A chuva era esperada para este fim de semana e com a sua presença, qualquer coisa pode acontecer. São nessas condições que pódios inesperados surgem, pois a prova nivela as condições e a experiência fala mais alto. No GP da Inglaterra deste ano, Nico Hülkenberg celebrou o seu primeiro pódio na Fórmula 1.
Foi um momento muito especial, principalmente pelo alemão ser um dos competidores mais velhos do grid, mas que não contava com um pódio – mesmo tendo 239 largadas. A Sauber trabalhou bem, Hülk largou da 19ª posição e conseguiu fazer uma prova de recuperação.
Nos estágios finais da corrida, ele precisou ultrapassar Lance Stroll e administrar a distância que tinha para Lewis Hamilton, para não ser incomodado.
“Por onde começo… O pódio mais esperado da história da F1 e o primeiro da equipe desde o Japão em 2012. Foi um fim de semana de altos e baixos, mas, no final das contas, nos recuperamos e, quando a oportunidade surgiu, a agarramos com unhas e dentes”, comentou o chefe de equipe da Sauber, Jonathan Wheatley.
“Nico deu uma aula magistral hoje. Largando em 19° até a terceira posição, este foi a pior posição de largada para um piloto que terminou no pódio nos 32 anos de história da Sauber, e após 239 largadas em GPs, Nico mostrou seu talento. Nenhum piloto merece um pódio mais do que Nico. Mais uma vez, nos unimos como uma equipe hoje. Demonstramos confiança e fé em nós mesmos, entregamos um resultado do qual todos na fábrica e na pista podem se orgulhar. Que dia!”, seguiu.
Your first-ever podium deserves a special team photo!
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— Formula 1 (@F1) July 6, 2025
Nico Hülkenberg estreou na Fórmula 1 em 2010 pela Williams. Ao longo da carreira, defendeu equipes como Force India (2011–2012), Sauber (2013), retornando à Force India entre 2014 e 2016, e depois à Renault, onde permaneceu de 2017 até 2019. Quando ficou sem vaga no grid para a temporada 2020, muitos acreditaram que sua trajetória na categoria havia chegado ao fim.
No entanto, Hülkenberg ganhou sobrevida como piloto reserva da Racing Point em 2020, substituindo Sergio Pérez no GP da Inglaterra — justamente quando a F1 celebrava seus 70 anos. Ainda naquele ano, voltou ao cockpit no GP de Eifel, desta vez no lugar de Lance Stroll, afastado por conta da Covid-19. Nos dois anos seguintes, seguiu como piloto reserva da Aston Martin, que sucedeu a Racing Point, e foi chamado novamente em 2022 para substituir Sebastian Vettel nas duas primeiras corridas da temporada, no Bahrein e na Arábia Saudita, após o tetracampeão também testar positivo para Covid.
Nico retornou para o grid da F1 em definitivo, em 2023 com a Haas, quando o time abandonou a ideia de trabalhar com pilotos jovens, como a dupla formada por Mick Schumacher e Nikita Mazepin. A Haas também deu uma nova oportunidade para Kevin Magnussen e juntos eles formaram a dupla da equipe norte-americana até o final da 2024. Por fim, Hülk retornou para a Sauber, com o objetivo de ajudar a equipe na transição para a Audi, se tornando um time alemão no grid, com um representante do país.
Nas últimas provas, a Sauber tem se destacado pela sua crescente, obtendo pontos com mais frequência. Porém, a situação da equipe não é das melhores, no início do campeonato não era possível imaginar uma crescente como essa e se quer um pódio, mesmo em uma corrida com adversidades.
A 16ª posição no grid na Espanha o levou ao quinto lugar, a 13ª posição no grid no Canadá resultou em um oitavo lugar e, em seguida, Hulkenberg largou em 20º no último fim de semana na Áustria, subindo para o nono lugar – mesmo evento que Gabriel Bortoleto conquistou os seus primeiros pontos.
O brasileiro celebrou com Hülk o resultado, embora estivesse abandonando a prova no seu início.
“Parabéns ao Nico! Vê-lo lutar pelo pódio e alcançar este resultado depois de tantos anos na Fórmula 1 significa muito. Ele é o melhor companheiro de equipe com quem já trabalhei – tanto como piloto quanto como pessoa – e ele merece totalmente este momento: estou genuinamente feliz por ele.”
Bortoleto fez questão de ligar para a esposa de Nico, para que ele falasse com ela e com a filha.
Ao longo dos anos, a permanência de Hülk no grid foi muito questionada, principalmente pelo piloto não ter se quer um pódio na categoria. Apesar dos seus vários anos de experiência, isso pesava muito, não tanto para Hülk, que seguia fazendo o seu trabalho, mas para várias pessoas que acompanham a categoria. No entanto, o alemão tem demonstrado que é justamente esse conhecimento, que tem feito Hülk se manter no grid ao longo dos anos e é justamente esse conhecimento que tem auxiliado o competidor na Sauber.
O resultado da prova, forneceu mais 15 pontos para a Sauber, colocando o time na sexta posição do Campeonato de Construtores.
Claiming your first F1 podium in style
A monster drive from @HulkHulkenberg
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“Estou em êxtase – este é um dia especial para a equipe e para mim pessoalmente. Aquela sensação do primeiro pódio… Não consigo expressar em palavras. Foi uma corrida muito intensa, com condições que mudavam o tempo todo, e você sempre sente que está no limite”, comentou Hülkenberg.
Além de todas as adversidades da prova, a Sauber precisou acertar o momento de fazer as paradas. Em alguns momentos esse ano, a equipe tentou inovar nas escolhas, prejudicando a chance de melhores resultados.
“Tomamos as decisões certas hoje, principalmente parando mais tarde para trocar por pneus slicks, essa decisão foi crucial e fez toda a diferença. A batalha com Lewis no último turno foi realmente intensa. Ele estava diminuindo a diferença, mas consegui mantê-lo atrás e até mesmo abrir um pouco quando os pneus começaram a funcionar. Acho que se tivesse sido uma corrida seca, o dia seria muito diferente para nós. Mas aproveitamos ao máximo as condições e aproveitamos todas as oportunidades.”
“Largar em último no grid e terminar no pódio, sinceramente, parece meio surreal. Vai levar alguns dias, alguns momentos, para processar tudo e assimilar. Foi um grande esforço da equipe do início ao fim, e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. Agora, temos duas semanas para aproveitar e comemorar bastante antes de retornar ao trabalho, e terminar a primeira metade da temporada em alta.”
P3 – YEESSSSS!!!
NICO HULKENBERG SCORES HIS FIRST F1 PODIUM IN HIS 239TH RACE
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Com o resultado totalmente inesperado, a Mercedes e a Aston Martin levaram alguns champanhes para que a Sauber tivesse como comemorar o pódio de Hülkenberg, já que o time não estava preparado para um resultado como esse na Inglaterra.
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