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Dupla da McLaren terá “ficha limpa” para o GP do México, sem mais consequências para Norris

Após semanas marcadas por colisões e tensão interna, a McLaren tenta virar a página; Piastri assume parte da culpa no acidente na Sprint e mira em conquista do título, enquanto Verstappen cresce no disputa

Oscar Piastri afirmou que tanto ele quanto Lando Norris chegam ao Grande Prêmio da Cidade do México com a “ficha limpa”, após o duplo abandono da McLaren na Sprint de Austin e o fim das “consequências” aplicadas ao companheiro de equipe pelo toque entre ambos em Singapura.

A McLaren segue como o centro das atenções, por conta da falta de vitórias e as batidas protagonizadas entre os companheiros de equipe. Em Singapura, foi Lando Norris que colidiu com Oscar Piastri, enquanto em Austin, o australiano assumiu um “grau de responsabilidade” pelo toque que tirou ambos da Sprint.

O domingo foi um pouco diferente para os competidores, Norris faturou a segunda colocação, mas Piastri ficou com o quinto lugar. Enquanto isso, a diferença entre os três primeiros colocados na tabela de pontos se torna mais perigosa nesta reta final do campeonato, com a aproximação de Verstappen.

Após a prova Sprint, os dois pilotos falaram que precisavam rever o incidente. Depois de Austin, a equipe teve mais algumas conversas, como esclareceu o australiano: “Nós passamos por isso de novo – passamos por isso todo fim de semana, independentemente do que aconteceu. Acho que há um certo grau de responsabilidade da minha parte na Sprint, e estamos começando este fim de semana com uma ficha limpa para nós dois, então vamos correr e ver quem consegue chegar ao topo.”

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Oscar então foi questionado se as consequências (repercussões) aplicadas para Norris anteriormente foram revistas, enquanto o competidor assumiu uma parcela de culpa depois da Sprint.

“Sim, as consequências do lado de Lando foram removidas e, sim, no final das contas foi isso. Houve muitos fatores envolvidos, mas no final foi isso que foi decidido.

A McLaren tem sido aberta sobre as chamadas “Regras Papayas” dentro do possível para não facilitar para os adversários — diretrizes internas criadas para evitar incidentes entre seus dois pilotos. Apesar da tensão pela disputa direta pelo título, Piastri nega que essas restrições acrescentem pressão: “Não necessariamente. Para nós, essas regras são bem claras, que são: não bater uns nos outros, mas acho que, independente do cenário em que você esteja, é assim que se espera que vocês corram como companheiros de equipe, então, não acho que isso adicione qualquer pressão ao cenário.”

Com as vitórias consecutivas de Max Verstappen — incluindo o triunfo dominante nos Estados Unidos —, o holandês voltou à briga pelo campeonato. Ainda assim, Piastri garantiu que não está focado no adversário.

“Não é algo em que eu realmente pense. Ele tem sido muito consistente nos últimos fins de semana e também tem estado forte, não há como negar. Mas não há benefício algum para mim em me preocupar com isso ou focar nisso”, seguiu.

“O que vai me ajudar a vencer este campeonato é tentar tirar o máximo de mim mesmo, o máximo do carro, o máximo da equipe ao meu redor, e me preocupar com qualquer outro piloto no grid não é focar nisso. Ele está lá, ele está na luta, mas, no fim das contas, isso não muda a forma como vou encarar minhas corridas.”

O australiano está em busca do seu primeiro título na Fórmula 1, mas batalha diretamente com Lando Norris – enquanto Verstappen já acompanha a disputa pelo título de perto.

Ao olhar para o fim de semana no Autódromo Hermanos Rodríguez, Piastri destacou a imprevisibilidade do desempenho entre McLaren e Red Bull: “O formato do carro e onde achamos que seremos fortes, ou onde achamos que os outros seriam fortes, nem sempre se alinham perfeitamente, o que costuma acontecer com esta geração de carros”, explicou o líder do campeonato.

“Claramente, nos últimos fins de semana de corrida, a Red Bull e Max certamente encontraram consistência mais do que qualquer outra coisa – houve lampejos desse tipo de desempenho no início da temporada, mas acho que nos últimos fins de semana tem sido muito consistente.”

“Tenho certeza de que eles serão uma ameaça novamente neste fim de semana, e faremos o nosso melhor para tirar o máximo proveito do nosso carro e ver onde chegamos.”

O fim de semana no México oferece uma chance adicional para os pilotos e suas equipes encontrarem uma boa configuração, já que contam com três treinos livres para trabalhar com os carros.

A Red Bull tem crescido nessa segunda metade do campeonato, por conta de atualizações no carro, enquanto isso, as equipes que não tem novidades, precisam encontrar dentro das peças e configurações que já trabalharam, para obter uma solução para pista.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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