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Em Ímola, Verstappen supera Leclerc e conquista a pole para a Sprint Race

Nesta sexta-feira após uma longa classificação, Max Verstappen conquistou a 14ª pole da sua carreira depois de registrar 1m27s999. O holandês fechou a volta rápida superando o tempo de Charles Leclerc em 0s779. O tempo foi estabelecido antes da sessão passar por mais um período de paralisação, provocado pelo abandono de Valtteri Bottas que precisou encostar o carro, depois de identificar um problema.

A sensação é que a Ferrari conta com um carro melhor, mas a Red Bull soube aproveitar uma janela para registrar a melhor volta, enquanto Leclerc não teve tempo para reagir, diante da última interrupção que ocorreu. A classificação foi parada cinco vezes.

A classificação contou com várias interrupções, principalmente nos momentos em que a pista estava mais molhada. Charles Leclerc vai começar a prova Sprint da segunda posição. Lando Norris conseguiu surpreender obtendo o terceiro lugar com a McLaren, acompanhado por Kevin Magnussen que ficou com o quarto lugar. Aliás, vale ressaltar que tanto Magnussen como Norris provocaram bandeiras vermelhas durante a classificação, mas conseguiram estabelecer os bons tempos e ficar dentro do Top-5. A classificação se torna muito mais agitada com a pista molhada, pois ela muda rapidamente em questão de segundos.

Fernando Alonso com a Alpine começa a prova desse sábado da quinta posição, seguido por Daniel Ricciardo com o outro carro da McLaren. Sergio Pérez não conseguiu se aproximar do companheiro de equipe, portanto, precisou se contentar com a sétima posição.

A surpresa do Q3 é ver um dos carros da Aston Martin participando da última parte da classificação. Vettel e Stroll estavam realizando uma boa atividade e conseguiram aproveitar tanto os momentos de pista seca, como os de pista molhada.

Carlos Sainz perdeu o controle do carro durante o Q2 e bateu o carro. Como o espanhol tinha um bom tempo, conseguiu avançar para o Q3, mas ficou impossibilitado de participar da última parte da atividade. Se a equipe não precisar fazer grandes modificações em seu carro, Sainz começa a Sprint da décima posição.

Infelizmente nenhum dos carros da Mercedes conseguiu avançar para o Q3, a equipe não teve a oportunidade de buscar uma volta melhor, pois a batida de Sainz aconteceu instantes antes da chuva cair no circuito, assim, os tempos em pista molhada, não superariam as voltas que foram registrados em pista seca. Os carros da AlphaTauri ficaram presos no Q1.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2, antes da Sprint ser disputada às 11h30.

Saiba como foi a Classificação para a Sprint

Quando a classificação teve início, um trilho seco tinha se formado na pista. A temperatura na pista era de 15°C, com 12°C no ambiente.

Q1

Com o pit-lane liberado, a Mercedes enviou os seus pilotos para a pista usando os pneus intermediários, enquanto a dupla da Alfa Romeo já estava utilizando os pneus macios (C3), assim como a dupla da Aston Martin. Hamilton registrou 1m27s214 com os intermediários, ficando com a liderança da sessão. Bottas anotou 1m27s468. Alguns pilotos abortaram a sua volta e retornaram para os boxes para instalar os pneus macios.

Stroll tinha o melhor tempo, anotando 1m23s419 para ficar com a ponta, Bottas apareceu na segunda posição depois de registrar 1m24s593, superando o tempo de Verstappen (1m25s515) que fora registrado com os pneus intermediários. O cronômetro foi paralisado quando restavam cerca de doze minutos para o encerramento do Q1. O freio traseiro direito do carro de Alexander Albon começou a pegar fogo, estragando o pneu. A sessão foi paralisada para que a pista fosse limpa, pois o carro da Williams espalhou muita sujeira na pista.

Antes da atividade ser retomada, os dez primeiros e únicos pilotos com tempo aferido eram: Stroll, Bottas, Verstappen, Alonso, Vettel, Pérez, Hamilton, Zhou, Russell e Ocon.

