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Dennis lidera de ponta a ponta e vence ePrix de Londres diante de sua torcida

Em grande performance, Dennis cruza a linha de chagada na primeira posição. Vandoorne fecha sábado ampliando vantagem no Campeonato

Neste sábado (20) a Fórmula E realizou o ePrix de Londres, correspondendo à 13ª etapa da temporada 2022. Stoffel Vandoorne começou a corrida bem e foi para cima de Jake Dennis, mas o piloto da Andretti conseguiu manter a liderança. O britânico fez o possível para ter condições de vencer diante da sua torcida. O pódio contou com Nick De Vries que fez o seu papel de escudeiro para Vandoorne, colaborando para ninguém se aproximar do seu companheiro.

A cerimônia foi realizada, mas o holandês da Mercedes perdeu a terceira posição, os comissários investigaram De Vries pelo toque utilizado para se defender de Nick Cassidy, assim o piloto caiu para o sexto lugar e Cassidy herdou o pódio.

O resultado para Vandoorne é muito positivo, principalmente após Eduardo Mortara e Jean-Éric Vergne ficarem fora da zona de pontuação. Por outro lado, Mitch Evans viu a oportunidade perfeita para conseguir a quinta posição e descontar pontos de Mortara e Vergne. Vandoorne vai administrando o Campeonato, na tentativa de conquistar o seu primeiro título na Fórmula E.

Lucas Di Grassi escalou o pelotão, fazendo uma grande corrida de recuperação, desta forma conquistou o nono lugar, representando a Venturi na zona de pontuação. Sérgio Sette Câmara permaneceu grande parte da prova na quarta posição, mas nos últimos minutos começou a despencar no grid. O piloto da Dragon terminou a prova no final do pelotão, já sem bateria.

Com o resultado da prova deste sábado, Stoffel Vandoorne segue como líder do Campeonato com 173 pontos. Mitch Evans assumiu o segundo lugar, somando 149 pontos, contra 144 de Edoardo Mortara e 128 de Jean-Éric Vergne.

Saiba como foi o ePrix de Londres

Nesta manhã a Fórmula E definiu o grid de largada para a 13ª etapa. Jake Dennis conquistou a pole após superar Stoffel Vandoorne. O belga tinha vantagem para a o início da corrida, pois os outros postulantes ao título ficaram misturados pelo grid.

Corrida autorizada, Stoffel Vandoorne largou bem, atacando Jake Dennis para buscar a primeira posição. Com a prova sendo realizada em um circuito tão apertado, o caos reinou logo no começo da prova. Edoardo Mortara se envolveu em incidente, onde ficou com o bico do carro danificado, desta forma o piloto da Venturi seguiu para os boxes, comprometendo a sua corrida. Sam Bird também acabou com o carro danificado e despencou para o final do pelotão com o carro comprometido.

Sette Câmara que começou a prova da quarta posição, largou bem e foi se mantendo na posição adquirida com a classificação. Evans se livrou do incidente e tentou galgar posições no começo da prova, assim assumiu o décimo terceiro lugar. A pista estava cheia de detritos por conta do incidente.

Di Grassi aproveitou a largada para ganhar posições e logo estava ocupando o décimo sétimo lugar, o brasileiro foi punido na classificação e com as voltas deletadas, começou a corrida do final do pelotão. A Venturi fez a troca do bico dianteiro, mas o piloto estava atrás do restante do pelotão, com a prova completamente comprometida.

A direção de prova definiu para a prova dois acionamentos do modo ataque com duração de seis minutos. Restando cerca de 41 minutos para o final Vergne e Da Costa brigavam pela décima posição, enquanto Di Grassi foi o primeiro piloto que ativou o Modo Ataque.

A corrida seguiu, com Cassidy brigando com Günther pela sexta posição. Sette Câmara aproveitou um erro de De Vries para conquistar a terceira posição do piloto da Mercedes. As disputas seguiram e os pilotos da DS Techeetah se atrapalharam na curva 16, Vergne que ativaria a potência extra tocou na traseira do português, como o companheiro de equipe abriu muito na curva, a dupla perdeu a posição para Buemi.

