ColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Da Costa supera Mortara e fatura a pole para a Corrida 2 da Fórmula E na Coreia do Sul

Em duelo que não vale o título, Da Costa crava a sua segunda pole da temporada, entrando para a história do 100º ePrix da Fórmula E

A Fórmula E entra mais uma vez em pista neste domingo (14), agora para disputar a 100ª prova da história da categoria elétrica e a última etapa do ano. Novamente a pole foi disputada por pilotos que não estão brigando pelo título, Antônio Felix da Costa conquistou a sua segunda pole da temporada 2021/22, garantindo o direito de começar a 16ª etapa comandando o ritmo do pelotão.

O bom português dividirá a primeira fila com Edoardo Mortara, mas o piloto suíço não tem mais chance de brigar pelo título neste domingo, pois não terminou a prova que fora realizada no sábado.

Entre os postulantes ao título, a batalha se torna mais favorável para Stoffel Vandoorne, pois o belga começará a prova da 4ª posição e precisa apenas administrar a sua condução até a linha de chegada. Por outro lado, Mitch Evans que não teve um bom desempenho na classificação, facilitando ainda mais o domingo para o belga, Evans começará a corrida apenas do 13º lugar, precisando escalar o grid, além de contar com um problema na corrida de Vandoorne para faturar o título da 8ª temporada.

O piloto da Jaguar conseguiu um ótimo acerto para o sábado, mas o mesmo não aconteceu no dia em que o título da temporada será definido.

A Fórmula E retorna às 4h (pelo horário de Brasília) para a última disputa do ano.

Saiba como foi a Classificação para a 16ª etapa da Fórmula E

O TL3 foi realizado como início da 16ª etapa, a sessão foi liderada por Edoardo Mortara. O piloto da Venturi não está mais disputando o título, pois não terminou a 15ª rodada. Agora a equipe de Mônaco tenta superar a Mercedes no Campeonato de Construtores.

Antonio Giovinazzi ficou de fora da última disputa da temporada, o piloto se envolveu em incidente com Antonio Felix da Costa, onde ficou com a mão lesionada e impossibilitado de guiar o carro da Dragon na última prova. Sacha Fenestraz substituirá o piloto italiano, após a Jaguar emprestar o seu reserva para a Dragon.

GRUPOS

Na segunda disputa deste fim de semana, apenas Stoffel Vandoorne e Mitch Evans ainda tinham a possibilidade de brigar pelo título da temporada. O belga seguiu para a pista participando da classificação com o Grupo A.

Quando a sessão teve início a pista estava seca, com a temperatura no traçado aferida em 38°C, com 31°C no ambiente. Os times enfrentavam uma sessão diferente, pois a primeira classificação do fim de semana foi realizada em pista molhada.

Neste primeiro grupo estavam os dois brasileiros que guiam na categoria elétrica, Sérgio Sette Câmara quase perdeu o controle do carro, mas se manteve firme no traçado. Com o carro da Dragon, Câmara abriu a tabela de tempos depois de anotar 1m23s449, mas rapidamente os outros competidores estavam estabelecendo os seus tempos na casa de 1m22s.

Assim que completaram uma volta rápida no traçado, os quatro primeiros eram: Vandoorne, Cassidy, Mortara e De Vries. Mesmo com o belga liderando a sessão com 1m22s165, o piloto era alertado pela equipe por estar perdendo um pouco de desempenho em algumas curvas.

Mesmo mais familiarizados com o traçado, ainda era possível ver alguns competidores cometendo erros. Sette Câmara teve a sua primeira volta no circuito deletada, mas com o tempo de 1m22s581, aparecia na sétima posição.

Nos últimos três minutos os pilotos retornaram mais uma vez para a pista, brigando pelas quatro primeiras posições, para seguir para a fase dos confrontos diretos. Vandoorne conseguiu a marca de 1m21s811, mas na sequência foi superado por Mortara que obteve 1m21s770. Robin Frijns e Lucas Di Grassi ficaram entre os quatro primeiros, enquanto Sergio Sette Câmara foi empurrado para a zona de eliminação.

O Grupo B era composto pelo outro postulante ao título, Mitch Evans tinha por objetivo se estabelecer entre os quatro primeiros colocados.

Lotterer abriu a tabela de tempos depois de anotar 1m22s583, mas na sequência Dennis conseguiu uma volta na casa de 1m31s712. Fenestraz era apenas o último colocado com 1m24s131, em sua primeira volta rápida no traçado.

Após todos os pilotos aferirem uma volta rápida, os quatro primeiros eram: Dennis, Wehrlein, Vergne e Da Costa. Evans foi o último a abrir a sua volta rápida, pois escolheu prepararam os seus pneus um pouco mais, o piloto da Jaguar passou a assumir a sexta posição, com 1m22s319.

Os pilotos retornaram mais uma vez para a pista, Evans saltou para o segundo lugar com 1m22s094, mas na sequência os tempos caíram ainda mais e o piloto da Jaguar foi perdendo terreno na tabela de tempos. Dennis, Da Costa, Vergne e Ticktum seguiram para a próxima fase da classificação. Evans demonstrou um carro muito acertado no início do sábado, mas o mesmo não aconteceu nesta última classificação do ano, o piloto dependia agora da definição do pole para saber de qual lado da pista começaria a prova.

QUARTAS DE FINAL – MATA-MATA

Dan Ticktum e Edoardo Mortara se enfrentaram no primeiro duelo da sessão mata-mata. A primeira parcial dos pilotos era bem próxima, mas Mortara começou a ampliar a diferença para o piloto da NIO. Ticktum obteve 1m21s611, mas na sequência o suíço obteve 1m21s229, derrotando o adversário.

O segundo duelo contou com a presença de Vergne e Vandoorne. Com o piloto da DS Techeetah cometendo um erro, ficou fácil para o belga neste primeiro confronto. O francês obteve 1m22s642, enquanto Vandoorne obteve 1m21s260.

Robin Frijns e Da Costa protagonizaram a terceira disputa do dia, em um o duelo era bem equilibrado. O piloto da Envision registrou 1m21s194, enquanto o português obteve 1m20s920 e avançou para a próxima fase da classificação.

Di Grassi e Dennis fecharam a disputa das quartas de final, o brasileiro encostou no muro de contenção, mas conseguiu abrir a sua volta rápida. O brasileiro obteve 1m21s209, contra 1m21s035 conquistado pelo piloto da Andretti.

SEMIFINAL

O primeiro duelo dessa fase da classificação foi realizado entre Vandoorne e Mortara, com o belga tentando disputar a pole. Vandoorne obteve 1m21s069, mas o suíço teve um desempenho melhor, onde registrou 1m20s913.

Dennis e Da Costa brigaram pela segunda vaga para disputar a pole. A parcial dos pilotos era bem próxima. O competidor da Andretti conseguiu registrar 1m21s050, com o português superando o adversário ao anotar 1m20s925.

POLE

Como Da Costa e Mortara superaram os seus adversários, os pilotos então seguiram para a disputa da pole. Os pilotos tinham uma pequena diferença nas parciais. O português completou a sua volta primeiro registrando 1m21s078 e por sua vez o piloto suíço registrou 1m21s342, precisando se contentar com o segundo lugar.

Grid de largada da última corrida da temporada 2021/22 que será disputada na Coreia do Sul – Foto: reprodução Fórmula E
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo