AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Com novo regulamento, F1 abre pré-temporada em Barcelona sob sigilo das equipes

Primeira fase de avaliações será realizada a portas fechadas, sem transmissão e com foco absoluto na confiabilidade dos novos carros e motores

A pré-temporada da Fórmula 1 foi dividida em três fases, a primeira acontece logo ao final deste mês, no Circuito de Barcelona-Catalunha. A categoria terá mais duas sessões no Bahrein, acontecendo em fevereiro para dar chance de os times concluírem as suas avaliações e se preparar para mais um novo e longo campeonato.

A fase inicial não terá transmissão como vinha acontecendo nos últimos anos; embora essa seja uma temporada com muitas novidades, por conta de todas as mudanças aerodinâmicas, implementação de novos sistemas e a introdução de um novo motor, apenas a fase no Circuito do Sakhir poderá ser conferida pelo público de modo geral.

As equipes não são obrigadas a participar da fase de testes em Barcelona, mas de modo geral eles devem fazer uso da sessão para iniciar as suas verificações. A primeira atividade ocorre entre os dias 26 de janeiro até 30 de janeiro – sendo cinco dias de sessão em pista, mas cada uma das equipes só pode participar de três dias.

Esses dados são extremamente valiosos, mas sensíveis para os times, esse será o momento que eles realizarão a correlação dos dados obtidos nas fábricas, com o comportamento dos equipamentos em pista.

Por precauções internas das equipes, especialmente ligadas a questões de confiabilidade, o primeiro teste será realizado de forma privada. Com isso, não haverá transmissão oficial, nem acesso da imprensa neste estágio inicial dos trabalhos.

O teste será realizado a portas fechadas, porém com a presença de uma equipe reduzida da Fórmula 1, responsável por registrar conteúdos pontuais, como rápidas entrevistas com pilotos, engenheiros e integrantes dos times. Além disso, as equipes foram encorajadas a divulgar informações por meio de seus próprios canais, embora ainda não esteja claro quantas aderirão à proposta e o nível de detalhes que será compartilhado.

A Fórmula 1 transformou os testes de pré-temporada do último regulamento em um evento da categoria, além da transmissão ao vivo, a cronometragem em tempo real, com acesso em tempo integram ao público que assina a F1TV, foi disponibilizado. Em Barcelona, neste ano, a ideia é que os times realizem as suas avaliações em privacidade, como aconteceu muitas vezes anteriormente, onde o foco principal deles é a coleta de dados, em um circuito muito rico para as análises.

Alguns times estão tomando ainda mais cuidado para a fase em Barcelona, onde, por exemplo: McLaren e Cadillac vão usar pinturas camufladas, para evitar uma análise dos seus carros pelos rivais.

CONFIRA: Cadillac aposta em pintura camuflada para primeira fase de testes em Barcelona

Os fabricantes de motores, também tem certo receio para essa fase, pois em 2014, quando a categoria passou por uma mudança grande nas unidades de potência, ocorreram vários problemas. A McLaren passou um dia inteiro nos boxes, enquanto a quilometragem foi bem baixa, dada a extensão das sessões.

Como os testes de pré-temporada são muito atrelados a confiabilidade e quilometragem, é possível que nessa fase inicial as equipes passem muito tempo operando os seus carros na garagem, com meras voltas de instalação ao longo do dia. Bandeiras vermelhas e carros parados na pista são muito esperados para esse começo, então é plausível que os times não queiram esse tipo de atenção em um primeiro momento.

Muito se fala sobre a avaliação dos carros não ser pautada ou diagnosticada pelos tempos de volta, mas sim pelas trocas de informação, piloto e equipe, além de cumprir com o cronograma estipulado para aquele dia.

A segunda fase dos testes será realizada 11, 12 e 13 de fevereiro e a segunda ocorre entre 18 e 20 de fevereiro. A SporTV passará parte das sessões de testes, para que o público possa acompanhar os acontecimentos, com exibição iniciando às 9h.

O Circuito de Melbourne, na Austrália, será novamente palco da abertura do campeonato entre os dias 6 e 8 de março.

Lançamento das equipes de Fórmula 1 2026 – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading