A Mercedes já começa a colocar as garras de fora, a equipe alemã foi a que mais liderou treinos os treinos livres e ainda roubou a cena do segundo dia de atividades quando o DAS foi revelado.
A Renault ganhou destaque durante a manhã quando liderou com Daniel Ricciardo, mas Valtteri Bottas executou um programa de voltas rápidas até levar o W11 para a liderança e logo depois passou a realizar as voltas de simulação de corrida.
O dia foi o mais “tranquilo” da semana, já que não tivemos interrupções das atividades. Desta forma os times conseguiram cumprir os seus programas. Tanto a Mercedes quanto a Red Bull buscaram atestar a velocidade dos seus modelos.
Desta forma o último dia da pré-temporada terminou com Bottas na liderança, acompanhado por Max Verstappen separado por apenas 0s073 e Daniel Ricciardo na terceira posição.
A Fórmula 1 retorna agora em Melbourne, dentro de quinze dias para a realização da primeira corrida do ano.
lll Saiba como foi o sexto dia de treinos livres da Pré-Temporada
Assim que a pista foi liberada para o último dia de atividades, os dez pilotos escalados para a manhã deixaram os boxes, grande parte deles utilizava os pneus macios. Lewis Hamilton saiu logo para tirar o atraso da tarde anterior, já que a Mercedes acabou enfrentado problemas durante a sessão vespertina. O inglês abriu a tabela de tempos e logo melhorou a primeira marca para 1:19.868.
Com dez minutos de atividade, poucos pilotos permaneceram no circuito, grande parte ficou apenas com uma volta de verificação. Raikkonen aparecia na segunda posição com 1:20:750, ele e Hamilton utilizavam os pneus C3. Muito além dos tempos, as equipes realizavam os últimos testes aerodinâmicos da pré-temporada, Williams e Red Bull eram vistas com as grades de aferição aerodinâmica.
Pouco depois foi a vez de Romain Grosjean subir a liderança, após anotar 1:18.449 e era seguido por Daniel Ricciardo com 1:18.964. Carlos Sainz também entrou na “disputa” pela ponta e anotou 1:18.109, enquanto utilizava os pneus C4 e evoluiu para 1:17.508.
A manhã foi dedicada a voltas rápidas, antes da conclusão da primeira hora Sainz anotou 1:17.255. O espanhol liderava e era seguido por Grosjean, Hamilton, Leclerc, Pérez, Kvyat, Ricciardo, Albon e Raikkonen. Apenas Russell não tinha tempo aferido.
Com as equipes investindo nas voltas rápidas a liderança e demais posições mudavam rapidamente, muitos utilizavam os pneus C3 e C5. Alexander Albon por outro lado focou nas voltas de simulação de corrida e por pouco não ficou atolado na brita, após rodar na curva 12. Kimi Raikkonen rodou, mas desta vez nenhuma bandeira vermelha precisou ser acionada.
Out of Turn 11 and into Turn 12…
A spin and some gravel for @alex_albon 👀 🔄#F1Testing #F1 pic.twitter.com/hBeEKJ1rNr
— Formula 1 (@F1) February 28, 2020
Daniel Ricciardo colocou a Renautl na primeira posição, superando os tempos de Leclerc e Hamilton, o australiano anotou 1:16.276, superando o canadense por 0s084.
MORNING SESSION = DONE ✅
Here is the final classification from Friday morning 👀
Just one more session of preseason testing coming up – and it’s on the way after the lunch break!#F1Testing #F1 pic.twitter.com/iGvAg776D1
— Formula 1 (@F1) February 28, 2020
Tarde
Quando os carros voltaram para a pista, Kevin Magnussen, Esteban Ocon, Max Verstappen e Valtteri Bottas trocaram de lugar com os seus companheiros de equipe. Se a manhã foi destonada para as voltas de classificação, a tarde os pilotos retornaram para os modos de simulação de corrida.
Ocon começou as atividades utilizando o pneu C2, mas logo passou a virar na casa de 1m19s, mas estava distante do tempo obtido por Daniel Ricciardo pela manhã. Carlos Sainz rodava com a McLaren muito mais lento, indicando a simulação de corrida com um tanque de combustível mais cheio.
A Ferrari como era esperado, também andou mais “devagar”, a equipe italiana repetiu a atividade da quinta-feira, quando aproveitou a manhã para voltas rápidas e a tarde para a simulação. Enquanto isso a Mercedes segurou Bottas por cerca de 40 minutos nos boxes, até deixar o finlandês iniciar os trabalhos. Logo o piloto da equipe alemã passou a reduzir o tempo até anotar 1:16.637.
Max Verstappen chamou a atenção pois andava com os pneus de faixa branca em 1m16s8, até que passou a utilizar os compostos C3 e melhorou ainda mais o tempo. A Red Bull aproveitou para testar a velocidade do carro, assim como a Mercedes. Bottas passou a ocupar a primeira posição da tabela de tempos quando colocou os pneus C5 e registrou 1:16.196, superando o tempo de Ricciardo.
Pouco depois de Bottas se tornar líder da sessão a Mercedes trocou o seu programa e o piloto passou a dar voltas mais lentas no circuito. Charles Leclerc fechou o dia com 177 voltas, sendo o piloto a completar mais giros na pista. Carlos Sainz, Sergio Pérez e Daniil Kvyat passaram das 150 voltas, enquanto George Russell completou 143.
END OF SESSION 🏁
And that means the end of pre-season testing too 👨🔧
Here’s how they finished up in Barcelona today 👀
The next time we’ll see the drivers on track will be in Melbourne for FP1! 🙌#F1 #F1Testing pic.twitter.com/BxcgtaWngm
— Formula 1 (@F1) February 28, 2020