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Com pole de Lando Norris, McLaren conquista dobradinha na Itália

Na casa da Ferrari, McLaren brilha e fecha primeira fila em Monza. Lando Norris fatura a pole ao cravar 1m19s327. Max Verstappen começa corrida ocupando 7ª posição

Lando Norris confirma mais uma vez a grande performance da McLaren e se estabelece como o pole do GP da Itália neste sábado (31). O britânico conquistou a sua quinta pole da carreira ao cravar 1m19s327, mantendo o bom desempenho da Bélgica, enquanto a Red Bull vive um apagão.

Na última volta do Q3, o piloto conseguiu melhorar ainda mais a sua primeira marca, não deixando espaço para ser superado por outro competidor. Oscar Pistri faturou o segundo lugar, fechando a primeira fila para a McLaren, mas será investigado após o encerramento do treino livre por uma liberação insegura que aconteceu durante a classificação. O seu carro quase atingiu Max Verstappen na fast-line.

George Russell conseguiu melhorar o seu desempenho no último giro e saltou para o terceiro lugar, se posicionando à frente da Ferrari. Charles Leclerc começará a prova ocupando o quarto lugar, acompanhado por Carlos Sainz que foi o quinto colocado. No entanto, o espanhol assim como Piastri será investigado por atrapalhar Verstappen no pit-lane.

Lewis Hamilton se estabeleceu como o sexto colocado, anotando 1m19s513. Max Verstappen e a Red Bull provaram que não estão bem acertados para Monza, a equipe priorizou ao longo de todo o fim de semana o ritmo de corrida. O holandês precisou se contentar com o sétimo lugar, enquanto Sergio Pérez foi o oitavo colocado.

Alexander Albon representou a Williams na nona posição, seguido por Nico Hülkenberg da Haas.

O estreante Franco Colapinto quase avançou para o Q2, mas por um erro, começará a corrida ocupando o décimo oitavo lugar.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP da Itália.

Saiba como foi a classificação do GP da Itália

Depois de Lewis Hamilton liderar dois treinos livres, a Fórmula 1 se encaminhou para a classificação do GP da Itália.

Quando a sessão foi iniciada a temperatura na pista estava na casa dos 50 °C, com 33 °C no ambiente. Era uma preocupação para todos os competidores, por conta da utilização dos pneus macios nesta sessão. Os pilotos precisavam administrar a temperatura dos compostos ao máximo, evitando que eles percam a performance antes do final da volta rápida.

Q1

Com o início do Q1, os pilotos eram encaminhados com pneus macios novos. Logo os primeiros tempos surgiram na tabela, com a dupla da Haas na casa de 1m20s. A Ferrari não perdeu tempo para liberar os seus pilotos e Charles Leclerc cravou 1m20s074.

Carlos Sainz precisou abortar a volta rápida por um erro ao passar além dos limites de pista. O espanhol então se preparou para uma nova tentativa de volta rápida, seguindo aos boxes para que a equipe realizasse uma checagem do assoalho. O dono do carro #55 conta com um novo motor para a etapa, podendo exigir mais do equipamento.

Oscar Piastri também errou, mas no terceiro giro do pneu macio inicial, cravou 1m20s488. Por outro lado, Lando Norris chegou a marcar de 1m19s911 com a McLaren para assumir a primeira posição.

Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Verstappen, Russell, Hamilton, Piastri, Alonso, Hülkenberg, Albon e Magnussen.

Grande parte dos pilotos se laçou aos boxes para instalar um novo pneu macio. Leclerc tentou outra volta rápida com o primeiro pneu macio usado, mas permaneceu na segunda posição. Sainz por sua vez, abandonou o final da tabela para ocupar o terceiro lugar com a marca de 1m20s149.

Na zona de eliminação estavam: Colapinto, Tsunoda, Bottas, Pérez e Zhou.

Oscar Piastri foi liberado em cima de Max Verstappen, o incidente foi notado pelos comissários e pode render uma punição para o australiano.

Nos últimos segundos de sessão, Colapinto extravasou os limites de pista na curva 7 e ficou perto de lidar com uma batida. Kevin Magnussen extravasou os limites de pista, gerando uma bandeira amarela que atrapalhou outros competidores.

Ricciardo conseguiu fugir da eliminação, mas fez com que Tsunoda fosse empurrado para o décimo sexto lugar. Colapinto cometeu um erro e sua volta foi prejudicada, permanecendo na zona de eliminação.

Eliminados

16) Yuki Tsunoda – 1m20s945
17) Lance Stroll – 1m21s013
18) Franco Colapinto – 1m21s061
19) Valtteri Bottas – 1m 21s101
20) Zhou Guanyu – 1m21s445

Q2

O início do Q2 foi atrasado em alguns minutos para limpeza da pista, pois quando Franco Colapinto passou pela brita, acabou carregando sujeira para o traçado.

Com a liberação da pista, alguns pilotos foram enviados para a pista com pneus macios usados. A McLaren, por outro lado, optou por não perder tempo e já trabalhar com pneus macios novos.

Rapidamente Leclerc cravou 1m20s296 para se tornar o líder da sessão, separado de Sainz por apenas 0s032. Não demorou para a Ferrari perder a ponta para a dupla da McLaren. Norris estabeleceu 1m19s727m enquanto Piastri tinha 1m19s808 em uma diferença de apenas 0s081.

Quando todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, os eliminados eram: Alonso, Magnussen, Gasly, Ocon e Ricciardo. Por outro lado, Lewis Hamilton mostrou completo domínio para anotar 1m19s641 com a Mercedes.

A Ferrari aproveitou uma pista mais livre para liberar sua dupla e permitir que eles andassem com um jogo de macios novos. Sainz assumiu o terceiro lugar com 1m19s799, contra 1m20s007 que rendeu ao monegasco apenas o sétimo lugar.

Nos últimos 4 minutos os pilotos mais uma vez retornaram ao traçado em busca de disputar a última fase da classificação. Fernando Alonso e Daniel Ricciardo não conseguiram chegar ao Q3. Nico Hülkenberg representou a Haas na última fase da sessão.

Eliminados

11) Fernando Alonso – 1m20s421
12) Daniel Ricciardo – 1m20s479
13) Kevin Magnussen – 1m20s698
14) Pierre Gasly – 1m20s738
15) Esteban Ocon – 1m20s766

Q3

Na primeira liberação para o Q2, Pérez, Albon e Hülkenberg estavam com os pneus macios velhos. Nos boxes Max Verstappen quase foi acertado por Carlos Sainz gerando mais uma investigação para os comissários.

Assim que os dez pilotos registraram uma volta rápida, Lando Norris era o pole provisório com a marca de 1m19s401. Oscar Piastri se estabeleceu na segunda posição com 1m19s436, separados por 0s035. Na sequência estavam os dois pilotos da Mercedes, os dois da Ferrari e os dois as Red Bull. Enquanto Hülkenberg e Albon completavam o top-10.

Uma nova saída dos boxes aconteceu restando três minuto para o final. Dessa vez todos os competidores estavam com pneus macios novos instalados.

Lando Norris se estabeleceu como o pole do GP da Itália, melhorando o seu tempo para 1m19s327 no giro final. Mesmo Oscar Piastri não conseguiu desafiar o companheiro de equipe. George Russell se desgrudou de Lewis Hamilton que saltou para o terceiro lugar com o tempo de 1m19s440.

Encerramento da classificação do GP da Itália – Foto: reprodução Fórmula 1

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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