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Em sessão voltada para a coleta de dados, Lando Norris encerra TL1 em Barcelona na liderança

Foi iniciado o fim de semana na Espanha. Os pilotos participaram do TL1, se preparando para o evento que têm pela frente, além da necessidade de verificar as novidades levadas para Barcelona

Nesta sexta-feira (21) a Fórmula 1 passa pela Espanha, para a realização da 10ª etapa do calendário. O dia começou com o TL1, sendo a primeira sessão para análise dos carros. De cara os pilotos fizeram algumas verificações aerodinâmicas, enquanto aproveitavam esse contato com a pista para a simulação de corrida.

Lando Norris encerrou a sessão na liderança, após anotar 1m14s228, separado por apenas 0s024 de Max Verstappen. Carlos Sainz ficou com a terceira posição, registrando 1m14s572.

A tabela de tempos ficou bem variada, nem todos os pilotos usaram os pneus macios nesta atividade, os pilotos da Ferrari, Mercedes e Alpine foram os únicos que trabalharam apenas com os pneus médios e duros.

George Russell ocupou a quarta posição, acompanhado por Sergio Pérez. Oscar Piastri foi o sexto colocado, com apenas 0s639 separando o australiano do companheiro de equipe. Lewis Hamilton ficou com o sétimo lugar, seguido por Esteban Ocon, Fernando Alonso e Alexander Albon.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2 no Circuito de Barcelona-Catalunha.

Saiba como foi o TL1 do GP da Espanha

O fim de semana na Espanha marca o início de uma rodada tripla no calendário de 2024.

A pista já é conhecida pelos competidores, que correm nela desde os campeonatos de base. As equipes têm muitos dados deste traçado, mas o fim de semana é extremamente importante para compreender os carros e estabelecer o que será feito pelo restante do campeonato.

Com o acesso à pista liberado, rapidamente os pilotos começaram a trabalhar na verificação dos carros. Carlos Sainz tinha o flow-vis espalhado em parte da asa traseira, enquanto no carro de Zhou Guanyu o flow-vis estava na suspensão dianteira.

O piloto chinês da Sauber, solicitou para a equipe o retorno do seu chassi anterior. Zhou recebeu um novo chassi em Ímola, mas não estava se sentindo confiante, afetando principalmente o seu comportamento nas freadas. Desta forma o piloto voltou a usar o chassi que ele estava mais acostumado.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 46 °C, com 28 °C no ambiente. No início da sessão os pneus duros eram os mais utilizados, mas Kevin Magnussen, Oliver Bearman, Oscar Piastri, Logan Sargeant e Zhou experimentaram de cara os pneus médios.

Algumas equipes apostaram em várias mudanças para a etapa da Espanha. A Red Bull apostou em uma mudança no sidepode, enquanto a Aston Martin alterou a suspensão dianteira. A Racing Bulls apostou em uma mudança mais drástica, como na asa traseira, sidepode e assoalho.

A Ferrari também prometeu um grande pacote para a Espanha, com mudanças na asa traseira, difusor, assoalho e sidepode. Enquanto a Sauber e a Haas fizeram mudanças pontuais.

Após dez minutos de sessão, Carlos Sainz reclamava de falta de potência, mas permaneceu na pista realizando suas verificações, com cerca de seis voltas completadas no traçado. Neste momento da atividade os dez primeiros eram: George Russell, Carlos Sainz, Max Verstappen, Sergio Pérez, Charles Leclerc, Lewis Hamilton, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Alexander Albon. O tempo de Russell foi obtido na casa de 1m15s868, mas as marcas melhoravam cada vez mais, como foi o caso de Verstappen que registrou 1m15s424.

Bearman assumiu o carro de Nico Hülkenberg durante o TL1, para fazer alguns testes com a Haas. O piloto está sendo cotado para assumir um dos assentos da equipe norte-americana no próximo ano; o time programou seis treinos livres para que Bearman possa guiar o carro e ter uma melhor preparação.

A Ferrari fez mudanças nos motores usados por Charles Leclerc e Carlos Sainz. A Red Bull também promoveu alterações na unidade de potência usada por Max Verstappen. O passo também foi seguido pela Sauber e Alpine que fizeram substituições pontuais nos motores usados por Zhou e Gasly, respectivamente.

Após meia hora de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Pérez, Russell, Hamilton, Albon, Norris, Leclerc, Piastri e Ocon. Neste momento a dupla da Red Bull, assim como Ricciardo, Zhou e Bearman já experimentavam os pneus macios.

Verstappen voltou a registrar o melhor tempo anotando 1m14s252, as marcas estavam melhorando conforme acontecia a passagem dos carros.

Restando 22 minutos para o final, a bandeira vermelha foi acionada para a retirada de uma peça do traçado. Com a passagem de Alonso ao atacar uma zebra do circuito, uma peça da asa dianteira quebrou e ficou pelo caminho. O espanhol atrapalhou o momento de verificações com os pneus macios que tinha iniciado no traçado.

O período de paralisação não foi longo, pois a peça era de fácil remoção. A sessão foi retomada para os pilotos darem continuidade a simulação de corrida.

Restando apenas os últimos 10 minutos de sessão, Lando Norris liderava com o tempo de 1m12s228, usando os pneus duros, depois de completar três giros com os pneus macios. Os pilotos tinham completado cerca de 20 voltas até este momento da sessão.

As últimas verificações foram feitas. Oliver Bearman terminou a sessão ocupando o décimo nono lugar, com o tempo de 1m15s865, não ficando distante de Kevin Magnussen, já que o dinamarquês foi o décimo sétimo colocado com o tempo de 1m15s644.

Com o cronômetro zerado, os pilotos que estavam em pista fizeram a simulação de largada antes de retornar aos boxes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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