A Fórmula E entra mais uma vez em pista neste domingo (14), agora para disputar a 100ª prova da história da categoria elétrica e a última etapa do ano. Novamente a pole foi disputada por pilotos que não estão brigando pelo título, Antônio Felix da Costa conquistou a sua segunda pole da temporada 2021/22, garantindo o direito de começar a 16ª etapa comandando o ritmo do pelotão.
O bom português dividirá a primeira fila com Edoardo Mortara, mas o piloto suíço não tem mais chance de brigar pelo título neste domingo, pois não terminou a prova que fora realizada no sábado.
Entre os postulantes ao título, a batalha se torna mais favorável para Stoffel Vandoorne, pois o belga começará a prova da 4ª posição e precisa apenas administrar a sua condução até a linha de chegada. Por outro lado, Mitch Evans que não teve um bom desempenho na classificação, facilitando ainda mais o domingo para o belga, Evans começará a corrida apenas do 13º lugar, precisando escalar o grid, além de contar com um problema na corrida de Vandoorne para faturar o título da 8ª temporada.
O piloto da Jaguar conseguiu um ótimo acerto para o sábado, mas o mesmo não aconteceu no dia em que o título da temporada será definido.
A Fórmula E retorna às 4h (pelo horário de Brasília) para a última disputa do ano.
Saiba como foi a Classificação para a 16ª etapa da Fórmula E
O TL3 foi realizado como início da 16ª etapa, a sessão foi liderada por Edoardo Mortara. O piloto da Venturi não está mais disputando o título, pois não terminou a 15ª rodada. Agora a equipe de Mônaco tenta superar a Mercedes no Campeonato de Construtores.
Antonio Giovinazzi ficou de fora da última disputa da temporada, o piloto se envolveu em incidente com Antonio Felix da Costa, onde ficou com a mão lesionada e impossibilitado de guiar o carro da Dragon na última prova. Sacha Fenestraz substituirá o piloto italiano, após a Jaguar emprestar o seu reserva para a Dragon.
.@Anto_Giovinazzi will not be competing in Round 16 after suffering an injury in the race yesterday.@sachafenestraz will step in for @DragonRacing_FE and race for the team today.
🇰🇷 2022 Hana Bank #SeoulEPrix pic.twitter.com/7KixK4yQG4
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 14, 2022
GRUPOS
Na segunda disputa deste fim de semana, apenas Stoffel Vandoorne e Mitch Evans ainda tinham a possibilidade de brigar pelo título da temporada. O belga seguiu para a pista participando da classificação com o Grupo A.
Quando a sessão teve início a pista estava seca, com a temperatura no traçado aferida em 38°C, com 31°C no ambiente. Os times enfrentavam uma sessão diferente, pois a primeira classificação do fim de semana foi realizada em pista molhada.
Neste primeiro grupo estavam os dois brasileiros que guiam na categoria elétrica, Sérgio Sette Câmara quase perdeu o controle do carro, mas se manteve firme no traçado. Com o carro da Dragon, Câmara abriu a tabela de tempos depois de anotar 1m23s449, mas rapidamente os outros competidores estavam estabelecendo os seus tempos na casa de 1m22s.
Group A head out on track ⤵️
LIVE timing 👉 https://t.co/KK5UJiyiRE
🇰🇷 2022 Hana Bank #SeoulEPrix pic.twitter.com/V3zgMikJzc
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 14, 2022
Assim que completaram uma volta rápida no traçado, os quatro primeiros eram: Vandoorne, Cassidy, Mortara e De Vries. Mesmo com o belga liderando a sessão com 1m22s165, o piloto era alertado pela equipe por estar perdendo um pouco de desempenho em algumas curvas.
Mesmo mais familiarizados com o traçado, ainda era possível ver alguns competidores cometendo erros. Sette Câmara teve a sua primeira volta no circuito deletada, mas com o tempo de 1m22s581, aparecia na sétima posição.
Nos últimos três minutos os pilotos retornaram mais uma vez para a pista, brigando pelas quatro primeiras posições, para seguir para a fase dos confrontos diretos. Vandoorne conseguiu a marca de 1m21s811, mas na sequência foi superado por Mortara que obteve 1m21s770. Robin Frijns e Lucas Di Grassi ficaram entre os quatro primeiros, enquanto Sergio Sette Câmara foi empurrado para a zona de eliminação.
O Grupo B era composto pelo outro postulante ao título, Mitch Evans tinha por objetivo se estabelecer entre os quatro primeiros colocados.
Group B hit the streets of Seoul 💪
LIVE timing 👉 https://t.co/KK5UJiyiRE
🇰🇷 2022 Hana Bank #SeoulEPrix pic.twitter.com/PqIHoWIjIf
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 14, 2022
Lotterer abriu a tabela de tempos depois de anotar 1m22s583, mas na sequência Dennis conseguiu uma volta na casa de 1m31s712. Fenestraz era apenas o último colocado com 1m24s131, em sua primeira volta rápida no traçado.
Após todos os pilotos aferirem uma volta rápida, os quatro primeiros eram: Dennis, Wehrlein, Vergne e Da Costa. Evans foi o último a abrir a sua volta rápida, pois escolheu prepararam os seus pneus um pouco mais, o piloto da Jaguar passou a assumir a sexta posição, com 1m22s319.
Os pilotos retornaram mais uma vez para a pista, Evans saltou para o segundo lugar com 1m22s094, mas na sequência os tempos caíram ainda mais e o piloto da Jaguar foi perdendo terreno na tabela de tempos. Dennis, Da Costa, Vergne e Ticktum seguiram para a próxima fase da classificação. Evans demonstrou um carro muito acertado no início do sábado, mas o mesmo não aconteceu nesta última classificação do ano, o piloto dependia agora da definição do pole para saber de qual lado da pista começaria a prova.
THIS could be a deciding moment in the championship!@mitchevans_ misses out on the Duels as @JaguarRacing switches focus to the race, our season finale where the World Champion will be decided!
🇰🇷 2022 Hana Bank #SeoulEPrix pic.twitter.com/xryMjkyZod
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 14, 2022
QUARTAS DE FINAL – MATA-MATA
It's time to Duel for the final time this season ⚔️
LIVE timing 👉 https://t.co/KK5UJiyiRE
🇰🇷 2022 Hana Bank #SeoulEPrix pic.twitter.com/eABtpFgEmT
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 14, 2022
Dan Ticktum e Edoardo Mortara se enfrentaram no primeiro duelo da sessão mata-mata. A primeira parcial dos pilotos era bem próxima, mas Mortara começou a ampliar a diferença para o piloto da NIO. Ticktum obteve 1m21s611, mas na sequência o suíço obteve 1m21s229, derrotando o adversário.
O segundo duelo contou com a presença de Vergne e Vandoorne. Com o piloto da DS Techeetah cometendo um erro, ficou fácil para o belga neste primeiro confronto. O francês obteve 1m22s642, enquanto Vandoorne obteve 1m21s260.
Robin Frijns e Da Costa protagonizaram a terceira disputa do dia, em um o duelo era bem equilibrado. O piloto da Envision registrou 1m21s194, enquanto o português obteve 1m20s920 e avançou para a próxima fase da classificação.
Di Grassi e Dennis fecharam a disputa das quartas de final, o brasileiro encostou no muro de contenção, mas conseguiu abrir a sua volta rápida. O brasileiro obteve 1m21s209, contra 1m21s035 conquistado pelo piloto da Andretti.
SEMIFINAL
Onto the semi-finals!
Who are you supporting in the battle for pole? ⚔️
LIVE timing 👉 https://t.co/KK5UJiyiRE
🇰🇷 2022 Hana Bank #SeoulEPrix pic.twitter.com/koXBKqc5wI
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) August 14, 2022
O primeiro duelo dessa fase da classificação foi realizado entre Vandoorne e Mortara, com o belga tentando disputar a pole. Vandoorne obteve 1m21s069, mas o suíço teve um desempenho melhor, onde registrou 1m20s913.
Dennis e Da Costa brigaram pela segunda vaga para disputar a pole. A parcial dos pilotos era bem próxima. O competidor da Andretti conseguiu registrar 1m21s050, com o português superando o adversário ao anotar 1m20s925.
POLE
Como Da Costa e Mortara superaram os seus adversários, os pilotos então seguiram para a disputa da pole. Os pilotos tinham uma pequena diferença nas parciais. O português completou a sua volta primeiro registrando 1m21s078 e por sua vez o piloto suíço registrou 1m21s342, precisando se contentar com o segundo lugar.