AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Entre incertezas e metas, Tsunoda luta para justificar chance na Red Bull

Tsunoda busca consolidar desempenho em meio às pressões internas e incertezas sobre seu futuro na equipe

A estreia de Yuki Tsunoda na Red Bull foi acompanhada de muita expectativa, mas as coisas ainda não engataram para o piloto. O jovem comentou que “não sabe bem o que está fazendo de errado”, para não conseguir atingir uma boa performance.

Apesar das diversas reclamações de Verstappen sobre o RB21, o piloto neerlandês tem pontuado com frequência, venceu o GP do Japão – prova de estreia de Tsunoda na Red Bull – e o GP da Emilia-Romagna, além de estar nos pódios da Austrália, Arábia Saudita e Canadá.

Tsunoda por sua vez, tem mostrado alguns lampejos de ritmo, mas ele ainda não conseguiu engrenar no time. O piloto passou um certo tempo pedindo uma oportunidade para a Red Bull, por conta do desempenho apresentado na Racing Bulls, mas a equipe austríaca não acreditava que ele estivesse preparado. Como Liam Lawson não entregou o que era esperado, com apenas duas provas ele foi sacado do assento, para abrir espaço para o jovem japonês.

Ao longo dos seus anos na Fórmula 1, Yuki sempre foi visto como um piloto que tem velocidade, mas que faltava um pouco de técnica. Com o auxílio da AlphaTauri/Racing Bulls ele conseguiu progredir, mas estar ao lado de Verstappen, com uma equipe que claramente trabalhava para o neerlandês, sempre tornou tudo mais complicado para quem guia o segundo carro da equipe.

“Posso dizer com segurança que estou progredindo a cada corrida”, comentou Tsunoda em uma entrevista para o site da Fórmula 1.

“Não é o resultado que eu quero — ou que eu esperava. Mas, ao mesmo tempo, não estou fazendo nada errado. Há algumas coisas que eu poderia fazer melhor, mas isso faz parte do aprendizado. Só preciso continuar fazendo o que estou fazendo.”

“Estou aprendendo corrida após corrida – muito com o Max. Estou apenas somando o desempenho ao que tenho em cada corrida. Estou em boa forma. Só preciso juntar tudo com um pouco mais de precisão e também ter confiança de que preciso progredir, o que significa chegar lá, mas é Fórmula 1. Não é uma coisa fácil de fazer.”

BUDAPEST, HUNGARY – JULY 31: Yuki Tsunoda of Japan and Oracle Red Bull Racing talks to the media during previews ahead of the F1 Grand Prix of Hungary at Hungaroring on July 31, 2025 in Budapest, Hungary. (Photo by Mark Thompson/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202507311877 // Usage for editorial use only //

Com a chegada de Laurent Mekies na Red Bull, por conta da saída de Christian Horner, é possível olhar o futuro de Tsunoda com o time com uma visão melhor, pois o francês foi uma das peças importantes para auxiliar o competidor, no momento que ele conseguiu entregar o melhor desempenho com a equipe B da RBR.

LEIA MAIS: Max Verstappen confirma permanência na Red Bull para 2026

Sua forma de gerenciar o time, trouxe mais segurança para os jovens competidores, esse foi um fator importante para fazer tanto Lawson como Isack Hadjar sentirem a saída de Mekies da equipe.

“É algo muito importante para a nossa equipe. Eu não esperava. Laurent, trabalhei com ele no início da temporada, nas primeiras corridas e no ano passado, a temporada inteira. Ele é um cara muito legal. Temos um relacionamento muito bom. Ele sempre vinha me ver para saber o feedback e como poderíamos melhorar o carro. Foi um momento muito agradáveis juntos.”

Em Spa Tsunoda recebeu o novo assoalho entre a Sprint e classificação. O piloto conseguiu conquistar um sétimo lugar para a largada, avançando até o final da classificação. A corrida não aconteceu como o esperado, por conta de uma falha de comunicação da equipe, que fez com que ele parasse tarde de mais e dessa forma, ficasse fora da disputa.

Tsunoda ainda não tem uma pista sobre o futuro com a equipe, mas tem algumas metas para os próximos eventos.

“A meta atual é bem clara: Q3 e pontos”, diz ele. “Estar consistentemente pontuando é uma meta clara. Espero que isso aconteça naturalmente. Acho que a única coisa que posso fazer é com relação à performance.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading