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Em sessão marcada pela chuva, Max Verstappen estabelece a pole para o GP do Canadá. Hülkenberg é P2

Verstappen conseguiu encaixar o carro da Red Bull em uma boa volta, antes que a situação de pista ficasse ainda pior. Hülkenberg se estabeleceu na segunda posição, seguido por Alonso

A chuva deu uma trégua no início do Q1, mas a classificação realizada neste sábado (17) ainda foi marcada pela pista molhada e a dificuldade para encontrar uma boa volta no traçado. Max Verstappen anotou 1m25s858 para conquistar a pole. O piloto holandês foi liberado para o circuito rapidamente no Q3 e se aproveitou de uma pista que estava em uma melhor condição, dentro da janela que estava piorando. Todos os outros competidores que saíram depois, enfrentaram uma situação de pista muito pior e pegaram mais água no traçado.

Nico Hülkenberg surpreendeu ao obter a segunda posição, o piloto da Haas anotou 1m27s102 para superar Fernando Alonso que estabeleceu 1m27s286 com a Aston Martin. A pista molhada e a chuva transforma tudo em uma loteria, os times e pilotos que conquistam posições acima da tabela, tiveram uma leitura melhor da situação.

Lewis Hamilton faturou a quarta posição com a Mercedes, seguido de perto por George Russell. Esteban Ocon levou o carro da Alpine para a sexta posição, enquanto Pierre Gasly foi eliminado no Q1, depois de ter a sua volta rápida atrapalhada. Lando Norris foi o sétimo colocado, seguido por Carlos Sainz com o carro da Ferrari. Oscar Piastri tinha anotado 1m31s349, antes de bater o carro da McLaren e provocar uma bandeira vermelha no Q3. A batida do australiano complicou as chances de os competidores melhorarem os seus tempos, pois a chuva foi piorando com o passar do tempo.

A classificação encerrou antes do cronômetro chegar ao final, pois não existia mais chances para melhorar as suas marcas.

Alexander Albon realizou uma excelente classificação, o piloto tailandês liderou o Q2 e faturou a décima posição para a largada desse domingo. Carlos Sainz será investigado pelos comissários, assim como outros competidores, desta forma o piloto da Ferrari pode ainda perder a oitava posição.

Charles Leclerc não conseguiu uma boa volta no Q2 e foi eliminado, o monegasco não conseguiu obter uma boa temperatura nos pneus. A pista que estava piorando com o passar do tempo, contribuiu para a eliminação do piloto. Sergio Pérez foi mais um piloto eliminado no Q2, o mexicano cometeu diversos erros ao longo da classificação. Essa é a terceira classificação seguida que Pérez não chega ao Q3.

A Fórmula 1 retorna às 15h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP do Canadá.

Saiba como foi a Classificação do GP do Canadá

O TL3 realizado no Canadá, foi marcado pelo frio e a chuva. Os pilotos aproveitaram a sessão molhada para andar com os seus carros, fazer um reconhecimento da pista e compreender o limite dos equipamentos em uma sessão molhada.

Quando a sessão teve início, a chuva tinha parado de cair, mas o asfalto estava molhado. A temperatura na pista estava na casa dos 18°C, com 16°C no ambiente. O DRS não seria ativado nessas condições de pista para a segurança dos pilotos. A direção de prova informava que a chance era de 90% de chuva para a atividade.

Carlos Sainz se explicou com os comissários por ter atrapalhado Alexander Albon em dois momentos da atividade, mas o espanhol não recebeu nenhuma penalidade.

Q1

Com o risco de chuva no final do TL1, os times foram liberando os seus competidores assim que a luz verde liberou a entrada no traçado. Zhou Guanyu foi liberado para a pista, mas o carro do piloto da Alfa Romeo começou a apresentar problemas de falta de potência e assim ele ficou lento na pista. Pouco tempo depois, Zhou encostou o carro na curva seis provocando uma bandeira amarela localizada que evoluiu para a bandeira vermelha.

Todos os competidores usavam os pneus intermediários. Oscar Piastri cometeu um erro ao travar o pneu dianteiro direito e assim passou reto pela curva um; o mesmo aconteceu com Nyck de Vries. Antes da paralisação da atividade, Logan Sargeant tinha registrado a sua volta ao anotar 1m27s231. Alexander Albon anotou 1m27s739, seguido por Valtteri Bottas que tinha 1m27s932. Depois da bandeira vermelha, o carro de Zhou voltou a funcionar e o piloto conseguiu retornar lentamente aos boxes.

Com a situação resolvida, a sessão pode ser reestabelecida. Na pista era possível ver um trilho seco em partes do traçado, no entanto, os competidores precisavam permanecer com os pneus intermediários. Rapidamente Max Verstappen anotou 1m24s106, sobrando na liderança. Alexander Albon ocupou a segunda posição momentaneamente ao anotar 1m24s788, mas foi superado por Kevin Magnussen que estabeleceu 1m24s528.

Fernando Alonso entrou na casa de 1m23s581, mas na sequência Verstappen melhorou mais a sua marca para 1m22s843. Sergio Pérez e Charles Leclerc extravasaram os limites de pista no mesmo ponto. Lewis Hamilton foi mais um piloto a cometer um erro na sua primeira volta rápida.

Restando seis minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Tsunoda, Sargeant, Russell, Zhou e De Vries. Com a evolução do traçado, Max Verstappen liderava com 1m21s988, enquanto as posições estavam se alternando rapidamente.

Verstappen anotou 1m21s739, o holandês era acompanhado por Alonso, Leclerc, Hamilton e Norris, ocupando o Top-5. Nos últimos dois minutos Alexander Albon saltou para a quinta posição com 1m22s133 e Norris assumiu o segundo lugar com 1m21s998. Fernando Alonso completou mais uma volta rápida no traçado para aferir 1m21s583 superando Verstappen.

Por conta do tráfego em pista os pilotos estavam se atrapalhando, ocorreu um incidente entre Gasly, Sainz e Tsunoda. No duelo pela primeira posição, Verstappen obteve 1m20s851 com o cronômetro zerado e assim Alonso tinha 1m21s481. Piastri conseguiu avançar para o Q2 faturando a décima posição, acompanhado por Sainz da Ferrari. Gasly foi eliminado e ficou furioso por ser atrapalhado por Sainz e Tsunoda.

Eliminados

16) Yuki Tsunoda – 1m22s746
17) Pierre Gasly – 1m22s886
18) Nyck De Vries – 1m23s137
19) Logan Sargeant – 1m23s337
20) Zhou Guanyu – 1m23s342

Q2

Com a pista liberada mais uma vez, quatorze dos quinze pilotos apostavam nos pneus intermediários. Alexander Albon arriscou na utilização dos pneus macios. Lance Stroll rodou, mas não danificou o carro e assim permaneceu na pista.

Depois de obter 1m20s135 e saltar para a segunda posição, Verstappen retornou aos boxes e instalou os pneus macios. Lando Norris abandonou o uso dos pneus de chuva antes mesmo de completar uma volta e assim instalou os compostos de faixa vermelha.

Alexander Albon anotou 1m19s471 para ocupar a primeira posição da tabela de tempos, fazendo o pneu macio funcionar. Fernando Alonso que ainda estava com os compostos intermediários obteve o segundo lugar ao anotar 1m19s776. Na sequência o piloto tailandês completou mais uma volta rápida no circuito para estabelecer 1m18s725, a chuva começou a cair no circuito, molhando a área dos boxes.

Lewis Hamilton pedia auxílio para a equipe depois que uma das suas voltas foi deletada, o piloto da Mercedes era o sétimo colocado, mas retornou aos boxes. O inglês optou por passar pelos boxes, instalar os pneus macios, mas a pista não estava mais adequada para o uso dos compostos de pista seca.

Charles Leclerc foi alertado pelos limites de pista e teve mais uma volta deletada. O mesmo aconteceu com Kevin Magnussen. Restando dois minutos para o final da sessão, Leclerc, Pérez, Stroll, Magnussen e Bottas estavam na zona de eliminação. Pérez tinha cometido mais um erro no traçado. A situação da pista piorou, pois, a chuva começou a cair ainda mais forte.

O monegasco reclamou sobre os pneus de chuva não estarem prontos na sua saída, o piloto da Ferrari foi eliminado no Q2.

Eliminados

11) Charles Leclerc – 1m20s615
12) Sergio Pérez – 1m20s959
13) Lance Stroll – 1m21s484
14) Kevin Magnussen – 1m21s484
15) Valtteri Bottas – 1m21s821

Q3

A chuva começou a piorar a situação de pista. Os pilotos foram liberados ao traçado com os pneus intermediários, tentando aproveitar essa janela com um composto que é um pouco mais veloz que os pneus de chuva extrema. Max Verstappen anotou 1m27s059, contra 1m27s286 obtido por Fernando Alonso.

Restando sete minutos para o final, a bandeira vermelha foi acionada pois Oscar Piastri bateu entre a curva 7 e 8 do circuito e assim a bandeira vermelha foi acionada. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Hülkenberg, Alonso, Hamilton, Russell, Ocon, Norris, Sainz, Piastri e Albon. Apenas o piloto tailandês da Williams não tinha aferido tempo.

Verstappen tinha o melhor tempo com 1m25s858, Hülkenberg que era o segundo colocado anotou 1m27s102. Quando a sessão foi reestabelecida, a pista estava muito mais molhada e difícil para melhorar os tempos. O holandês retornou aos boxes desistindo de permanecer na pista por conta da situação que estava piorando.

Sainz saiu da pista, assim como Hamilton que cometeram mais um erro pelo traçado. Restando três minutos para o encerramento da sessão, os carros foram retornando aos boxes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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