A Red Bull conquistou o sexto título no Mundial de Construtores no GP do Japão, com Max Verstappen celebrando mais uma vitória. O time austríaco está imprimindo uma performance dominante desde o começo da temporada.
Com as primeiras provas do calendário sendo realizadas, tínhamos um indicativo de que a Red Bull poderia faturar todas as vitórias do ano. Levando em consideração apenas a temporada de 2023, a Red Bull emplacou catorze vitórias na sequência. Com 16 provas disputadas, apenas uma vitória neste ano não foi da Red Bull. A pré-temporada também deu um vislumbre do quanto a equipe poderia comandar o ano.
Max Verstappen por sua vez, conseguiu dez vitórias na sequência, em uma performance e dominância absurda. Mesmo com os outros times tentando aprimorar os seus carros, para tornar a disputa mais competitiva, a Red Bull contou com um carro de outro mundo. O trabalho realizado por Max Verstappen e a equipe, não deixaram espaço até mesmo para Sergio Pérez.
O carro foi se aprimorando e ficando cada vez mais do jeito que Verstappen gostava de guiar. O mexicano começou o ano disputando ponto por ponto com Verstappen, mas a evolução do carro da RBR e a prioridade na equipe evidenciavam que Pérez começaria a perder terreno.
Em um período em que a Red Bull tinha tudo para ser absoluta, seria no mínimo interessante ter uma batalha interna na equipe, ainda que Verstappen tenha preferência internamente. No entanto, Pérez cometeu alguns erros e desde a etapa em Mônaco o mexicano cometeu vários deslizes. Foram uma sequência de classificações ruins e incidentes que comprometeram os resultados do piloto.
O GP do Japão, prova que a Red Bull conquistou o sexto título, foi um retrato perfeito desta temporada; Max Verstappen em uma performance soberana, cruzando a linha de chegada com mais de dezenove segundos para o segundo colocado, enquanto Sergio Pérez se envolveu em diversos acidentes no começo da prova que forçaram o piloto mexicano a abandonar a corrida.
Durante as primeiras provas era possível acreditar que a Red Bull dominaria a temporada não apenas com vitórias, mas com dobradinhas, mas Verstappen e Pérez conseguiram apenas seis delas.
A antecedência da conquista deste título mostra o quanto a RBR foi dominante, restam mais seis etapas no calendário, além de três Sprints para a conclusão da temporada 2023. Max Verstappen deve faturar o seu título no Catar, enquanto Pérez ainda está em uma batalha intensa pela segunda posição do mundial.
“Para nós foi o ano mais incrível. Tudo isso é comprovação desses caras e de todos os homens e mulheres da fábrica em Milton Keynes. Para a Red Bull, para todos os nossos parceiros, é o resultado de um esforço incrível de todos fazendo a sua parte para alcançar resultados como nós e, claro, Max está em outro nível no momento. Então hoje foi um desempenho incrível”, comentou Christian Horner ao final da etapa no Japão.
Apenas cinco equipes na história da Fórmula 1 ganharam mais títulos que a Red Bull, mas o time está no rumo para aumentar a sua contagem. Com mais um título, a equipe austríaca pode se igualar a Lotus, enquanto Mercedes e McLaren contam com 8 títulos cada.
Six races to go, we're not finished just yet 😉 #F1pic.twitter.com/kaOICOwe2b
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) September 28, 2023
Os primeiros quatro títulos da Red Bull foram em um período mais disputado pelos pilotos, mesmo assim, a Red Bull se saiu muito bem entre 2010 e 2013. O time tinha a ambição de não ficar apenas com essas marcas e foi buscar o Mundial de Construtores de 2022 e 2023. Ao final de 2021 Verstappen conquistou o seu primeiro título na categoria, mas a Mercedes obteve mais um título na Fórmula 1, frustrando um pouco a Red Bull.
A atuação da Red Bull chama muito a atenção até este momento, o time obteve 623 pontos, mais que o dobro do que foi obtido pela Mercedes que é a atual vice no Mundial com 305 pontos. Se a atuação de Pérez fosse mais regular, a equipe teria uma pontuação ainda maior.
Os próximos anos podem ser um pouco mais complicados para a equipe, pois os outros times estão tentando melhorar os seus equipamentos para ao menos brigar pelos construtores. Se Pérez permanecer com a Red Bull, ele precisará ser mais regular, pois existem adversários bem-preparados para tirar pontos precisos, principalmente do segundo piloto.
O GP de Singapura foi o único deslize da RBR em toda a temporada, as simulações apontavam que a equipe não teria um bom desempenho. Os dados se comprovaram na pista quando começaram a realizar as primeiras avaliações para a prova. Após uma classificação ruim de Verstappen e Pérez, se tornou mais complicado escalar o pelotão e faturar mais uma vitória. Singapura foi a oportunidade perfeita para outra equipe quebrar a dominância da Red Bull, mas ela foi reestabelecida no Japão.
Para o Catar, a equipe almeja um bom resultado para os dois pilotos.