Nesta terça-feira (28) as dez equipes da Fórmula 1 se reuniram mais uma vez no Circuito de Yas Marina para a realização de um teste de pós-temporada em Abu Dhabi.
Os times tiveram a oportunidade de colocar os seus 20 carros em pista para realizar uma última avaliação, marcando o encerramento do ano da categoria. Dez carros foram ocupados por jovens pilotos para que eles tivessem a oportunidade de avaliar os carros das equipes e ganhar mais tempo e experiência com os equipamentos da Fórmula 1; enquanto os pilotos experientes trabalharam em testes dos pneus da Pirelli.
Esteban Ocon encerrou os testes de pós-temporada na liderança, ditando o ritmo desta última oportunidade de visualizar os carros da temporada 2023 ao guiar o carro da Alpine. O dia foi agitado em Abu Dhabi por conta do cronograma definido pelas equipes.
Com relação a distribuição dos pneus: os competidores trabalharam com uma alocação pré-estabelecida. O carro que foi designado para os testes de pneus, contou com o apoio de 10 conjuntos de compostos disponíveis para teste, sendo um C1, um C2, dois C5 e três conjuntos de C3 e C4 cada. Para o carro que foi disponibilizado para os jovens pilotos, cada competidor terá, dois conjuntos de C3 e C5, além de quatro conjuntos de C4.
A sessão foi dividida em uma atividade matinal e outra vespertina, no entanto, a primeira fase da atividade começou com 25 minutos de atraso, pois o helicóptero médico não estava em posição. Quando todos os preparativos estavam de acordo, a pista foi liberada e os pilotos tiveram a oportunidade de começar a obter quilometragem.
Após o atraso, tivemos uma nova interrupção que aconteceu cerca de meia hora depois da bandeira verde por conta de um vazamento de água na pista localizado entre as curvas 13 e 14. A situação ficou um pouco mais complicada por conta de uma substância oleosa que também tinha invadido a pista. A sessão precisou ser encaminhada para a bandeira vermelha até que o problema fosse corrigido com a limpeza de pista, com as equipes perdendo cerca de 25 minutos da sessão.
There’s currently a red flag in #F1Testing due to a water leak under the W Hotel bridge. The circuit team are working to dry out to surface to allow us to run again. #HaasF1 pic.twitter.com/KRzgI0CuPX
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) November 28, 2023
Outro novo problema surgiu, mas desta vez por meios mais tradicionais. George Russell provocou a segunda bandeira vermelha, após o carro do piloto britânico apresentar um problema técnico que ocasionou a falha do carro e fez o britânico lidar com uma batida no Circuito de Yas Marina. Russell já tinha completado 58 voltas quando bateu o W14, o competidor não se machucou. Com o carro retornando aos boxes a Mercedes começou a verificação do equipamento.
George's day of testing in Abu Dhabi comes to an early end after an accident caused by a car failure
We have the car back and have already begun investigations into what caused the accident
Most importantly, George is completely OK 💪 pic.twitter.com/hD8cqbpm2d
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) November 28, 2023
A paralisação provocada por George Russell provocou mais um atraso de 25 minutos. Para o time alemão a atividade encerrou mais cedo de um lado da garagem. Lewis Hamilton não foi escalado para participar dos testes de pós-temporada.
Com essa pausa, as equipes que tinham dividido a atividade entre os seus dois pilotos titulares, começaram a trabalhar nos boxes para alterar as configurações dos carros, se preparando para passar iniciar o cronograma do segundo competidor.
A pista ficou mais vazia em decorrência dos trabalhos que eram realizados nos boxes, desta forma poucos momentos de fato chamaram a atenção. Jake Dennis escalado pela Red Bull para participar da atividade como piloto novato, acabou rodando com o carro da equipe na Curva 12, mas conseguiu salvar o equipamento evitando uma nova interrupção. Zak O’Sullivan com o equipamento da Williams, também rodou na curva 1, gerando a sinalização por bandeiras amarelas, restava pouco mais de uma hora de atividade.
Uma terceira interrupção ocorreu quando restavam 37 minutos para o final, pois Ayumu Iwasa com o carro da AlphaTauri ficou parado na última curva, levantando uma nuvem de fumaça.
A broken down AlphaTauri of Ayumu Iwasa. Plenty of smoke belching from the back… #F1 pic.twitter.com/A9pAkWuLRI
— Thomas Maher (@thomasmaheronf1) November 28, 2023
Por volta das 11 da manhã, horário local Carlos Sainz liderava os testes guiando pela Ferrari, o piloto obteve a marca de 1m25s168, mas os tempos eram bem mais altos do que os observados ao longo do fim de semana da disputa do GP de Abu Dhabi. Sergio Pérez era o segundo colocado, acompanhado por Oscar Piastri da McLaren. Felipe Drugovich entre os jovens era o que detinha o melhor tempo na casa de 1m26s265, concedendo ao brasileiro a quarta posição na tabela de tempos, seguido de perto por Robert Shwartzman (1m26s267) com o segundo carro da Ferrari.
Esteban Ocon foi o mais rápido da sessão anotando 1m24s393, com o piloto da Alpine completando 110 voltas. Pato O’Ward que estava avaliando o equipamento da McLaren em mais uma oportunidade de realizar testes com a equipe britânica, faturou o segundo melhor tempo do dia com 1m24s662. O mexicano completou 103 voltas e se tornou o novato com a melhor marca no traçado. Frederik Vesti da Mercedes ocupou a terceira posição da tabela com 1m24s679 e 106 giros no traçado.
Sergio Pérez chegou à marca de 117 giros, com o tempo de 1m34s715. Os seis primeiros colocados estavam bem próximos, Carlos Sainz fechou o dia na quinta posição com 1m24s799, contra 1m24s827 de Fernando Alonso. Os dois pilotos espanhóis do grid dividiram a sua carga de trabalho com os seus respectivos companheiros de equipe.
Nesta última análise do ano, os times aproveitam o momento para avaliar os carros uma última vez, até pensando no próximo ano pois os regulamentos não vão sofrer grandes alterações. Essa é uma oportunidade de a Pirelli conduzir um teste de pneus e apresentar os compostos que serão trabalhados na próxima temporada.
⏱️ Fastest times from the #F1 post-season test at Abu Dhabi
That's a wrap on the 2023 season 🥹 #Fit4F1 pic.twitter.com/t4mf5t2CjH
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) November 28, 2023
No entanto, os pneus da Pirelli que serão usados em 2024, serão idênticos a construção dos compostos deste ano. A fornecedora de compostos apenas vai eliminar o uso do pneu C0, desta forma a gama retorna a conter apenas cinco tipos de pneus, pois o composto mais duro da gama não foi utilizado em 2023.