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Em sessão voltada para a verificação de atualizações, Carlos Sainz lidera com a Ferrari na Hungria

Iniciando a sexta-feira de treinos livres na Hungria, Ferrari comanda atividade, usando os pneus macios em parte do treino livre

Nesta sexta-feira (19) a Fórmula 1 invadiu o Circuito da Hungria para a realização do TL1. A atividade foi voltada para a verificação das novidades que várias equipes implementaram nesta etapa. Carlos Sainz encerrou a sessão na liderança, registrando 1m18s713 com os pneus macios.

Ao longo do treino livre a liderança mudou de mãos em vários momentos, Max Verstappen melhorou a sua marca no final da atividade, anotando 1m18s989 com um carro todo atualizado. A Red Bull levou um grande pacote aerodinâmico novo para ser trabalhado nesta segunda metade de campeonato.

Charles Leclerc foi o terceiro colocado, após ser superado pelo holandês, separado por 0s298 do companheiro de equipe. George Russell ficou com o quarto lugar, com o carro da Mercedes, acompanhado por Zhou Guanyu da Sauber. Lando Norris e Oscar Piastri foram o sexto e o sétimo colocados, respectivamente. Yuki Tsunoda fechou a sessão ocupando o oitavo lugar, com Lance Stroll da Aston Martin em nono e Lewis Hamilton da Mercedes em décimo.

Os pneus macios e médios foram os protagonistas da sessão, durante as voltas de simulação de corrida, em uma avaliação ocorrendo em uma pista bem quente.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a realização da segunda sessão de treinos livres.

Saiba como foi o TL1 do GP da Hungria

Após uma pequena pausa, a Fórmula 1 retorna na Hungria para dar início a segunda metade do campeonato. Sendo a penúltima etapa antes das férias de verão, as equipes levaram algumas atualizações para o circuito.

A Aston Martin é a equipe com um dos maiores pacotes, fazendo mudanças na asa dianteira, difusor, alterações no assoalho e halo. A Red Bull também promoveu uma grande alteração, como mudança na asa dianteira, tampa do motor. O time austríaco apostou em uma grande mudança para tentar melhorar a sua situação no campeonato, a Red Bull sempre teve a fama de fazer alterações importantes para a segunda metade da temporada.

A Sauber também promoveu uma grande alteração no sidepode, tampa do motor, assoalho, suspensão, halo, espelhos, entre outros detalhes. Algumas equipes como Ferrari, Williams, Mercedes e Haas fizeram alterações mais pontuais.

Nesta sessão as equipes vão verificar as mudanças que realizaram nos carros, sendo uma atividade importante para a Red Bull, Aston Martin e Sauber.

Quando a sessão de treinos livres foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 58 °C, com 31 °C no ambiente. As altas temperaturas sempre são um problema neste circuito.

Com apenas nove minutos de sessão, uma das mudanças apresentadas pela Sauber já apresentava um problema. Com uma quebra na saída de refrigeração do carro.

Após o traçado liberado, rapidamente os pilotos começaram a invadir a pista. Os pneus médios eram os mais utilizados neste começo da sessão, com exceção de Max Verstappen que tinha os pneus macios instalados, enquanto Charles Leclerc, Lance Stroll, Carlos Sainz e Fernando Alonso foram para a pista com os pneus duros.

Yuki Tsunoda realizava uma verificação aerodinâmica para a equipe, com o flow-vis espalhado na parte frontal do caro.

Após quinze minutos de sessão, Max Verstappen anotou 1m19s831, seguido por George Russell que cravou 1m20s083, acompanhado por Lando Norris que cravou 1m20s288. O ritmo era voltado para as verificações, a pista estava cheia e com o tráfego intenso era difícil abrir uma volta rápida sem ser atrapalhado.

Nesta sessão, Oliver Bearman foi escalado pela Haas para participar da atividade guiando o carro de Nico Hülkenberg. O piloto britânico estava andando próximo de Magnussen, ajudando na coleta de dados da equipe.

Com quase 30 minutos de sessão, Alexander Albon, assim como Sergio Pérez e a dupla da Haas usavam os pneus macios. Os pilotos estavam focados em realizar um stint maior para verificar o carro e a durabilidade dos compostos em temperaturas tão altas.

Restando 30 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Albon, Verstappen, Piastri, Bottas, Pérez, Sainz, Norris e Magnussen. O piloto da Mercedes também entrou na casa de 1m19s137, seguido por Hamilton, que anotou 1m19s287, contra 1m19s794 de Albon.

O Virtual Safety Car surgiu brevemente pela pista, para a remoção de peças do carro de Alexander Albon, o competidor tinha passado pela zebra provocou um dano em seu equipamento. Neste momento da sessão a maior parte do grid usava os pneus macios.

A sessão avançava e Carlos Sainz entrou na casa de 1m18s713 usando um jogo novo de pneus macios. O espanhol superou Charles Leclerc por 0s298.

Ao final do treino livre, as equipes ainda estavam trabalhando com verificações aerodinâmicas. Todos os carros tinham instalado os pneus macios, mas no caso da Mercedes de Russell ou na McLaren de Oscar Piastri, usaram o composto por um breve período.

Os pilotos encerraram a sessão em simulação de corrida, bem mais lentos do que a melhor volta obtida.

Ao longo da sessão vários pilotos escaparam de pista ou tiveram algum problema com as zebras altas deste traçado.


 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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