Ao longo dos campeonatos de Fórmula 1, algumas diretrizes técnicas são passadas para as equipes, para ser possível esclarecer alguns pontos do regulamento. Antes do GP da Emilia-Romagna surgiram, mas duas delas e isso foi atribuído diretamente ao ritmo que Red Bull e McLaren tiveram.
Essas diretivas técnicas circulam sempre pelo campeonato, mas elas nem sempre são comunicadas para a imprensa – surgem quando os times têm dúvidas sobre sistemas usados pelos rivais ou quando a FIA nota que as equipes estão “extrapolando” na criatividade – tudo isso para estabelecer melhor aquelas áreas cinzentas.
Elas são uma comunicação da FIA com as equipes – no entanto, os jornalistas tomam conhecimento de algumas, pois os chefes de equipes e membros do time acabam comentando o assunto.
As questões abordadas em Ímola foram: o tratamento de pneus e design da carroceria das rodas, os critérios de medição da prancha do assoalho, assim como os materiais que podem ser usados no local.
Quando tomaram ciência das diretivas técnicas, atrelaram esses esclarecimentos, com o desempenho não condizente com o da McLaren. A equipe britânica nas últimas corridas estava realizando um bom gerenciamento de pneus e essa era até uma forma de superar os adversários, conforme a corrida avançava.
No entanto, em Ímola foi diferente, a equipe apresentou problemas com o desgaste dos pneus e com o resfriamento dos freios. A degradação dos compostos fez com que a McLaren realizasse uma corrida isolada, sem conseguir ameaçar a performance de Verstappen.
Após as especulações, a McLaren rejeitou fortemente que a apresentação das diretrizes técnicas foram o fator para comprometer o desempenho do MCL39 no evento: “Não precisamos fazer nenhuma alteração em nosso carro de acordo com as diretrizes técnicas enviadas pela FIA. O MCL39 está totalmente em conformidade com os regulamentos técnicos e as declarações da FIA.”
Algumas diretivas técnicas não entram em vigor imediatamente, como foi o caso da estabelecida para o GP da Espanha, para barrar a possibilidade das equipes de usarem asas dianteiras flexíveis – essa é uma daquelas mudanças que alguns engenheiros acreditam que impactará diretamente nas forças do campeonato, sendo o momento que a McLaren perderia um pouco de espaço.
A Red Bull também levou uma porção de mudanças para o carro, em busca de melhorar o seu desempenho. Mesmo com Max Verstappen reclamando em vários momentos sobre a performance do RB21, o piloto travou um duelo pela pole com Oscar Piastri e venceu a corrida em Ímola.
Técnicos atribuíram o resultado mais às atualizações implementadas pela Red Bull e ao perfil da pista italiana do que às diretrizes.
A FIA tem ampliado a forma como faz as checagens, sempre que surge algum burburinho sobre alguma equipe explorando alguma área cinzenta do regulamento. A questão envolvendo o resfriamento dos pneus, bem como as técnicas usadas para esse método, além dos freios, também já é investigado pela FIA, mas eles não encontraram irregularidades.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.