A decisão da temporada 2020 da Fórmula Indy foi marcada por muitas confusões ao longo da prova, mas os eventos da etapa de St. Petersburg foram insuficientes para mudar o panorama do campeonato. Josef Newgarden até fez a sua parte, com a vitória, mas Scott Dixon conseguiu escapar das confusões e, com o terceiro lugar, o neozelandês sagrou-se campeão da categoria pela sexta vez.
A tática do piloto da Chip Ganasssi era simples: largando em 11º, a meta era marcar Newgarden, que partia em oitavo, para evitar que o corredor da Penske se distanciasse na pista e na estratégia. A única chance do americano era que coisas estranhas ocorressem durante a prova. E elas até ocorreram
O pole, Will Power, teve um problema de câmbio no começo da prova e despencou para quarto. O australiano tentou se recuperar na primeira sequência de paradas nos boxes, mas perdeu o controle e bateu na volta 36, provocando a primeira bandeira amarela. Power saiu irritado e descontou sua ira no HANS ao sair do carro.
Will Power is FURIOUS.
His 2020 @IndyCar Series season is over. The @GPSTPete polesitter is out of it less than 40 laps in. pic.twitter.com/r69FIcwUWA
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
A corrida teve uma sequência de interrupções a seguir. Primeiro, foi com a escapada de Santino Ferrucci, que acertou os pneus na curva 2. Na relargada seguinte, o estreante da Penske, Scott McLaughlin rodou e foi atingido por Rinus Veekay, encerrando o debute do neozelandês, tricampeão da Supercars.
Scott McLaughlin and Rinus Veekay in trouble!
McLaughlin, making his @IndyCar debut, gets into the 2020 Rookie of the Year on the restart. #GPSTPete // #IndyCar on @NBC pic.twitter.com/9NR6aZFlqy
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A corrida foi retomada na volta 50 e a Andretti dominava a disputa com os carros de Alexander Rossi, Colton Herta e James Hinchcliffe, mas o sonho da equipe começou a desmoronar na volta 70, quando Rossi bateu sozinho na curva 4.
My goodness.
Alexander Rossi’s season will end winless after this crash in the #GPSTPete on @NBC. #INDYCAR pic.twitter.com/BaXj1L657y
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Na relargada, cinco voltas depois, mas logo outra bandeira amarela foi acionada depois que Marco Andretti levou um toque de Takuma Sato e bateu com o pneu furado. Durante o Safety Car, Hinchcliffe rodou sozinho e, na volta à pista, atingiu Jack Harvey.
“This is more bizarre than the Tiger King.”
Only in 2020. pic.twitter.com/mcQGE3DgSk
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Neste momento, Newgarden era o terceiro e Dixon o quinto, com ambos cumprido suas paradas nos boxes e estavam atentos para a oportunidade de buscar o resultado que lhes interessassem. Para embaralhar as cartas, uma nuvem com uma ligeira garoa deixou a pista levemente escorregadia em alguns pontos. O suficiente para mudar o panorama da prova.
Quatro voltas depois, os rumos da corrida foram redefinidos na relargada. Newgarden partiu com tudo e tomou a ponta na primeira curva. Enquanto Herta escapava e saía da pista, caindo para o fim do pelotão, Dixon se firmava na terceira posição, apenas com Pato O’Ward entre os dois postulantes ao título.
.@JosefNewgarden to the LEAD at @GPSTPete!
WHAT A MOVE. He still needs Scott Dixon to have an issue for Josef to win the IndyCar title but the pressure is on — on @NBC. pic.twitter.com/SKOEYGykp3
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Pouco depois, Oliver Askew, na sua despedida da equipe McLaren, bateu e provocou a última bandeira amarela. Com a sexta intervenção do Safety Car, o carro de segurança ficou sem combustível! O veículo teve que entrar nos boxes e encostou, enquanto outro bólido assumia a função.
There have been so many cautions in this @IndyCar race, that apparently the pace car has run out of fuel?
WHAT EVEN IS THIS RACE! #INDYCAR #GPSTPete pic.twitter.com/08gBUGRHWv
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A prova retornou na volta 84 e nos últimos giros, Newgarden abriu vantagem suficiente para garantir a vitória. No entanto, o piloto da Penske dependia de um revés com Dixon para poder ser campeão.
O neozelandês apenas comboiou O’Ward até o final, para garantir o terceiro posto, mais que o suficiente para confirmar o seu sexto título na categoria (incluindo IRL e IndyCar Series). Uma conquista merecida para quem dominou o campeonato desde o começo e foi o piloto mais regular de 2020.
Classificação da etapa de St Petersburg:
Classificação final do campeonato 2020:
1 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 537
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 521
3 – Colton Herta (EUA) – Andretti-Harding/Honda – 421
4 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 416
5 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 396
6 – Graham Rahal (EUA) – Rahal-Letterman-Lanigan/Honda – 377
7 – Takuma Sato (JPN) – Rahal-Letterman-Lanigan/Honda – 348
8 – Simon Pagenaud (FRA) – Penske/Chevrolet – 339
9 – Alexander Rossi (EUA) – Andretti/Honda – 317
10 – Ryan Hunter-Reay (EUA) – Andretti/Honda – 315
24 – Tony Kanaan (BRA) – AJ Foyt/Chevrolet – 106 (6 corridas)
27 – Hélio Castroneves (BRA) – Penske/Chevrolet (1 corrida) McLaren SP/Chevrolet (2) – 57