ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Dia 4 – Robert Kubica manteve a liderança, enquanto Max Verstappen foi o melhor da tarde

Robert Kubica foi o melhor da quarta-feira (26), o polonês começou o quarto dia na frente com a Alfa Romeo, anotando 1:16.942, tempo que foi estabelecido ainda pela manhã e nenhum piloto da tarde conseguiu superar.

Max Verstappen obteve o melhor resultado da sessão vespertina, o holandês ocupou a segunda posição com 1:17.347, após a Red Bull não começar o dia tão bem. Sergio Pérez foi o terceiro colocado, mas quem chamava a atenção era a AlphaTauri, que parecia realizar um programa semelhante ao da Red Bull.

A Fórmula 1 retorna amanhã às 5h da manhã, para o inicio das atividades do quinto dia em Barcelona.

lll Saiba como foi o Quarto dia de Testes da Pré-Temporada

Manhã

Antes da bandeira verde ser agitada no pit-lane, 19 pilotos estavam escalados para participar dos testes do dia, indicando que apenas Haas não trocaria o piloto para a sessão vespertina.

Carlos Sainz foi o primeiro a deixar os boxes, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel abriram a tabela de tempos em 1m22s, Hamilton reduziu para a casa de 1m20 com os pneus C4, mas seguiu com giros lentos pelo circuito. Os carros eram vistos utilizando as grades de aferição aerodinâmica, principalmente concentradas atrás dos pneus dianteiros.

Com quase meia hora de sessão, Sebastian Vettel passou para a primeira posição, após anotar 1:19.146, os demais pilotos permaneciam abortando os seus giros ao passar pelo pit-lane. Poucas voltas depois o alemão guiando a Ferrari anotou 1:18.775, Grosjean aparecia na terceira posição com 1:29.571, enquanto Lewis Hamilton ultrapassava Vettel com 1:18.292.

Antes do término da primeira hora de atividades, a Williams era vista trocando o bico e partindo para mais algumas voltas no comando de Nocholas Latifi. Com a conclusão da primeira hora, Vettel liderava a sessão com 1:18.284 e era acompanhado por Hamilton, Ricciardo e Grosjean, os únicos com tempo registrado.

As voltas rápidas passaram a ser realizadas com mais frequência, Hamilton instalou os pneus duros e reduziu o tempo do alemão, mas Vettel foi lá e deu o troco com os pneus C3. Lance Stroll também entrou na disputa pela liderança.

Foram duas bandeiras vermelhas no período da manhã, a primeira foi provocada por Sebastian Vettel que rodou e passou por cima da brita, como a pista ficou suja, os fiscais precisaram entrar no circuito para realizar a limpeza. Latifi provocou a segunda paralisação com a Williams, o FW43 ficou estacionado na reta oposta, a ocorrência veio pouco depois do piloto ter encaixado o quarto tempo.

 

 

A manhã foi de muito trabalho para a Red Bull que ficou com o carro parado nos boxes, a frente da equipe estava coberta pelos tapumes, a AlphaTauri também enfrentou problemas, desta forma as duas equipes não completaram muitas voltas durante as primeiras quatro horas.

Robert Kubica fechou a manhã na liderança, após anotar 1:16.942 com a Alfa Romeo, Pierre Gasly conseguiu a segunda posição com 1:17.540 para a AlphaTauri, utilizando os pneus C4 e Alexander Albon fechou com a terceira posição, anotando 1:17.550 de pneus C2.

 

Tarde

Para a sessão vespertina Norris, Raikkonen, Pérez, Leclerc, Kvyat, Ocon, Verstappen, Russell e Bottas, assumiram as atividades. Assim que a pista foi liberada, Esteban Ocon deixou os boxes. Pérez foi o primeiro piloto da tarde a ter tempo aferido no circuito, o mexicano anotou 1:19.953 de pneus C3, com o carro da Racing Point.

Pouco depois foi a vez Verstappen deixar os boxes da Red Bull, enquanto na AlphaTauri os mecânicos instalavam as grades de aferição aerodinâmica. A medida que o tempo foi passando os pilotos ocupavam a pista, mas ninguém estava muito disposto a superar o tempo estabelecido por Robert Kubica na primeira metade do dia, alguns stints mais longos e pneus duros e médios eram mais utilizados.

Com a tarde chegando e a temperatura da pista caindo, o ritmo de voltas rápida foi reduzindo, mas restando pouco mais de meia hora para o término da sessão, Max Verstappen deixou a sexta posição para ocupar o segundo lugar, anotando 1:17.347. Kvyat com a AlphaTauri deixou a décima quinta posição e passou a ocupar o sétimo lugar com 1:17.706.

Como as equipes optaram por dividir os turnos com dois pilotos, ninguém passou das 100 voltas, a Haas que permaneceu com Grosjean durante todo o dia anotou 107, mas o piloto da equipe norte americana ficou apenas com a décima sexta posição.

Kubica fechou o dia na liderança, acompanhado por Verstappen e Pérez, Kvyat superou Gasly para ocupar a quarta posição, logo depois Alexander Albon era visto no sexto lugar.

A sessão terminou em regime de bandeira vermelha, após Verstappen e Kvyat ficarem estacionados na pista, as equipes estavam realizando teste de autonomia de tanque, quando os carros pararam. A Alfa Romeo fez algo parecido com Kimi Raikkonen na primeira semana de atividades.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading