BlogColunistasDestaquesF1 AcademyFórmula 1Post
Tendência

Doriane Pin é confirmada pela Mercedes para disputar a temporada 2024 da F1 Academy

Após se destacar no endurance, Doriane Pin segue para os campeonatos de fórmula. A pilota francesa disputará a F1 Academy em 2024

Nesta terça-feira (16) a Mercedes indicou Doriane Pin como competidora para disputar a F1 Academy em 2024. A pilota é a sexta confirmada do grid, com a competidora francesa se tornando mais uma nova adição ao programa de jovens pilotos do time alemão.

Doriane Pin tem se destacado no automobilismo, mesmo não sendo uma vencedora do FIA Girls on Track, várias oportunidades surgiram para a competidora. A parisiense é uma das jovens promessas do endurance, depois de se tornar campeã francesa de kart em 2019, ela faturou cinco pódios na Le Mans Cup em 2021.

No ano seguinte Pin dominou o Ferrari Challange Europe, vencendo 9 das 14 corridas, para se tornar campeã. A competidora ainda faturou a vitória nas 24 Horas de Spa e fez historia com uma vitória na classe GTE-AM no final da temporada da European Le Mans Series.

Ao longo de 2023, Doriane Pin disputou o Mundial de Endurance da FIA (WEC) na categoria LMP2, dividindo o carro com Mirko Bortolotti e o ex-piloto de F1 Daniil Kvyat. Pin se tornou a primeira mulher a receber o prêmio de Revelação do Ano.

Mesmo se destacando no endurance, ainda extremamente jovem, Doriane Pin optou por retornar para o mundo das Fórmulas, a pilota conseguiu o segundo lugar no geral na edição da F1 do sudeste asiático.

No início de 2024, como forma de preparação, Pin também participou de uma etapa da Fórmula 4 dos Emirados Árabes, vale ressaltar que o campeonato ainda está em andamento. Doriane terá a oportunidade de guiar na F1 Academy, participando de um campeonato que contará com etapas nos mesmos circuitos da Fórmula 1.

“Estou extremamente feliz por ingressar no programa de jovens pilotos da Mercedes e por representar a equipe na F1 Academy este ano com a Prema Racing”, comentou Doriane.

“Um novo capítulo começa e estou orgulhosa de dar este primeiro passo em uma equipe tão prestigiada e com o projeto da Iron Dames. Sou grata pela confiança deles e estou honrada por correr com as suas cores. Mudar para os monopostos era um objetivo claro para a minha carreira e estar neste ambiente é uma ótima abordagem. Estou trabalhando muito para alcançar o nível mais alto deste esporte e mal posso esperar para correr”, seguiu.

Depois de se destacar no endurance, Doriane Pin segue para a F1 Academy em busca de um novo desafio – Foto: reprodução Mercedes

Doriane segue sendo apoiada pela Iron Dames, um time comprometido em promover e apoiar as mulheres dentro e fora das pistas. A fundadora da iniciativa, Deborah Mayer celebrou o contrato estabelecido entre Pin e a Mercedes.

“Desde a sua entrada no projeto da Iron Dames, em 2021, Doriane tem sido uma demonstração de talento, determinação e maturidade excepcional. Tornar-se membro do programa júnior da Mercedes é um passo promissor para a sua jovem carreira. À medida que a F1 Academy se desenvolve, a preparação para a segunda temporada promete ser um desafio interessante para ela”, comentou Mayer.

“Este é também um símbolo maravilhoso e muito positivo da ressonância e do impacto que o projeto da Iron Dames pode ter no desenvolvimento e preparação de talentos. Estamos orgulhosos e satisfeitos por poder continuar a apoiar a Doriane enquanto ela leva o seu sonho o mais longe possível”, seguiu.

Doriane seguirá com a Prema para disputar a temporada 2024 da F1 Academy. O carro da francesa contará com as cores da Mercedes, como parte do acordo estabelecido entre as equipes de Fórmula 1 e a F1 Academy, com os times se comprometendo a apoiar e indicar uma competidora para participar do campeonato neste ano.

“Doriane é um talento entusiasmante e estamos satisfeitos por iniciar nossa participação na F1 Academy com ela como nossa pilota escolhida. Temos mantido um olhar atento sobre o seu desenvolvimento nos últimos anos, pois ela tem impressionado de forma constante. O fantástico apoio de Deborah Mayer e da organização Iron Dames permitiu-lhe revelar as suas capacidades até este ponto. Ela aproveitou ao máximo essa oportunidade com determinação e habilidade”, disse Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes.

“Agora estamos ansiosos pra trabalhar em conjunto com a Iron Dames, Prema e F1 Academy para apoiar Doriane enquanto ela dá o próximo passo em sua carreira”.

O campeonato feminino realizará provas de suporte ao evento da Fórmula 1 durante sete etapas e corridas em todo o mundo. A campanha de 2024 começa na Arábia Saudita no dia 7 de março, antes de seguir para Miami, Barcelona, Zandvoort, Singapura, Catar e terminar o campeonato em Abu Dhabi.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo