AutomobilismoColunistasDestaquesFRECAPost

Com uma rodada de antecipação, Rafael Câmara é declarado campeão de 2024 da FRECA

Após grande atuação, Câmara conquista título da FRECA durante a 9ª etapa do campeonato, disputada em Barcelona

O brasileiro Rafael Câmara conquistou o título da Fórmula Regional Europeia by Alpine (FRECA) neste domingo (29) com uma rodada de antecipação.

O piloto da Prema fez a sua parte na Corrida 2 em Barcelona para obter o título. Na corrida em questão, era necessário o brasileiro obter mais que sete pontos de Tuukka Taponen, seu principal rival. O adversário finlandês abandonou a Corrida 2 ainda em seu início, quando na primeira curva se envolveu em um incidente, forçando a entrada do Safety Car.

Até o momento Câmara tinha acumulado seis vitórias, dominando principalmente a rodada em Spa-Francorchamps, onde obteve duas vitórias na mesma rodada. O competidor chegou à marca dos 266 pontos, com 10 pódios conquistados em 9 etapas, sendo duas corridas por evento. O atual segundo colocado, James Wharton foi aos 206 pontos, com duas vitórias em Barcelona. Após o abandono de Taponen o piloto deixa a rodada com 196 pontos.

A final acontece em Monza, entre os dias 26 e 27 de outubro, onde Câmara pode ampliar ainda mais a diferença.

Desde que avançou para os monopostos, Câmara coleciona bons resultados na base. Câmara faz parte da Academia de Jovens pilotos da Ferrari desde o final de 2021, uma oportunidade que surgiu depois de chamar a atenção logo no início da carreira.

Sua estreia na Europa como piloto da academia foi memorável, o brasileiro venceu em sua primeira corrida na disputada F4 Italiana. Além disso, o brasileiro impressionou na F4 dos Emirados Árabes Unidos, onde conquistou o vice-campeonato, apesar de ter perdido as três primeiras etapas do ano devido à Covid-19.

É esperado que no próximo ano, o jovem de 19 ano dispute a Fórmula 3 da FIA, dando o próximo passo na sua carreira. Andrea Kimi Antonelli que no próximo ano estará na Fórmula 1, guiando pela Mercedes ao lado de George Russell, conquistou o título da FRECA em 2023. O italiano, no entanto, teve a sua trajetória no automobilismo antecipada, correndo na Fórmula 2 em 2024 e sendo promovido para a principal categoria, com a saída de Lewis Hamilton para a Ferrari.

A FRECA é uma categoria bem importante para a formação de piloto que estão na trajetória para chegar à F1.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo