu em Hunt, sem dúvida um garoto propaganda bem melhor que o belga. Curiosamente o inglês fumava cigarros Rothmans, mas claro trocava a embalagem para os Marlboro. A venda do time para Ron Dennis em 1981 e a volta de Niki Lauda as pistas em 1982 também teve o dedo de Hogan e da Marlboro.

Para se ter uma noção de quão duradoura e vitoriosa foi esta parceria vão aqui alguns números:

– patrocinou a McLaren de 1974 até 1996

– 9 dos 12 títulos da equipe foram conquistados com a Marlboro

– 96 das 182 vitorias da equipe contaram com a tradicional pintura vermelha e branca

Ayrton Senna, Alain Prost, Niki Lauda, Emerson Fittipaldi, James Hunt, Keke Rosberg, John Watson, Mika Hakkinen, David Coulthard, Gerhard Berger, Nigel Mansell, Mark Blundell, Jan Magnussen, Martin Brundle, Phillip Alliot, Denny Hulme, Jochen Maas, Patrick Tambay, Andrea de Cesaris, Stefan Johansson, Michael Andretti, Gilles Villeneuve e Nelson Piquet foram alguns dos que pilotaram as lendárias McLaren Marlboro.

Uma parceria duradoura de tanto sucesso remete os fãs a boas lembranças: bi de Emerson Fittipaldi, a fantástica conquista de James Hunt no dilúvio em Fuji, as primeiras aceleradas de Nelson Piquet e Gilles Villeneuve, o retorno triunfal de Niki Lauda, Alain Prost conquistando o primeiro título da França na Fórmula 1 e se estabelecendo como o recordista de vitórias da categoria, as fantásticas vitórias de Ayrton Senna em Interlagos e seu tricampeonato em Suzuka, o duelo de titãs Senna x Prost, Senna desafiando a imbatível Williams de Prost, Mika Hakkinen renascendo das cinzas após o terrível acidente em Adelaide.

A Phillip Moris que foi a dona da marca durante muitos anos foi visionária ao enxergar nos anos 70 o automobilismo como uma excelente plataforma para divulgar sua marca mundo afora. Hoje a marca Marlboro de propriedade da Altria, vale pouco mais de US$ 80 milhões.

A parceria com a McLaren foi histórica, mas outras equipes de Fórmula 1 já estamparam as cores vermelho e branco em seus carros, como a BRM, Iso Marlboro, Alfa Romeo e claro a Ferrari, a marca também teve participação de destaque em outras categorias como a Indy e a MotoGP.

Argentina 1974, início de parceria com vitória de Denny Hulme Fonte: @Tumblr
Emerson campeão em 1974 Fonte: @Tumblr
Japão 1996, ato final da dupla Marlboro McLaren Fonte: @Tumblr
A última vitória da lendária parceria com Ayrton Senna na Austrália em 1993 Fonte: @Tumblr

Hunt campeão em 1976 Fonte: @Tumblr

Lauda 1984 Fonte: @Tumblr
Prost 1985 Fonte: @Tumblr
Prost 1986 Fonte: @Tumblr
Senna 1988 Fonte: @Tumblr
Prost 1989 Fonte: @Tumblr
Senna 1990 Fonte: @Tumblr
Senna 1991 Fonte: @Tumblr
BRM Fonte: @Tumblr
ISO Marlboro Fonte: @Tumblr
Alfa Romeo Fonte: @Tumblr
Scuderia Italia Fonte: @Tumblr
Ferrari Fonte: @Tumblr
Indy Fonte: @Tumblr
MotoGP Fonte: @Tumblr
GT Fonte: @Tumblr
Stock Car Fonte: @Tumblr
Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!
Botão Voltar ao topo