Quando a pista foi liberada mais uma vez, rapidamente Alfa Romeo, Aston Martin e Ocon liberaram os seus pilotos – agora todos estavam com os pneus macios instalados, sendo a melhor opção no trilho seco que tinha se formado. Vettel anotou 1m23s095, mas os tempos estavam melhorando rapidamente. Sainz saltou para a ponta com o tempo surpreendente de 1m20s319, enquanto Verstappen ocupou a segunda posição depois de registrar 1m20s349, com Leclerc ocupando o terceiro lugar.

Quando restavam cinco minutos para o final, Gasly, Russell, Pérez, Hamilton, Latifi e Albon apareciam na zona de eliminação. Para completar a saga da Williams, Latifi perdeu o controle da traseira do carro e extravasou os limites de pista.

Leclerc anotou 1m19s545, para ficar com a ponta, 0s015 melhor que Sainz. Norris era o terceiro colocado. Destaque para Zhou que aparecia na quinta posição com dois minutos para o encerramento da atividade. Os pilotos estavam completando mais de cinco voltas com o pneu macio. Ocon estava enfrentando um problema no câmbio, portanto não conseguiu uma boa volta.

Hamilton, Stroll e Vettel conseguiram avançar para o Q2.

Eliminados

16) Yuki Tsunoda – 1m20s474
17) Pierre Gasly – 1m20s732
18) Nicholas Latifi – 1m21s971
19) Esteban Ocon – 1m22s338
20) Alexander Albon – Sem Tempo

Q2

A Ferrari não perdeu tempo para liberar os seus pilotos, pois a chuva se aproximava, o time italiano estimava que eles só teriam tempo para fazer uma volta rápida em pista seca. Sainz era o líder da atividade depois de estabelecer 1m18s990, mas instantes depois perdeu o controle da traseira do carro e bateu no muro de contenção da curva 18.

Tivemos mais uma bandeira vermelha, mas restavam cerca de dez minutos para o encerramento do Q2. A chuva começou a cair. Na zona de eliminação era possível ver Russell, Schumacher, Hamilton, Zhou e Stroll. Antes da sessão ser paralisada, Verstappen era o líder depois de anotar 1m18s793.

Quando a atividade foi reestabelecida, não existia mais trilho seco, a chuva caiu rapidamente. Algumas equipes não liberaram os seus pilotos, pois não existia a possibilidade de melhorar os tempos que foram estabelecidos em pista seca. Entretanto, Pérez, Leclerc, Alonso, Vettel e Bottas saíram para realizar uma verificação usando os pneus intermediários. O spray era levantado com a passagem dos carros por alguns pontos.

Eliminados

11) George Russell – 1m20s757
12) Mick Schumacher – 1m20s916
13) Lewis Hamilton – 1m21s138
14) Guanyu Zhou – 1m21s434
15) Lance Stroll – 1m28s119

Q3

Com o início da última parte da classificação, os pilotos usavam os pneus intermediários por conta da pista molhada. Apenas nove pilotos estavam na pista, Sainz tinha batido no TL2. Ainda sem nenhum tempo registrado, o regime de bandeira vermelha foi instaurado, Magnussen tinha escapado do circuito, passando pela brita.

O piloto da Haas conseguiu se livrar da brita sem ficar atolado, portanto retornou aos boxes e pode participar do restante da classificação.

Com a pista molhada era perceptível o aumento dos tempos. Ricciardo anotou 1m29s742, acompanhado por Norris que tinha 1m29s742. Leclerc era o líder depois de anotar 1m28s778.

Bottas encostou o carro na pista com problemas, provocando mais uma bandeira vermelha. Antes da nova paralisação que ocorreu quando restavam 2m58s para o encerramento da atividade, Verstappen assumiu a liderança da tabela de tempo, depois de anotar 1m27s999. Os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Norris, Magnussen, Alonso, Ricciardo, Pérez, Bottas, Vettel e Sainz.

Antes da pista ser liberada, uma fila de formou no pit-lane. Os pilotos queriam aproveitar ao máximo os últimos minutos de atividade. Norris extravasou os limites de pista, desta forma outro regime de bandeira vermelha foi instaurado, determinando o encerramento da atividade.

Verstappen conquistou a pole depois de anotar 1m27s999, a décima quarta da sua carreira e a primeira da temporada 2022.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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