Daniel Ricciardo está fora do GP da Holanda, Liam Lawson substituirá o piloto australiano durante o fim de semana, a alteração foi confirmada nesta sexta-feira (25) após ser identificada uma lesão na mão esqueda do piloto titular, em decorrência de um incidente durante o segundo treino livre.
Durante o TL2, Ricciardo se envolveu em um incidente, Oscar Piastri rodou com o carro da McLaren e acertou a barreira de proteção da curva 3. O piloto ficou no traçado regular, pois não tinha como descer com o carro, já que estava em uma curva inclinada e poderia ser acertado por outro competidor. Ricciardo que estava fazendo a sua volta pelo traçado evitou uma colisão com Piastri e acabou se chocando na barreira, mas absorveu o impacto da batida com a mão no volante.
As imagens do incidente mostram que Ricciardo estava com as mãos no volante durante o impacto e não teve tempo para retirá-las do volante já que estava virando o carro, para evitar o contato com Piastri.
A nasty moment for our Aussie pair during FP2
Daniel Ricciardo is being checked at the local hospital after the collision#DutchGP #F1 pic.twitter.com/RXdiSBLbtx
— Formula 1 (@F1) August 25, 2023
Ricciardo foi encaminhado para exames no centro médio e realizou um raio-x que identificou a fratura na mão, a lesão aconteceu no metacarpo da mão esquerda. O piloto da AlphaTauri teve a região imobilizada e como agora passa por um processo de recuperação, não poderá guiar o carro da equipe neste fim de semana.
https://twitter.com/AlphaTauriF1/status/1695127804264763661
O australiano retornou recentemente para a Fórmula 1, substituindo Nyck De Vries. Ricciardo estava indo para a sua terceira corrida com a AlphaTauri, mas pode ficar algumas semanas afastado da Fórmula 1 até se recuperar da lesão.
Liam Lawson foi escolhido para substituir Ricciardo, o piloto de 21 anos é reserva da Red Bull e AlphaTauri e tem competido na Super Fórmula, campeonato japonês. Lawson é o segundo colocado no campeonato e tem pela frente mais uma etapa para disputar, a rodada acontece em Suzuka, entre os dias 27 e 29 de outubro, portanto, neste momento ele está livre para cumprir as suas obrigações com a AlphaTauri. Lawson também disputou a Fórmula 2, esteve no grid da categoria de base em 2022, quando realizou a sua última temporada e faturou a terceira posição do Campeonato com a Carlin.
Lawson já realizou algumas sessões de treinos livres com as duas equipes e é um nome para entrar no grid da Fórmula 1.