24hs de Le Mans365 DiasAutomobilismoColunistasDestaquesRepost
Tendência

Porsche Porsche Porsche Porsche Porsche Porsche Porsche

14 de Junho de 1987: Porsche Porsche Porsche Porsche Porsche Porsche Porsche - Dia 24 de 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo

A tradicional 24 horas de Le Mans de 1987 integrava o calendário do Mundial de Esporte Protótipos, também conhecido como Mundial de Marcas, o WEC daqueles tempos. Era a quinta etapa do campeonato e nas quatro rodadas anteriores, Jarama, Jerez, Monza e Silverstone apenas a equipe Silk Cut Jaguar havia vencido.

A etapa mais importante do ano era a chance da Porsche reagir e mostrar que ainda podia se manter no topo, que ocupava desde 1981, vencendo em Le Mans e fazendo o campeão todos os anos desde então. Os britânicos da Jaguar chegaram a La Sarthe como favoritos, mas os alemães da Rothmans Porsche não estavam dispostos a serem derrotados facilmente.

O programa oficial da prova parecia apostar em uma vitoria da Jaguar. Fonte: @Tumblr

Para Le Mans a favoritíssima Silk Cut Jaguar vinha com 3 carros: o #4 com Raul Boesel e Eddie Cheever, o #5 com Jan Lammers, Win Percy e John Watson e o #6 com Martin Brundle e John Nielsen, a desafiante Rothmans Porsche vinha com o #17 pilotado por Derek Bell, Hans Stuck e Al Holbert e o #18 conduzido por Jochen Mass, Bob Wollek e Vern Schuppan.

Na qualificação a Rothmans Porsche dominou a primeira fila com o #18 de Mass/Wollek/Schuppan na pole acompanhando pelo #17 de Bell/Stuck/Holbert, na segunda fila o Jaguar #4 de Boesel/Cheever e o #6 de Brundle/Nielsen. O terceiro Jaguar partiria da quinta posição e o terceiro carro da Rothmans Porsche sequer largaria, pois havia sofrido danos severos nos treinos. A novidade no traçado era a introdução da chicane na curva 1 pouco antes da ponte Dunlop, vale lembrar que a magnifica reta Mulsane ainda não contava com as atuais chicanes.

Largada da 55ª edição das 24 horas de Le Mans. Fonte: @Tumblr

Sábado, 13 de junho de 1987, 16:00hrs em Le Mans, iniciava-se a 55ª edição da fabulosa 24 horas de Le Mans. A largada disputada com piso molhado viu os Rothmans Porsche na frente seguidos pelo Jaguar #6 e o carro #62 da Kouros Sauber Mercedes, isso mesmo a Sauber que todo cabeça de gasolina conhece, bólido pilotado por Johnny Dumfries, companheiro de Ayrton Senna na Lotus em 1986, Mike Thackwell e Chip Ganassi, ele mesmo, o dono da Chip Ganassi Racing, atualmente uma das principais equipes do automobilismo norte americano.

O belíssimo Porsche 962 C pilotado por Derek Bell / Al Holbert / Hans Stuck. Fonte: @Tumblr

Com apenas 16 voltas o Porsche #18 deixou a disputa com problemas de motor. A Jaguar fazia um início conservador, esperando que os Porsches apresentassem problemas para tranquilamente assumir a ponta. No início da noite o Jaguar #6 assume a ponta, mas com o Porsche #17 muito próximo. Demorou 11h para o primeiro Jaguar deixar a disputa, foi o #5 que se acidentou, 5 horas mais tarde foi a vez de problemas mecânicos alijarem da disputa o Jaguar #6.

O belíssimo Porsche 962 C pilotado por Derek Bell / Al Holbert / Hans Stuck. Fonte: @Tumblr

Restavam o Porsche #17 e o Jaguar #4. Curiosamente os problemas esperados na Porsche aconteceram na Jaguar, fazendo o #4 se atrasar muito nos boxes, daí em diante o Rothmans Porsche #17 administrou a ponta até receber a bandeira quadriculada as 16:00hrs daquele 14 de junho de 1987, seguido por três Porsches de times privados e em um melancólico quinto lugar o Jaguar #4. Os vencedores terminaram 20 voltas à frente do segundo colocado e 30 à frente do quinto colocado. Foi a quinta vitória de Derek Bell, que ficava a apenas uma de igualar o recorde de Jacky Ickx, a terceira de Al Holbert e a segunda de Hans Stuck.

As 24 horas de Le Mans de 1987 marcaram o décimo segundo triunfo da marca de Sttutgart em Le Mans, 1970 / 1971 / 1976 / 1977 / 1979 e partir de 1981 a Porsche iniciou uma série até hoje não igualada com 7 triunfos seguidos, superando a marca anterior da Ferrari com 6 conquistas seguidas entre 1960 e 1965. Para se ter uma ideia do quão fantástica é tal marca, nem a Audi com seu incrível domínio iniciando em 2000 conseguiu 7 coroas seguidas no mítico traçado de pouco mais de 13 km de La Sarthe.

A Porsche comemorou a vitoria fazendo questão de destacar seu 1-2-3-4 sobre os adversários. Fonte: @Tumblr
Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading