ColunistasFórmula 2Fórmula 3Post

Detalhes sobre a retomada do formato antigo da F2 e F3 para a temporada 2022

Nesta sexta-feira a Fórmula 2 e a Fórmula 3 anunciaram que para a temporada de 2022 vão retornar ao formato antigo que usaram até 2020. Para a temporada de 2021 as categorias de base passaram a disputar três provas por fim de semana, mas as etapas ficaram bem espaçadas entre elas. A ideia era reduzir os custos, principalmente pois algumas equipes compartilham os funcionários entre as duas categorias.

No entanto, o formato atual não agrada muito os pilotos, são três provas no fim de semana que acabam embolando o grid e até fornecendo mais trocas de posição, no entanto outros fatores acabam desagradando os competidores. Ter um problema na Sprint 1, afeta o desempenho do piloto da Sprint 2. Além disso, mesmo que a gente tenha mais ação na pista no fim de semana, o calendário deixou as provas mais espaçadas, prejudicando desenvolvimento contínuo que deveríamos ter na base.

Portanto, para 2022 Fórmula 2 e Fórmula 3 voltam a dividir o calendário com a Fórmula 1, mas também entre elas. Usando os mesmos circuitos, já que vão ter duas etapas por fim de semana – a prova Sprint e a Corrida Principal.

Com três corridas em 2021, F2 e F3 tiveram que se separar, elas ainda acompanharam a Fórmula 1, mas as provas foram realizadas em circuitos diferentes. Apenas no GP da Rússia que eles estão se encontrando, dado a alteração no calendário da Corrida final da F3.

Desta forma a alteração que teremos para 2022 não é uma novidade, apenas uma mudança paliativa depois da decisão que foi tomada nesta temporada.

Formato em 2022 adotado para a F2 e F3

Fórmula 3 e Fórmula 2 vão dividir o final de semana mais uma vez em 2022 – Foto: reprodução F3
  • O fim de semana dos dois campeonatos terá um treino livre, uma classificação e duas corridas;
  • O treino livre terá a duração de 45 minutos e a classificação de 30 minutos;
  • A classificação vai definir o grid de largada para a corrida principal que será disputa no domingo;
  • O grid de largada no sábado na F2 será determinado pela inversão do Top-10, mas na F2 inverte-se o Top-12;
  • A ordem entre Sprint Race no sábado e Feature Race (Corrida Principal) no domingo permanece;

A Decisão

Fórmula 2 e Fórmula 3 vão voltar ao formato de duas corridas por final de semana – Foto: reprodução F2

Michel Masi, Fórmula 1 e FIA discutiram a possibilidade de unir as duas categorias de base mais uma vez tendo três eventos em alguns momento do calendário de 2022. Eles apontam que é o ideal para fornecer um espetáculo emocionante para os fãs que acompanham o esporte.

“Temos o prazer de anunciar as mudanças no formato do fim de semana da Fórmula 2 e 3 para a próxima temporada e agradeço a Bruno [Michel] e às equipes por seus esforços para que isso aconteça. A temporada de 2021 foi extremamente emocionante e o talento em exibição em ambos os campeonatos é incrível. Queremos garantir que todos os nossos fãs tenham o máximo de entretenimento durante um fim de semana de corrida e trazer os campeonatos de volta em 2022 proporcionará mais ação durante nossos eventos e garantirá que nossos fãs tenham atividades que os manterão envolvidos e animados”, afirmou Stefano Domenicali.

O ponto realmente interessante é ter mais eventos na temporada e diminuir a distância entre as provas. Neste ano foi ruim para criar vínculo com as categorias. Mesmo tendo um campeonato emocionante, as datas escolhidas atrapalharam essa percepção da competição.

Com três corridas neste ano, a redução dos eventos ocorreu, pois tentaram compensar essa redução com a adição de uma prova por final de semana.

“Em 2021, introduzimos um novo formato de fim de semana e optamos por ter a F2 e a F3 corridas separadamente, principalmente por motivos de custos, e provou ser bastante eficiente. Porém, mesmo que em termos esportivos esse novo formato tenha funcionado muito bem, entendemos que havia muito tempo entre cada prova, o que não era ideal para as equipes, os pilotos e os torcedores. Ao mesmo tempo, tem havido uma forte vontade de diferentes partes interessadas para que F1, F2 e F3 corram juntos novamente. Depois de uma análise cuidadosa, junto com a FIA, decidimos alterar os regulamentos esportivos em conformidade”, afirmou Bruno Michel, CEO da Fórmula 2 e Fórmula 3.

O calendário ainda não foi divulgado, pois a Fórmula 1 também está em busca de concluir o deles. Depois disso será determinado o calendário das categorias de base.

“Observamos cuidadosamente o impacto das mudanças que foram feitas no formato do fim de semana ao longo de 2021 e, embora tenha havido alguns benefícios notáveis, a FIA juntamente com os promotores concluiu que o compartilhamento do final de semana entre F3, F2 e a F1, sempre que possível, é mais benéfico para os competidores e espectadores” disse Michael Masi.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo