A corrida em Monza foi disputada neste domingo (11) e a rodada tripa que teve início na Bélgica, passou pela Holanda e foi concluída na Itália, contou com mais uma vitória de Max Verstappen.
O erro dessa vez não foi da Ferrari, a equipe italiana realizou uma aposta, tentando deixar Charles Leclerc o mais competitivo possível, para duelar com o holandês até o final. O maior empecilho nessa situação, foi o Safety Car provocado pelo abandono de Daniel Ricciardo – a prova foi encerrada sem a possibilidade de ser reestabelecida e deixar os primeiros colocados duelarem pela vitória.
O bicampeonato de Max Verstappen se aproxima cada vez mais, o piloto acumula agora 11 vitórias e está é a quinta na sequência. O holandês pode definir o título na próxima etapa.
Por conta do ritmo absurdo da Red Bull, a Ferrari tentou uma tática um pouco diferente, em uma forma de duelar com os adversários até o final. Sem a relargada, Charles Leclerc precisou se contentar com o segundo lugar, mesmo começando a corrida da pole. George Russell terminou a prova no terceiro lugar, contabilizando mais um pódio para a Mercedes.
Depois de começar a corrida da décima oitava posição, Carlos Sainz fechou a prova no quarto lugar, acompanhado por Lewis Hamilton que também realizou uma corrida de recuperação com o piloto espanhol.
A estratégia escolhida pela Red Bull para o carro de Sergio Pérez, fez o mexicano ficar com a sexta posição, terminando atrás de Sainz e Hamilton, depois de ter largado à frente destes pilotos. Lando Norris viu a oportunidade para contabilizar alguns pontos para a McLaren, obtendo o sétimo lugar – principalmente em um fim de semana em que a dupla da Alpine não esteve no Top-10.
Pierre Gasly foi o oitavo colocado com a AlphaTauri. Destaque para Nyck De Vries, que em sua primeira corrida na Fórmula 1, terminou na zona de pontuação e ainda foi considerado o piloto do dia pela garra que teve nos duelos. Zhou Guanyu foi o décimo colocado com a Alfa Romeo, depois de pressionar De Vries até o final.
Brilliant effort from @nyckdevries on debut 💪
And a worthy winner of #F1DriverOfTheDay 👏#ItalianGP @salesforce pic.twitter.com/iGBNOGUdh6
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Com a corrida terminando em Safety Car, prejudicou principalmente a Ferrari que poderia buscar uma vitória, o mais prudente seria conduzir a corrida para uma bandeira vermelha, permitindo a reorganização do grid e uma relargada, para que a prova não terminasse desta forma, com um sabor amargo na boca da torcida da Ferrari e daqueles que esperavam um duelo mais justo. Mesmo com todas as alterações, ainda é possível errar com o uso do Safety Car.
A Fórmula 1 realiza agora uma pausa de duas semanas, retornando em Singapura para disputar a décima sétima etapa.
Saiba como foi o GP da Itália
Com nove pilotos punidos, o grid precisou ser reorganizado. Max Verstappen caiu para o sétimo lugar, depois de ter se classificado em segundo. Carlos Sainz largou da décima oitava posição, seguido por Lewis Hamilton, como os pilotos passaram por uma grande alteração no carro, foram obrigados a começar a prova do final do pelotão.
Who wants to see a starting grid? Anyone? 😉
How we're lining up for Sunday's race at Monza 👇#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/7AZ7xDhoRS
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Nyck de Vries estave ao lado de Max Verstappen, o piloto reserva da Mercedes, precisou ser acionado pela Williams, pois Alexander Albon está com apendicite.
Largaram com os pneus médios apenas Leclerc, Russell, Verstappen, De Vries e Ocon, enquanto o restante do pelotão começou a prova com os pneus médios.
Depois da largada autorizada, Leclerc manteve a primeira posição. Lando Norris largou mal com o carro praticamente apagando, caiu para a sétima posição e por lá ficou. Sainz era o décimo sexto antes do final da primeira volta, enquanto Hamilton disputava com Bottas o final do pelotão.
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⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️LIGHTS OUT AT MONZA!!!
Roars from the crowd as Leclerc maintains the lead!#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/gUQXJJCax3
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Antes do final da primeira volta, Verstappen se tornou o quarto colocado e na sequência o holandês realizou a ultrapassagem em Ricciardo na reta principal. Leclerc liderava a prova, acompanhado por Russell, Verstappen, Ricciardo, Gasly, Norris, Alonso, De Vries, Guanyu e Stroll. Os pilotos da Aston Martin duelavam pelo décimo lugar, com Stroll até fechando Vettel para defender a posição.
Durante a quarta volta, Sainz era o décimo terceiro colocado, com Pérez acompanhando o ritmo do piloto da Ferrari nas ultrapassagens. Por outro lado, Hamilton tinha assumido apenas agora a décima oitava posição, ultrapassando Schumacher.
No quinto giro foi a vez de Russell ser enquadrado por Verstappen, o holandês então se tornou o segundo colocado e passou a buscar Leclerc. Na sequência Pérez era pressionado por Ocon, com os dois pilotos travando um duelo pela décima terceira posição.
LAP 5/53
Make that P2 😮
Verstappen gets past Russell on the run down to Turn 1#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/E64FZtsn0V
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No oitavo giro Sergio Pérez antecipou a sua parada, o piloto substituiu os pneus médios pelos compostos duros. A pastilha do freio começou a pegar fogo, mas o mexicano se manteve em pista.
Sainz era o oitavo colocado na décima volta e buscava Alonso, o piloto da Alpine não apresentou resistência e rapidamente o espanhol foi perseguir, Norris pelo sexto lugar. Bastou uma volta para Sainz ganhar a posição do piloto da McLaren. Vettel começou a apresentar problemas e com a falta de potência precisou encostar o carro, abandonando a prova.
No décimo segundo giro a prova entrou em regime de Virtual Safety Car, para que o carro de Vettel fosse removido. Neste momento os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Russell, Ricciardo, Sainz, Gasly, Norris, Alonso, De Vries e Zhou. Leclerc foi chamado aos boxes, retornou para a pista com os pneus médios, ocupando a terceira posição. O monegasco passou a ser atacado por Ricciardo, mas na sequência Sainz estava buscando o piloto da McLaren, para mudar o foco do australiano.
LAP 13/53
Leclerc pits for medium tyres, Verstappen stays out on track and now leads the race#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/ZxccMLNcIU
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No giro seguinte foi a vez de Sainz concluir a ultrapassagem em Ricciardo. Gasly desafiou o australiano pelo quinto lugar, o francês cometeu um erro extravasando os limites de pista e devolveu a posição, por conta da vantagem que ganhou com a manobra.
Hamilton escalava o pelotão, mas com mais dificuldade que Sainz. O inglês assumiu a décima primeira posição, depois de concluir a ultrapassagem em Ocon e Stroll. Depois da troca Pérez estava preso no final do pelotão, o mexicano era o décimo oitavo colocado, separado por mais de cinco segundos de Bottas.
Depois de ter perdido posições na largada, Norris tentava se recuperar, o piloto da McLaren concluiu a ultrapassagem em Alonso para ficar com o sétimo lugar, para na sequência atacar Gasly, enquanto Ricciardo defendia o quinto lugar.
No giro 19 foi a vez de Gasly, Zhou e Stroll substituírem os pneus velhos, por compostos duros. Na volta seguinte chamaram Ricciardo, De Vries, Ocon e Tsunoda aos boxes. Apenas o piloto da Williams retornou ao traçado com os pneus médios, enquanto todos os outros competidores estavam com os pneus duros instalados.
E na volta 24, Russell realizou a sua parada, abandonando os pneus macios para usar os compostos duros. O piloto da Mercedes retornou para a pista ocupando o quarto lugar.
Com a volta 25 e a aproximação da conclusão da primeira metade da prova, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Russell, Norris, Alonso, Hamilton, Pérez, Schumacher e Bottas. Magnussen e Verstappen foram aos boxes para trocar os pneus. Leclerc retomou a liderança com cerca de nove segundos de vantagem para o holandês.
Hamilton dava prosseguimento a perseguição em Alonso, mas instantes depois realizou a ultrapassagem no espanhol para ficar com o sexto lugar. Entre os dez primeiros, Sainz, Norris, Hamilton, Alonso, Schumacher e Bottas ainda estavam trabalhando com os pneus que começaram a prova, os pilotos que já tinham passado pelos boxes, aguardavam a parada dos adversários.
LAP 27/53
Hamilton ⚔️ Alonso
Lewis gets past Fernando and moves up to P6 #ItalianGP #F1 pic.twitter.com/Cv5M1GTDhB
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Sainz seguiu para os boxes no giro 31, retornando na oitava posição, com pneus macios novos, para recuperar as posições perdidas com a parada. No giro seguinte, Alonso foi aos boxes, mas abandonou a prova, por conta de problemas.
LAP 33/53
Agony for Fernando in his 349th race
He's been asked to come in and retire the car #ItalianGP #F1 pic.twitter.com/S5AXEHnfsg
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Enquanto Sainz realizava a ultrapassagem em Pérez, Leclerc fez a sua segunda troca de pneus, retornando no segundo lugar com os pneus macios. Pouco depois foi a vez de Hamilton e Schumacher também substituírem os seus compostos. Hamilton retornou na décima segunda posição, mas preso no trenzinho do DRS liderado por Ricciardo.
Com 35 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Russell, Norris, Sainz, Pérez, Bottas, Ricciardo, Gasly e De Vries. Na volta seguinte Norris então abandonou os pneus médios, para usar os pneus macios. Norris retornou para a pista, em cima de Ricciardo, o companheiro de equipe realizou a ultrapassagem, enquanto Gasly duelou com Norris pela posição. Hamilton viu a oportunidade perfeita para fazer uma ultrapassagem dupla e assumir a sétima posição. Na volta 37 Hamilton eliminou a disputa com Ricciardo, ficando com o sexto lugar.
De Vries em sua primeira corrida na Fórmula 1 buscava Gasly pelo nono lugar, mas já estava dentro da zona de pontuação. Na volta 41, Stroll seguiu para os boxes, abandonando a corrida com problemas nos freios. Schumacher dividiu com Latifi a primeira curva a lado a lado, o piloto da Williams ainda deu o troco, mas na sequência Schumacher se confirmou na décima quarta posição.
No giro 43, Pérez realizou mais uma parada, retornando ao traçado com os pneus macios. O mexicano abandonou o quinto lugar para ocupar a sétima posição, por conta da aproximação de Hamilton.
Com a conclusão da prova se aproximando, De Vries ainda tentava segurar a décima posição, mesmo sofrendo ataques de Zhou. Neste momento da corrida os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc Russell, Sainz, Hamilton Norris, Pérez, Ricciardo, Gasly e De Vries.
Na volta 47, Ricciardo abandonou a prova com problemas, na sequência o Safety Car entrou na pista. Russell, Sainz e Norris aproveitaram o momento para realizar a troca de pneus. Pouco depois foi a vez de Verstappen e Leclerc também instalarem os pneus macios para o final da prova.
LAP 47/53
Ricciardo has pulled up at the side of the track
We have a ⚠️ SAFETY CAR ⚠️#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/ETbdMtFN9T
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Os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Russell, Sainz, Hamilton, Pérez, Norris, Gasly, De Vries e Zhou.
Sem tempo hábil para retomar o ritmo normal da corrida, a prova foi encerrada com o Safety Car. Max Verstappen recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, enquanto Charles Leclerc precisou se contentar com o segundo lugar, George Russell foi o terceiro. Bottas, assim como Tsunoda, Latifi e Magnussen perderam o time para ultrapassar o Safety Car enquanto as voltas estavam sendo recuperadas para o líder.
Correndo pela primeira vez, De Vries conquistou os seus primeiros pontos na Fórmula 1, ficando com o nono lugar.
RACE CLASSIFICATION (LAP 53/53)
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