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Vergne supera Evans e fatura pole para o e-Prix de Diriyah. Sette Câmara é P4

Em duelo acirrado, Vergne leva a melhor com a DS Penske, faturando a pole para o segundo e-Prix da temporada 2024

Nesta sexta-feira (26) na Arábia Saudita, Jean-Eric Vergne conquistou mais uma pole em sua trajetória na Fórmula E. O duelo travado entre Vergne e Mitch Evans foi intenso e definido no detalhe, mas o competidor da DS Penske obteve uma performance melhor.

Jake Dennis voltou a estar entre os primeiros colocados, com a Andretti realizando mais uma vez um bom trabalho, o campeão da 9ª temporada começará a prova em Diriyah ocupando a terceira posição, dividindo a segunda fila com o brasileiro Sergio Sette Câmara.

Norman Nato obteve o quinto lugar com o carro da Andretti, acompanhado por Pascal Wehrlein que participou da fase de duelos. Nick Cassidy faturou a sétima posição, acompanhado por Max Günther, Sam Bird e Jake Hughes, que formam o top-10.

A prova em Diriyah está programada para acontecer nesta sexta-feira às 14h pelo horário de Brasília. Lembrando que estamos em uma rodada dupla, o que significa que neste sábado a categoria vai se organizar para mais uma pole e corrida.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula E para o e-Prix de Diriyah

A Fórmula E está neste fim de semana em Diriyah, quinze dias após a primeira etapa do calendário ser realizada. A categoria vai disputar duas etapas neste fim de semana, com a primeira corrida acontecendo nesta sexta-feira.

Os dois primeiros treinos livres do fim de semana já foram realizados, Oliver Rowland da Nissan liderou a primeira atividade, enquanto Norman Nato despontou na segunda atividade do fim de semana. A dupla da ERT chamou a atenção nas duas atividades, o carro de Sergio Sette Câmara foi arrumado após o problema enfrentado pelo brasileiro no México.

A classificação é realizada a tarde em Diriyah, desta forma a iluminação que será usada a noite para a iluminação da pista, não se faz necessária nesta fase.

FASE DE GRUPOS

Os competidores foram divididos em grupos, seguindo a ordem do campeonato, entre ímpares e pares. O Grupo A foi liberado primeiro para buscar os seus temos no traçado.

Com o início da sessão de 12 minutos, rapidamente os carros invadiram a pista, seguindo o regulamento da categoria. Os primeiros tempos eram bem altos, mas Lucas di Grassi chamou a atenção com a marca de 1m16s385. Na sequência Jake Hughes cravou 1m15s368, mas as marcas estavam em regressiva, desta forma rapidamente Pascal Wehrlein tomou a dianteira ao anotar 1m13s774.

Os competidores realizaram uma rápida passagem aos boxes, se preparando para uma nova saída ao traçado. A pista apresentava uma rápida evolução, conforme o duelo era realizado. Nesta primeira zona de corte, estavam Wehrlein, Dennis, Cassidy e Evans, enquanto Hughes perdeu terreno, caindo para a última posição depois que os tempos já tinham apresentado uma melhora.

Com a bandeira quadriculada indicando o final da atividade, Cassidy assumiu a ponta com a marca de 1m12s619, acompanhado por Jake Dennis, Wehrlein e Evans. Por conta do erro no último setor, Hughes ficou apenas com a quinta posição e não conseguiu avançar para a próxima fase da classificação. Destaque para a classificação realizada pela dupla da Jaguar que conseguiu colocar os dois carros para participar dos duelos mata-mata.

GRUPO B

Quando o segundo grupo foi liberado, os tempos foram despontando na tabela. Sergio Sette Câmara cravou 1m13s606, ficando entre os quatro primeiros colocados, enquanto Sam Bird saltou para a ponta com a marca de 1m13s147. Max Günther que foi um dos destaques da etapa do México, obteve 1m13s120 em sua primeira passagem.

Antes da próxima saída, os quatro primeiros eram: Sette Câmara, Günther, Bird e Vandoorne. Câmara optou por fechar uma segunda volta rápida antes de retornar aos boxes, obtendo o tempo de 1m13s005.

Com o cronômetro zerado, os competidores lutavam por uma vaga na fase de duelos. Jean-Eric Vergne obteve a marca de 1m12s856, superando o 1m12s897 de Sette Câmara. Günther ficou com o terceiro lugar, em uma diferença de apenas 0s077 para o primeiro colocado. Nato encaixou o carro da Andretti na quarta posição. Bird foi eliminado depois de ser atrapalhado ao ficar no bolo formado por outros competidores, assim como Hughes o britânico ficou com a quinta posição.

QUARTAS DE FINAL

O primeiro duelo desta fase foi marcado pela presença de Wehrlein e Dennis. A batalha foi bem apertada, o piloto da Porsche anotou 1m12s610, enquanto o competidor da Andretti superou o adversário pela marca de 1m12s527. Depois de uma classificação complicada da Andretti no México, o time voltou a usar as configurações que funcionam e Dennis teve a possibilidade de participar dos duelos.

A segunda batalha foi travada entre a dupla da Jaguar, formada por Mitch Evans e Nick Cassidy. Evans anotou 1m12s313, se saindo melhor no confronto com o companheiro de equipe.

Na sequência entraram na fila Günther e Sette Câmara, com a Maserati conseguindo participar de mais um confronto nesta temporada. A batalha entre eles foi bem próxima, Günther marcou 1m12s892, mas Câmara teve uma performance melhor e registrou 1m12s495.

O último confronto ocorreu entre Nato e Vergne, o piloto da Andretti completou a volta primeiro obtendo 1m12s475, mas Vergne tinha uma pequena vantagem que se manteve até o final com o piloto francês obtendo 1m12s164.

SEMIFINAL

Com a classificação se aproximando do final, mais dois duelos foram realizados para definir quais pilotos vão brigar pela pole.

Dennis e Evans se encontraram na semifinal, o piloto da Andretti obteve a marca de 1m12s079, mas o piloto da Jaguar imprimiu um ritmo superior e obteve 1m11s992.

A próxima batalha ocorreu entre Câmara e Vergne, o brasileiro foi o primeiro a deixar os boxes. Com o carro da ERT, Câmara obteve 1m12s611, mas Vergne fez uma volta limpa, faturando a marca de 1m12s125 e pode enfrentar Evans no duelo pela pole.

POLE

O último confronto foi travado entre Vergne e Evans, DS Penske e Jaguar trabalhando para buscar a pole, conforme a pista perdia temperatura. A briga entre os dois era bem próxima, sendo definida no detalhe. Vergne registrou 1m12s062 para faturar a pole, enquanto o adversário registrou 1m12s134.

Grid de largada do e-Prix de Diriyah 2024 – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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