ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen lidera TL2 em Abu Dhabi, seguido de perto por Russell e Leclerc

A sexta-feira em Abu Dhabi foi agitada. A última etapa da Fórmula 1 promete ser bem movimentada, com uma disputa intensa entre Red Bull, Mercedes e Ferrari

Os pilotos da Fórmula 1 retornaram mais uma vez ao traçado nesta sexta-feira (18) para preparar os seus carros para a classificação e corrida. Como o TL2 é realizado próximo do horário da classificação e início da corrida, os pilotos começaram a atividade trabalhando nas voltas rápidas, avaliando os pneus médios e macios e depois partiram para a simulação de corrida.

Max Verstappen foi o líder da sessão, o piloto anotou 1m25s146, acompanhado por George Russell que obteve 1m25s487. Charles Leclerc foi o terceiro colocado, fazendo uma boa sessão com a Ferrari, o monegasco ficou à frente de Lewis Hamilton. A Ferrari está tentando melhorar o seu ritmo de corrida, para ser mais competitiva no domingo. Sergio Pérez apareceu apenas na quinta posição, seguido por Carlos Sainz. Apenas os seis primeiros colocados conseguiram tempo na casa de 1m25s.

Esteban Ocon foi o sétimo colocado com o carro da Alpine, acompanhado por Fernando Alonso. Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas completaram o top-10.

Na última parte da sessão, alguns competidores voltaram a usar os pneus duros, para saber como eles se comportariam em uma pista mais fria, conforme a noite em Abu Dhabi se aproximava.

O fim de semana promete ser bem disputado entre Red Bull, Mercedes e Ferrari. Charles Leclerc e Sergio Pérez estão duelando diretamente pela vice-liderança.

Saiba como foi o TL2 em Abu Dhabi 

Assim que a sessão teve início, os pilotos titulares que ficaram de fora do TL1 retornaram aos seus carros. Durante a primeira atividade os times fizeram o empréstimo dos equipamentos para os jovens pilotos, aproveitando a sessão para avalia-los.

Sebastian Vettel abriu a tabela de tempos ao anotar 1m28s120, usando os pneus médios. Neste início da atividade os competidores se dividiam na utilização dos compostos médios e macios. A temperatura na pista estava na casa dos 37°C, com 31°C no ambiente.

Rapidamente Charles Leclerc assumiu a liderança da sessão com 1m26s045, usando os pneus médios. Esteban Ocon era o segundo colocado com 1m26s365, voltando para as primeiras posições. Russell obteve o terceiro melhor tempo com 1m26s852 em sua primeira volta, enquanto Lewis Hamilton estava deixando os boxes para abrir a sua primeira volta rápida.

Com dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Ocon, Russell, Sainz, Verstappen, Pérez, Gasly, Zhou, Bottas e Magnussen. Entre estes competidores, apenas Bottas e Magnussen registraram tempos com os pneus duros.

A atividade seguiu e rapidamente as posições foram alternadas, Sainz obteve 1m26s368, para se estabelecer no terceiro lugar, o espanhol era acompanhado por Verstappen e Pérez que superaram Russell. Não demorou para Hamilton aparecer na sétima posição, obtendo 1m26s791, mas na sequência Verstappen passou a ocupar a primeira posição ao anotar 1m25s449 usando os pneus macios. O holandês passou a reclamar do pedal de freio, precisando passar pelos boxes para uma verificação, antes de retornar ao traçado mais uma vez.

Com 20 minutos de sessão, a pista ficou um pouco mais vazia pois os times estavam preparando os carros para uma nova saída. Verstappen foi o primeiro piloto a avaliar os pneus macios no TL2, mas pouco depois foi a vez de Latifi e Bottas deixaram os boxes com os compostos de faixa vermelha.

Aos poucos os competidores passaram a usar os pneus macios, se preparando para realizar algumas voltas rápidas, sentindo a pista em condições semelhantes as que vão enfrentar na classificação e corrida. O entardecer se aproximava e com ele, a queda das temperaturas também era uma situação observada.

Leclerc melhorou a sua marca para 1m25s599, separado por 0s264 de Verstappen. Pérez era o terceiro colocado, seguido de Ocon e Sainz.

Depois de meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Ocon, Sainz, Bottas, Russell, Hamilton, Tsunoda e Albon. Por conta do tráfego intenso na pista, alguns pilotos eram atrapalhados em suas voltas rápidas e precisavam tomar distância de outros competidores.

Com a sétima volta do pneu macio, Sainz melhorou a sua marca para 1m25s932, mas o piloto espanhol ocupava o sétimo lugar. Verstappen analisou um segundo jogo de pneus macios e desta forma cravou 1m25s146, para permanecer na primeira posição.

Os últimos 20 minutos da atividade foram usados pelos times para as voltas em modo de simulação de corrida, onde os pilotos avaliaram não apenas a durabilidade dos pneus macios, mas o comportamento dos compostos médios e duros.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo