A Red Bull foi a última a revelar o seu carro, o time apresentou o RB20 nesta quinta-feira (15) em Milton Keynes, encerrando os lançamentos da temporada 2024.
A primeira fase deste início de campeonato foi concluído, algumas equipes ainda vão realizar o dia de filmagens no Bahrein, mas agora a pré-temporada é fase mais aguardada. As sessões vão acontecer entre os dias 21 e 23 de fevereiro no Circuito do Sakhir para a avaliação dos equipamentos.
A Red Bull esteve em Silverstone nesta semana realizando o shakedown, portanto o primeiro vislumbre do equipamento os fãs já conseguiram ter. Geralmente as escolhas do time austríaco acabam vazando, mas não é exatamente um problema, afinal, a Red Bull nos últimos anos não fez questão de fazer grandes modificações no layout escolhido.
A pintura é formada por um azul escuro que chega quase a deixar o equipamento preto, novamente com o carro tendo aquele ar de pesado. O amarelo é aplicado em poucas partes do carro, como em um detalhe na asa dianteira e segue com o touro em vermelho que é o destaque da marca.
O RB20 será guiado pelo tricampeão de Fórmula 1 Max Verstappen e por Sergio Pérez. A Red Bull conquistou o sexto título do Mundial de Construtores em 2023 de forma fácil e dominante, pois a equipe faturou 21 das 22 vitórias da temporada 2023.
O time austríaco foi extremamente dominante e imbatível, nenhum dos carros construídos pelos nove adversários foi capaz de desafiar o equipamento do time austríaco. A Red Bull foi a que melhor compreendeu todo o funcionamento dos novos regulamentos que foram introduzidos em 2022. Como estavam à frente dos adversários, a Red Bull teve a liberdade de aperfeiçoar o seu carro, enquanto os outros times ainda estavam brigando para compreender alguns detalhes do projeto.
Mesmo a punição pela quebra do teto orçamentário, não impactou no rendimento da Red Bull, no último ano faturaram 860 pontos, contra 409 conquistados pela Mercedes, o vice-campeão de 2023.
Max Verstappen teve uma performance irretocável, o holandês conquistou 19 vitórias, não sendo se quer desafiado pelo companheiro de equipe. Para 2024, o restante do pelotão espera ao menos ter um equipamento para quebrar essa sequência e vitórias de Max Verstappen, trazendo uma dinâmica mais competitiva para o campeonato.
Sergio Pérez começou o ano com uma boa performance, mas não conseguiu manter a mesma entrega e logo deixou de brigar por pódios. Em um ano que a Red Bull tinha um carro tão dominante era esperado que o mexicano andasse mais próximo do companheiro de equipe. Enquanto Max fechou a temporada com 575 pontos, Pérez chegou apenas aos 285 pontos, correndo o risco de perder o vice-campeonato para Lewis Hamilton.
A vantagem é que Verstappen se sustentou na ponta desde o começo do ano, o único resultado ruim do holandês durante todo um campeonato foi o 5º lugar obtido em Singapura – prova que Carlos Sainz venceu com a Ferrari. Max conseguiu sustentar não apenas o seu título, como o título da Red Bull, mas se as outras equipes estivessem um pouco mais competitivas, Pérez seria o fator dominante para a equipe correr o risco de ser ameaçada nos construtores.
A Red Bull espera ter construído um bom carro para essa temporada, o equipamento passou por mais um refinamento quando comparado com o seu antecessor. O time pode ter conservado parte do seu nível de competitividade imbatível, mas os rivais estão ansiosos para reduzir a diferença.
Atualmente a equipe austríaca está passando por uma movimentação interna. Na última semana os rumores que corriam era que Christian Horner estava com o emprego ameaçado, após ser investigado por um comportamento inapropriado. Na última sexta-feira o chefe de equipe passou por uma audiência para a verificação do que ocorreu, mas até o momento a empresa não tomou uma decisão.
Rumores apontavam que Horner poderia até mesmo se desligar da equipe, como instrução de outros membros do time e da categoria, mas até o momento nada foi confirmado. A situação deveria ter se resolvido antes do lançamento da Red Bull nesta quinta-feira, mas ao que tudo indica, Horner conservará o seu cargo de liderança, veremos quais os desdobramentos nos próximos dias.
O inglês está à frente da Red Bull desde a entrada no time na categoria em 2005. Horner é um dos chefes de equipe mais bem sucedidos na Fórmula 1, após ter estabelecido uma parceria de sucesso com o aerodinamicista Adrian Newey. Os títulos conquistados por Sebastian Vettel e Max Vestappen foram acompanhados por Horner e mesmo que exista uma tensão interna é inegável que ele cumpriu um bom papel de chefe de equipe, fazendo o possível para garantir o crescimento e sucesso da equipe.