AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Em sessão marcada pela simulação de corrida, Russell encerra TL2 em Zandvoort na ponta

Com atividade bem movimentada pela coleta de dados, Russell supera Oscar Piastri para encerrar o primeiro dia na Holanda na liderança

A sexta-feira (23) em Zandvoort foi marcada pelas primeiras verificações pós-férias da Fórmula 1. O GP da Holanda recepciona os pilotos da categoria, para a disputa da 15ª temporada. O sol se fez presente nesta sessão, contribuindo para a coleta de dados.

No momento que as equipes usaram os pneus macios, George Russell melhorou o seu tempo para 1m10s702 para se tornar o líder da sessão. O britânico e Lewis Hamilton estão dividindo os programas, trabalhando com assoalhos diferentes para ver qual peça é a melhor para ser usada nesta pista. Hamilton ocupou o terceiro lugar na tabela, separado por apenas 0s111 do companheiro de equipe.

Oscar Piastri nesta sessão ficou à frente do companheiro de equipe no TL2, ocupando o segundo lugar com 1m10s763. Lando Norris fechou a sessão ocupando quarto lugar na tabela de tempos com a marca de 1m10s961.

Max Verstappen foi o quinto colocado com a Red Bull, o holandês também experimentou os pneus macios, mas as voltas rápidas não eram o foco da sessão. O piloto da casa cravou 1m10s986.

Fernando Alonso com a Aston Martin ocupou o sexto lugar, acompanhado por Yuki Tsunoda da Racing Bulls. Kevin Magnussen fechou o dia no oitavo lugar, ficando o responsável pela coleta de dados, depois da batida de Nico Hülkenberg no início do TL2.

Charles Leclerc também fez o trabalho grosso para a Ferrari nesta sessão, já que Carlos Sainz enfrentou um problema no câmbio. Alexander Albon completou o top-10, ocupando com a Williams a décima posição da tabela de tempos.

O grid ficou bem variado por conta dos diferentes programas realizados ao longo da sessão. No entanto, vemos que a disputa da McLaren com a Red Bull deve ser intensa neste fim de semana e o desempenho da Mercedes nesta sexta-feira é animador.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 6h30 para a realização do TL3, sendo a última atividade que antecede a classificação do GP da Holanda.

Saiba como foi o TL2 do GP da Holanda

Diferente do TL1, a sessão foi iniciada com tempo firme em Zandvoort. A temperatura na pista estava na casa dos 32 °C, com 21 °C no ambiente. Com o traçado liberado, rapidamente os pilotos começaram a ser liberados, usando pneus médios e duros para as suas verificações.

Era mais uma atividade voltada para a verificação dos carros, principalmente das atualizações que algumas equipes levaram para este traçado.

Alexander Albon anotou rapidamente a marca de 1m14s162 com os pneus duros. O piloto tailandês da Williams usava os pneus duros, enquanto Logan Sargeant estava trabalhando com os pneus médios e obteve a marca de 1m14s475.

Max Verstappen rapidamente passou para a ponta da tabela de tempos, com a marca de 1m12s131 usando os pneus médios. Lando Norris em sua primeira volta rápida no circuito ficou separado por 0s700 de Verstappen.

Por ser um circuito muito difícil de guiar, alguns pilotos cometiam erros, como foi o caso de George Russell que extravasou os limites de pista, passando pela brita. Na sequência o mesmo aconteceu com Sergio Pérez, mas na curva 1 do circuito. Verstappen também precisou recorrer aos freios, para completar a primeira curva do circuito.

Os competidores ainda estavam construindo a aderência no traçado. Ao longo da sessão eles também sofriam com as rajadas de vento, que estavam na casa de 19 km/h.

Restado 43 minutos para o final, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Nico Hülkenberg acertou a barreira de pneus da curva 1, depois de perder a traseira do carro e rodar pelo circuito. O piloto alemão já tinha cometido diversos erros ao longo do TL1, extravasando os limites de pista, até que resultou na batida neta segunda sessão.

Rapidamente a pista foi liberada e restando 38 minutos para o final, os pilotos começavam a retornar para a pista. A pausa não programada estimulou alguns pilotos a instalar os pneus macios para fazer a segunda parte das verificações. Este composto também é bem importante para a corrida, o composto oferece uma boa aderência e foi importante nas duas últimas provas realizadas neste traçado.

Com o uso dos pneus macios, pilotos como Piastri, Norris e Verstappen rapidamente entraram na casa de 1m10s com os seus carros. A McLaren dava continuidade a verificação aerodinâmica dos equipamentos, usando o flow-vis em parte da suspensão dianteira no carro de Norris.

Carlos Sainz encerrou a sua participação no TL2, por conta de um problema no câmbio apresentado. O piloto espanhol foi empurrado para a décima nona posição, à frente apenas de Hülkenberg que abandou a sessão por uma batida.

Apesar dos tempos melhorarem substancialmente no TL2 com o uso dos pneus macios, o foco não estava nas voltas rápidas e sim na simulação de corrida para a coleta de dados.

Retando 20 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Russell, Piastri, Hamilton, Norris, Verstappen, Alonso, Tsunoda, Magnussen, Verstappen e Albon. Na ponta, o melhor tempo de Russell era 1m10s702, separado por apenas 0s061 de Piastri e 0s111 obtido por Hamilton.

O final do TL2, assim como acontece geralmente nos outros eventos, foi destinado para a simulação de corrida e coleta de dados. Os pilotos dividiram os programas para se preparar o máximo possível para o restante do evento.

Sem espaço nos boxes para treinar a largada, os pilotos permaneceram em pista para fazer a avaliação com o encerramento do primeiro dia de atividades em Zandvoort.

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo