A classificação realizada neste sábado (10) em Roma estabeleceu o grid para a 3ª etapa da Fórmula E, Lucas Di Grassi obteve a quarta posição com a Audi Sport após disputar a super pole. O brasileiro estava apresentando um boa performance desde o início das atividades em Roma, quando liderou a primeira sessão.
O TL2 realizado no circuito deveria ser bem movimentado como a primeira atividade, mas foi interrompido – com dez minutos – por uma bandeira vermelha, já que a zebra na curva 12 se soltou. Durante as sessões de treinos livres os pilotos deveriam explorar a pista na busca por encontrar o melhor trecho para obter a sua volta, já que o circuito tem muitos bumps.
Sérgio Sette Câmara foi com o segundo grupo para a pista durante a classificação e passou a ocupar a sétima posição ao anotar 1m39s943, acompanhado pelo outro piloto da Dragon, Nico Muller com 1m40s057 na oitava posição. O companheiro de equipe de Lucas di Grassi não conseguiu fechar uma boa volta pois acabou rodando durante o giro rápido
Di Grassi partiu para a classificação com o terceiro grupo aproveitando uma pista com condições melhores. No entanto o brasileiro esteve buscando mais espaço durante o seu giro para abrir a sua volta rápida atacando Jean-Éric Vergne da DS Techeetah constantemente.
The racing doesn’t stop in Formula E – even in qualifying!
Follow live timings and find out how you can watch here >> https://t.co/sHOKGxvLZW#RomeEPrix #ABBFormulaE pic.twitter.com/syX8vfrtLS
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 10, 2021
Lucas Di Grassi participou da super pole, já que obteve o quarto melhor tempo ao anotar 1m39s050. Mesmo com o quarto grupo completando as suas voltas, o brasileiro seguiu na disputa para a última parte da classificação, enquanto Câmara e Muller despencaram no grid, ficando com a décima sexta e décima sétima posições respectivamente.
Group 4️⃣ is complete and the following are through to Super Pole:
– @oliverrowland1
– @Andre_Lotterer
– @svandoorne
– @LucasdiGrassi
– @JeanEricVergne
– @maxg_officialFollow live timings and find out how you can watch here >> https://t.co/sHOKGxvLZW#RomeEPrix pic.twitter.com/j2xIQBzC5W
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 10, 2021
O piloto da Audi Sport foi o terceiro a ser liberado para a pista na disputa pela super pole e conseguiu superar o tempo estabelecido por Vergne, obtendo a pole provisória com 1m38s903.
Com os outros pilotos seguindo para a pista, Di Grassi perdeu a pole para Stoffel Vandoorne que anotou 1m38s484. O brasileiro também foi superado por André Lotterer e Oliver Rowland, desta forma vai largar da quarta posição.