Di Grassi que tinha a potência extra estava pressionando Rowland, buscando o décimo quinto lugar, perdendo tempo atrás do piloto da Mahindra. Frijns foi o segundo piloto que ativou o Modo Ataque, recuperou a posição para Buemi e começou a buscar Lotterer pelo oitavo lugar.

Após dez minutos de prova os dez primeiros eram: Dennis, Vandoorne, Sette Câmara, De Vries, Askew, Cassidy, Günther, Frijns, Lotterer e Vergne.

Quando restavam 33 minutos de prova, Dennis, Vandoorne, De Vries e Sette Câmara acionaram o Modo Ataque juntos, o piloto brasileiro foi ultrapassado pelo holandês da Mercedes quando buscaram a potência extra. Neste momento da prova os cinco primeiros estavam com o Modo Ataque ativado. Enquanto Cassidy que aparecia em sexto, era o único entre os onze primeiros colocados sem fazer uso do Modo Ataque.

A prova estava bem movimentada, Frijns fechou a porta para Lotterer, evitando uma ultrapassagem do piloto da Porsche. Com cerca de 30 minutos de prova, os pilotos ainda contavam com 60% de bateria, o consumo de Câmara era bem parecido com o dos líderes.

A disputa pelo décimo terceiro lugar foi intensa, Di Grassi inverteu posição com Rowland, enquanto Vergne também estava envolvido nesta briga. Conforme a corrida avançava os pilotos começaram a gastar o segundo modo ataque.

Sette Câmara marcou De Vries no acionamento do segundo Modo Ataque e seguiu o holandês quando restavam cerca de 24 segundos para o final. Askew acompanhou o quarto colocado. Antonio Giovinazzi passou a ser investigado por incidente com Turvey.

Rowland que começou a perder posições, ficou com a asa dianteira danificada, o piloto da Mahindra seguiu para os boxes, abandonando a prova.

Desta forma, quando ainda restavam 20 minutos para o final da corrida, os dez primeiros eram: Dennis, Vandoorne, De Vries, Sette Câmara, Askew, Cassidy, Günther, Da Costa, Evans e Frijns. Di Grassi era o décimo segundo colocado.

Lotter abriu muito na décima sexta curva, então Di Grassi viu a oportunidade perfeita para ultrapassar o piloto da Porsche.

Vergne foi declarado culpado no incidente com Buemi, então recebeu cinco segundos de punição. O piloto da DS era apenas o décimo sexto colocado.

Receberam o fanboost, Vandoorne, Evans, Da Costa, Di Grassi e Mortara. Di Grassi que tinha aguardado mais tempo para usar o seu segundo Modo Ataque, viu uma boa oportunidade para brigar por posições melhores.

Nos últimos doze minutos de prova, Cassidy concluiu a ultrapassagem em Askew, conquistando o quinto lugar. O piloto da Envision rapidamente começou a atacar Câmara. Instantes depois, o neozelandês ganhou a posição do brasileiro. Antonio Giovinazzi seguia para os boxes, abandonando a prova.

Adentrando aos últimos 20 minutos de prova, Di Grassi entrou na décima posição. Askew atacou Sette Câmara pelo quinto lugar.

Frijns foi punido por ter mudado de traçado, recebendo cinco segundos, assim como Giovinazzi que também recebeu cinco segundos pelo incidente.

Quando restavam seis minutos para o final, mais uma volta, os dez primeiros eram: Dennis, Vandoorne, De Vries, Cassidy, Sette Câmara, Askew, Günther, Evans, Da Costa e Di Grassi. Câmara começou a perder posições no grid, pela performance prejudicada do carro no final da prova.

Nos últimos segundos De Vries se defendeu dos ataques de Cassidy, os pilotos até se tocaram, a manobra depois foi avaliada pelos comissários que por fim puniram o holandês, que perdeu o pódio. De Vries fez o seu carro se tornar uma muralha, gastando todo o restante de bateria.

Sette Câmara despencou no grid sem bateria, com ela terminando antes do piloto cruzar a linha de chegada.

Dennis pode comemorar a vitória em Londres diante da sua torcida. Vandoorne ficou com a segunda posição. Com a prova encerrada, Cassidy herdou o pódio.

Não completaram a prova: Sérgio Sette Câmara, Antonio Giovinazzi, Oliver Rowland e Sam Bird.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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