ColunistasFórmula EPost
Tendência

Engenheira brasileira da Jaguar revela expectativas para e-Prix de São Paulo

Após uma vitória conquistada por Mitch Evans na prova do ano passado, Jaguar trabalha para obter outro bom resultado no Brasil

Com a aproximação do e-Prix de São Paulo os pilotos vão deixando claro as suas expectativas para a 4ª prova do campeonato. Porém, este é um momento de preparação não apenas para os competidores, mas para as suas equipes. Laís Campelo, engenheira de software e dados da Jaguar falou um pouco sobre as expectativas e desafios que são esperados para a prova brasileira.

A Jaguar faturou a vitória do primeiro e-Prix de São Paulo, Mitch Evans batalhou pela ponta de forma intensa com Nick Cassidy e mesmo após todas as trocas de liderança, Evans triunfou no sambódromo. Sam Bird concluiu a corrida na terceira posição, colaborando para a Jaguar celebrar um pódio com os dois carros em pista. No entanto, o que mais chamou a atenção naquela corrida, foi o fato de os powertrains da Jaguar apresentarem um excelente desempenho, pois com a participação de Cassidy no pódio, a Envision que é cliente da Jaguar evidenciou o quão preparados estavam para a etapa.

“No ano passado, tive a oportunidade de ir a São Paulo e assistir à etapa brasileira. Pude estar com o meu time e felizmente tivemos uma grande vitória. Foi especial estar ali com todo mundo. Agora, temos que trabalhar para repetir o resultado em 2024”, disse Laís Campelo.

Mitch Evans, vitória durante e-Prix de São Paulo de 2023 – Foto: reprodução Fórmula E

A engenheira de Salvador, Bahia deixou o Brasil em 2007 e foi estudar em Manchester (ING), onde se graduou como física. Apaixonada pelo automobilismo, não pensou duas vezes em acertar o convite da Jaguar.

Laís desenvolve aplicações de software que facilitam a vida dos demais engenheiros da equipe para melhorar a visualização dos dados. O trabalho acaba contribuindo para economizar tempo, desta forma o time consegue direcionar a sua energia para encontrar soluções mais amplas para os problemas que surgem no dia a dia.

“Resolvi pular nessa aventura e estou muito feliz. Minha mãe me inspira demais. Sempre a vi, assim como todos da minha família, muito dedicados aos seus trabalhos. Isso me inspira a dar o meu máximo sempre. Meus colegas de trabalho também são motivações. Quando você vê o outro se esforçando, acredita que deve fazer o mesmo e somos todos assim na equipe”, comentou Laís.

A Jaguar atualmente lidera o campeonato da Fórmula E. Na última etapa Nick Cassidy que atualmente é companheiro de Mitch Evans faturou uma vitória e assumiu a liderança do campeonato, superando Pascal Wehrlein da Porsche. Cassidy já conta com três pódios na temporada, dois terceiros lugar e uma vitória no segundo e-Prix de Diriyah.

Com um duelo extremamente intenso, Mitch Evans ainda não foi ao pódio neste ano, mas está batalhando para que o time possa mais uma vez triunfar em São Paulo.

“A competição deste ano em São Paulo deve ser mais difícil do que a do ano passado, porque os competidores têm mais informações sobre carros e estratégias. Em 2023, estava todo mundo meio que aprendendo a correr com a nova geração do carro. Então, acredito que a disputa vai ser bem mais acirrada”, finaliza Laís.

Este é o segundo ano consecutivo que a prova em São Paulo será disputada no Sambódromo do Anhembi. Por conta da coleta de dados realizada em 2023 e com uma pista que conservou o seu layout, as equipes estarão mais preparadas para a prova deste ano.

Vale lembrar que o bump presente na reta oposta foi eliminado, desta forma está é a alteração mais significativa no traçado. A reta principal também será preparada para atender as demandas da categoria e oferecer aderência para os carros.

Nestas três primeiras etapas que foram disputadas, três pilotos diferentes faturaram vitórias, foram eles: Pascal Wehrlein, Jean-Éric Vergne (DS Penske) e Nick Cassidy.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo