Após o encerramento do GP de Las Vegas, os carros de Lando Norris e Oscar Piastri passaram por inspeção da FIA, gerando a desclassificação de ambos.
Norris fechou a corrida na 2ª colocação, enquanto Piastri foi promovido para a 4ª posição, depois da punição aplicada para Andrea Kimi Antonelli. No entanto, o resultado mudou quando foi constatado que os equipamentos não estavam dentro da exigência do regulamento.
O desgaste da prancha de ambos os carros da McLaren MCL39, ultrapassou a espessura mínima de 9mm. O caso foi encaminhado aos comissários, que posteriormente confirmaram a desclassificação da dupla de pilotos, alterando o resultado da corrida.
No evento em Las Vegas, as equipes perderam a chance de fazer a simulação de corrida da forma adequada, pois na sexta-feira o TL2 foi atrapalhado por um novo problema com o bueiro; enquanto no TL3 os competidores fizeram parte da sessão com os pneus de chuva intermediária. O cenário de pista molhada foi enfrentado depois na classificação, mas não se repetiu para a corrida.
Ao identificar uma irregularidade nos carros, as medições ocorreram novamente na presença dos Comissários e de três representantes da McLaren, e essas medições confirmaram que os assoalhos não estavam em conformidade com o regulamento.
No caso de Lando Norris, a parte dianteira direita ficou em 8,88 mm e 8,9
3 mm do lado traseiro direito. No carro de Oscar Piastri, a medição do lado dianteiro esquerdo ficou com 8,96 mm, lado dianteiro direito em 8,74 mm e no traseiro direito 8,90mm.
“A equipe então argumentou que existiam circunstâncias atenuantes, visto que houve flutuação adicional e inesperada neste evento, oportunidade limitada de testes devido ao clima no primeiro dia e sessões de treino reduzidas. Além disso, a equipe alegou que o grau de variação foi menos do que as violações anteriores desde o regulamento de 2025.”
“A FIA argumentou que, infelizmente, não havia nenhuma disposição nos regulamentos ou em precedentes para qualquer penalidade, além da penalidade usual (ou seja, a desclassificação). A FIA manteve fortemente a opinião de que a violação foi não intencional e que não houve tentativa deliberada de burlar o regulamento.”
A McLaren não é a primeira equipe a infringir as regras do desgaste da prancha nesta temporada, Lewis Hamilton e Nico Hülkenberg foram desclassificados no GP da China e Bahrein, respectivamente.
A Fórmula 1 tem dois grandes prêmios pela frente, restando 58 pontos na disputa. Norris segue para a próxima etapa com 390 pontos, enquanto Piastri e Verstappen estão empatados com 366 pontos.
How the Drivers’ Championship looks as we depart Las Vegas… 👀
It’s got a lot closer at the top, with Oscar Piastri and Max Verstappen now LEVEL on points! ⬇️#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/3a4LJBGCRG
— Formula 1 (@F1) November 23, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
