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Em sessão voltada para os testes de pneus de 2025, Carlos Sainz lidera TL2 na Cidade do México

Coleta de dados para a Pirelli foi intensa, os pilotos aproveitaram os 90 minutos de sessão para avaliar os pneus protótipos

A sexta-feira (25) de treinos livres no GP do México foi dedicada à coleta de dados, com foco especial nos pneus de 2025. No TL2, a Pirelli promoveu uma atividade voltada exclusivamente para testes de durabilidade e desempenho dos novos compostos.

Carlos Sainz liderou a sessão ao marcar 1m17s699, seguido por Oscar Piastri com 1m17s877 – ambos usando pneus protótipos. A sessão durou 90 minutos, mas perdeu quase 20 minutos devido a uma forte batida de George Russell logo no início. O piloto passou por uma avaliação médica e foi liberado sem maiores problemas.

Yuki Tsunoda terminou em terceiro, com Charles Leclerc em quarto. Lando Norris ficou com o quinto lugar, usando os pneus médios no final da sessão. Kevin Magnussen, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ocuparam as posições seguintes, enquanto Sergio Pérez, Lando Norris e Liam Lawson fecharam o top-10.

Grande parte da sessão foi dedicada à simulação de corrida, onde cada piloto testou dois tipos de compostos para analisar durabilidade e comportamento.

Max Verstappen se quer participou do TL2, por novos problemas no motor. O holandês já tinha reclamado da performance do carro no TL1, mas a Red Bull achou que era possível seguir dessa forma, no fim acabaram perdendo a segunda atividade do dia por completo, tendo apenas Pérez para cumprir o cronograma etabelecido pela Pirelli.

As atividades da Fórmula 1 retornam neste sábado, com o TL3 marcado para 14h30 (horário de Brasília).

Saiba como foi o TL2 do GP do México

Nesta sexta-feira a Pirelli reservou o TL2 para a realização dos seus testes de pneus de 2025. Os compostos C4, C5 e C6 serão avaliados ao longo da atividade.

Cada piloto recebeu dois conjuntos adicionais de pneus para a coleta de dados, um deles é idêntico ao composto disponível no fim de semana, enquanto o outro é o protótipo de 2025. Para fazer a comparação, os pilotos e equipes precisam seguir o cronograma estabelecido pela Pirelli, usando a mesma carga de combustível, além de emular a simulação de corrida e classificação.

Quando a atividade foi iniciada, a temperatura da pista estava na casa dos 42 °C, com 23 °C no ambiente. Rapidamente os pilotos foram enviados para o traçado, já usando os pneus protótipos.

Carlos Sainz, além de ser liberado com os pneus para avaliação, tinha em sua asa traseira o flow-vis espalhado. O espanhol anotou a marca de 1m18s276, seguido por Oscar Piastri que cravou 1m18s638. Pierre Gasly cometeu um pequeno erro, extravasando os limites de pista, mas a sessão seguiu normalmente.

A Williams estava tentando recuperar o carro de Alexander Albon para o piloto participar da sessão. O mesmo acontecia com o carro de Charles Leclerc, que ficou danificado após o tailandês e o britânico baterem no TL1.

Voltaram para os seus carros: Lando Norris, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Zhou Guanyu, pois os competidores cederam os seus carros para novatos. Leclerc aguardava um pouco mais para ter acesso ao seu carro. Cada um desses pilotos teria um pneu médio adicional, além da possibilidade de fazer 30 minutos de atividade voltada para a coleta de dados da sua própria equipe, por não participar do TL1.

Com pouco mais de 15 minutos de sessão, George Russell perdeu o controle do carro na curva 9, estampando a Mercedes na barreira de proteção. O piloto, ao atacar a zebra na entrada da curva, virou passageiro e não pode escapar do toque, deixando o carro bem danificado.

No momento que a sessão foi paralisada, os dez primeiros eram: Sainz, Lawson, Piastri, Magnussen, Tsunoda, Hamilton, Colapinto, Pérez, Russell e Bottas. O espanhol tinha melhorado o seu tempo para 1m17s809, separado por 0s751 do piloto da Racing Bulls, antes da sessão ser interrompida.

A Red Bull aproveitava este momento para verificar o carro de Verstappen, depois do holandês ter reclamado de barulhos no carro e não estar confortável ao guiar o RB20.

O TL2 demorou para ser reestabelecido pela necessidade de reconstrução da barreira. A pista foi liberada apenas quando restavam 54 minutos para o final da sessão. Os pilotos davam atenção mais uma vez aos pneus protótipos. Leclerc foi liberado para a pista e assumiu o décimo terceiro lugar em sua primeira volta de verificação.

Entrando na última meia hora de avaliações, os dez primeiros eram: Sainz, Piastri, Tsunoda, Leclerc, Magnussen, Hamilton, Bottas, Pérez, Norris e Lawson. Apenas Verstappen e Albon permaneciam nos boxes, com a certeza de que o holandês não voltariapara a pista, pois a equipe estava investigando um problema na unidade de potência.

Nos últimos cinco minutos de sessão, Norris, Alonso, Zhou e Hamilton aproveitaram para usar o pneu médio extra disponível, para sentir o carro com um composto do fim de semana.

Norris melhorou o seu tempo obtendo 1m17s948 com o jogo de faixa amarela. Alonso também conseguiu obter uma nova marca, ficando com o tempo de 1m18s579 aferido quando o cronômetro zerou.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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