A Aston Martin compartilhará os seus pilotos reservas com a McLaren. Stroffel Vandoorne e Felipe Drugovich estarão à disposição do time de Woking durante as quinze primeiras corridas da temporada.
Vandoorne que atualmente disputa a Fórmula E com a DS Penske, foi anunciado como piloto reserva da Aston Martin em novembro do ano passado. Na categoria elétrica Vandoorne está em uma nova equipe, além disso busca defender o título após ser campeão da Fórmula E no ano passado.
“A AMF1 concordou que a McLaren terá acesso aos nossos pilotos reservas, Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne, caso sejam necessários para as 15 primeiras corridas de 2023”, afirmou a Aston Martin por meio das suas redes sociais.
We will have access to @AstonMartinF1's reserve drivers, Felipe Drugovich and Stoffel Vandoorne, in the instance that they are required for driving duties for the first 15 races of 2023. 🤝 pic.twitter.com/IRW9SjPy2v
— McLaren (@McLarenF1) February 20, 2023
O belga dividirá a função de reserva na Aston Martin e na McLaren com o campeão da Fórmula 2 de 2022, Felipe Drugovich. Vandoorne ainda tem os seus compromissos com o Hypercar da Peugeot, que este ano está atuando como reserva e piloto de desenvolvimento da Peugeot no WEC. Vandoorne disputou duas temporadas completas na Fórmula 1 (2017-2018) com a McLaren, além de substituir Fernando Alonso no GP do Bahrein de 2016.
Finally got my first taste of the @peugeotsport 9X8 this week! Felt good to be back on track and discover the Hypercar class 🙌 pic.twitter.com/fP44qvurmw
— Stoffel Vandoorne (@svandoorne) February 17, 2023
Felipe Drugovich não conseguiu uma vaga integral para disputar a temporada 2023 da Fórmula 1, mas atua reserva da Aston Martin. Fernando Alonso foi contratado pela Aston Martin após Sebastian Vettel anunciar a aposentadoria.
A McLaren tem vários pilotos reservas à sua disposição em 2023, como é o caso de Álex Palou. O campeão da Indy Car em 2021, realizou alguns testes com a McLaren e foi convidado para atuar como piloto reserva. Palou tem os seus compromissos com a Indy e a Chip Ganassi até setembro, desta forma não poderá estar com a equipe durante a temporada regular da Indy Car.
Por conta do acordo de motores entre McLaren e Mercedes, a equipe inglesa também conta com Mick Schumacher. O piloto alemão já esteve com a McLaren para deixar o assento preparado, caso precise substituir Lando Norris ou Oscar Piastri ao longo de 2023. Schumacher é um bom nome para possíveis substituições, pois estará com a Mercedes e conhece os carros do regulamento atual por ter competido no ano passado.