AutomobilismoColunistasFórmula EPost

EPrix de Londres: Jake Dennis acerta a estratégia e vence a corrida de sábado, Sette Câmara foi o último

A primeira corrida do EPrix de Londres teve Jake Dennis como vencedor, o piloto da BMW executou uma estratégia perfeita para conquistar a vitória. Nyck de Vries fez ultrapassagens certeiras e foi ao 2º lugar do pódio após ter largado em 9º. 

Sérgio Sette Câmara largou em 4º, perdeu uma posição na primeira volta, mas perdeu muito rendimento depois de uma disputa com Lucas di Grassi e chegou na última posição. O piloto da Audi, por sua vez, conseguiu chegar em 7º e marcar bons pontos. 

SAIBA COMO FOI A CORRIDA

Antes mesmo da largada, a Fórmula E anunciou uma alteração no tempo do Modo Ataque. As duas ativações passaram a ser de oito minutos, ao invés de quatro, com o objetivo de dificultar o gerenciamento de energia e incentivar ultrapassagens. A medida foi uma resposta da categoria a uma demanda das equipes que temiam uma corrida “chata” devido às características do circuito.

A Fórmula E já havia anunciado a redução do total de energia disponível para essa etapa de 52 kW para 48 kW. 

A largada foi tranquila para os três primeiros colocados. Sette Câmara perdeu a posição para Andre Lotterer. Alexander Sims foi atingido por Sam Bird e acabou batendo no muro das primeiras curvas. O Mahindra #29 e ficou parado na curva 6 causando uma bandeira amarela total. Com isso, houve redução de 1 kW de potência.

Evans também se envolveu na confusão e os dois carros da Jaguar retornaram nos boxes para reparar os danos causados na batida. Bird abandonou a prova, assim como Tom Blomqvist. Evans voltou à pista pouco depois.

Ainda no início da corrida, Vergne e Guenther cumpriram uma punição de um Stop & Go de 10 segundos por substituição de peças antes da prova. 

As ativações do Modo Ataque começaram bem cedo por causa do aumento da duração do Modo Ataque. As disputas e perdas de posições continuaram. Entre elas, uma boa briga entre di Grassi e Sette Câmara. O piloto da Audi levou a melhor, ficando com a 6ª posição, mas recebeu uma bandeira preta e branca de advertência por ter causado um leve toque entre os dois.

Depois dessa disputa, Sette Câmara perdeu rendimento e caiu para 15º em poucas voltas. O brasileiro também se envolveu em um toque com Norman Nato, o piloto da Venturi foi considerado culpado e recebeu punição de cinco segundos. 

Os vencedores do Fanboost foram da Costa, Bird, Vandoorne, de Vries e Vergne.

Lynn perdeu a posição para Dennis na ativação do segundo Modo Ataque. Após muitas conversas no rádio com o engenheiro, o novato da BMW elaborou a estratégia correta de abrir vantagem suficiente para passar pela zona de ativação sem perder a liderança da corrida. 

Um pouco mais atrás, Félix da Costa e Norman Nato disputaram o 9ª lugar por diversas voltas. O português chegou a ser alertado pelo engenheiro sobre a punição do piloto da Venturi, mas não desistiu dos ataques e ficou com a posição voltas depois.

Robin Frijns fez uma ultrapassagem forçada em cima de Joel Eriksson, ele espremeu o carro da Dragon na curva 11 e foi punido com cinco segundos.

Com as ativações do Modo Ataque concluídas, as disputas de pista diminuíram, mesmo assim Nyck de Vries fez grande manobra de ultrapassagem em Buemi e Lynn para ganhar a 2ª posição. Grande corrida do holandês que largou do 9º lugar e arrancou elogios de Toto Wolff após a corrida. O chefe da Mercedes na Fórmula 1 estava presente em Londres. 

Vitória de Jake Dennis, com de Vries e Lynn no pódio. Di Grassi passou boa parte da prova em disputa com o companheiro de equipe, mas largou e chegou em 7º. Sette Câmara foi o último a cruzar a linha de chegada. Norman Nato ficou sem energia nas últimas curvas e não completou a prova.

Rene Rast ficou com o ponto da volta mais rápida: 1:22.539.

Punições após a corrida: Guenther recebeu 10 segundos por colidir em Turvey na curva 11. E a dupla da Nissan entrou em investigação por excesso de uso de energia. 

Atualização: Oliver Rowland e Sebastien Buemi foram desclassificados da corrida.

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo