A Alfa Romeo esteve nesta sexta-feira (10) em Barcelona para realizar o shakedown com o C43. O time divulgou o seu carro no início da semana, deixando a atividade programada para acontecer no circuito espanhol.
Dentre os liverys que foram divulgados nos últimos dias, a Alfa Romeo foi o time que mais revelou as apostas do seu projeto para a nova temporada. O C43 será guiado por Valtteri Bottas e Zhou Guanyu.
Os pilotos estiveram em Barcelona para o shakedown que geralmente é utilizado para realizar a primeira verificação dos componentes do carro, além de ser o momento ideal para capitar algumas imagens e utilizar para ações de divulgação dos patrocinadores. Com uma quilometragem controlada Bottas guiou o carro pela manhã, enquanto Guanyu assumiu o volante à tarde.
Oh, how we’ve missed that sound. 🎶 #GetCloser #F1 pic.twitter.com/FwrjsnKu0i
— Alfa Romeo F1 Team Stake (@alfaromeostake) February 10, 2023
Este é um ano de mudanças internas na Alfa Romeo, com a saída de Frédéric Vasseur que foi escolhido para comandar a Ferrari, Andreas Seidl deixou a McLaren para atuar como CEO da Sauber. Enquanto Alessandro Alunni Bravi foi nomeado para o cargo de representante da equipe.
A Alfa Romeo espera uma temporada mais consistente e com melhores oportunidades. O C43 é uma evolução do projeto da temporada passada, a equipe tentou compreender os problemas que tiveram com o último carro e buscaram soluções para tornar o novo modelo mais eficiente. O time informa que supervisionou “uma grande mudança na estrutura” usada na traseira do seu carro, algo que pode fornecer aleterações significativas de desempenho.
We see you, C43. 👀 #GetCloser #F1 pic.twitter.com/x8liGmCmyj
— Alfa Romeo F1 Team Stake (@alfaromeostake) February 10, 2023
O time também espera que a Ferrari tenha solucionado os problemas de confiabilidade do motor, tentando evitar quebras ao longo do fim de semana e abandonos que custam pontos para a equipe.
“A estreia do nosso C43 é um momento crucial da nossa temporada, marca o início da campanha da nossa campanha em pista e revela realmente como a temporada está acirrada. Hoje foi importante para garantir que tudo está no lugar, não apenas com o carro, mas também com toda a equipe, antes do que será um início crucial do campeonato”, afirmou o diretor técnico da Alfa Romeo, Jan Monchaux.
“Temos que agradecer a todos que trabalharam no carro e claro, também nossos parceiros, a Ferrari por nos trazer até aqui. Estamos prontos para os testes e mal podemos esperar para começar a trabalhar no Bahrein”, seguiu.
“É um grande momento testemunhar a primeira saída em pista do C43, em um importante dia de atividades de TV em que criamos muito material para nossos parceiros. Este é o momento final de um longo processo durante o qual o nosso carro foi pensado, desenhado, criado e montado, e nos orgulhamos do percurso percorrido. Foi graças ao empenho, dedicação e paixão de todos os que trabalham no nosso HQ em Hinwill, e de nossos parceiros técnicos, em primeiro lugar a Ferrari”, afirma Alunni Bravi.
Your first look at #F1 2023 on track. ♥️ #GetCloser pic.twitter.com/P3oMh0xtqk
— Alfa Romeo F1 Team Stake (@alfaromeostake) February 10, 2023
A Alfa Romeo removeu o branco da sua pintura e agora está utilizando uma combinação do vermelho com o preto em sua nova pintura. Alguns times optaram por ter carros com uma extensão maior da fibra de carbono aparente, para reduzir o peso dos carros e não modificar as suas pinturas ao longo da temporada.
“Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas estamos confiantes que, com esta mesma atitude, este mesmo trabalho árduo, seremos bem sucedidos e daremos mais um passo em frente.”
Depois do shakedown realizado em Barcelona, a Alfa Romeo segue para o Bahrein para os testes de pré-temporada que estão programados para acontecer entre os dias 23 a 25 de fevereiro. A primeira prova da temporada será disputada no Bahrein, no dia 5 de março.