ColunistasFórmula 1Post

Com melhor estratégia, Hamilton vence corrida em Ímola, Ricciardo vai ao pódio e Mercedes conquista 7º título de construtores

O GP da Emilia-Romagna poderia ser uma corrida fácil para Valtteri Bottas, mas não foi assim, o finlandês até saiu na liderança, deixou Max Verstappen e Lewis Hamilton brigarem pela segunda posição, mas com as paradas realizadas, o inglês da Mercedes voltou a dar show.

Lá na volta 20 quando Bottas respondeu a parada de Verstappen, Hamilton optou por permanecer na pista e assumiu a liderança da prova, desta forma o inglês passou a distribuir as famosas voltas voadoras, ampliando a distância para o finlandês que estava mais preocupado com Verstappen.

Com este tipo de manobra, Hamilton ficou tranquilo na liderança, conseguindo mais de 27 segundos de vantagem para Bottas. O inglês só realizou a sua troca de pneus na volta 30, quando o Safety Virtual foi acionado por conta do abandono de Esteban Ocon, ele retornou na liderança e seguiu na corrida com tranquilidade até o momento de virada da prova.

Max Verstappen realizou a ultrapassagem em Bottas na volta 37, o piloto da Mercedes que estava com o assoalho danificado começou a perder pressão aerodinâmica e rendimento e com dois erros cometidos, o holandês chegou e passou. Mas a corrida ainda não estava decidida, e na volta 52 muita coisa mudou.

Verstappen que era o segundo colocado, abandonou após o pneu traseiro direito estourar, o Safety Car entrou na pista e reuniu todo mundo. Alguns pilotos aproveitaram o momento para realizar uma segunda troca de pneus para melhorar o seu desempenho para o final da prova, e grande parte do grid partiu para os pneus macios.

Na relargada Hamilton permaneceu na liderança completando as últimas voltas da prova para vencer a 93ª corrida da carreira, enquanto Valtteri Bottas ficou com a segunda posição, o resultado da equipe alemã, junto de uma boa temporada realizada pelo time, garantiu o sétimo título de construtores para a Mercedes.

 

Mas o pódio contou com uma pessoa bem diferente, Daniel Ricciardo que havia conseguido um pódio no GP de Eifel, terminou a corrida em Ímola na terceira posição. A Renault traçou uma estratégia diferente para o australiano, manteve ele na pista mesmo com um pneu que já tinha diversas voltas e assim Ricciardo que era o quinto colocado se deparou com o abando de Verstappen e a parada de Pérez, e desta forma ele foi para a terceira posição.

O pódio foi comemorado com o shoey de Hamilton e Ricciardo.

Daniil Kvyat que figurava entre os dez, representou a AlphaTauri nos pontos, já que Pierre Gasly abandonou a corrida no início da prova. Kvyat aproveitou a relargada para ultrapassar Charles Leclerc e assumir a quarta posição, deixando o monegasco ser atacado por Sergio Pérez.

As últimas voltas da corrida se aproximaram, já que o Safety Car só deixou a pista no final da volta 57. Leclerc conseguiu segurar a quinta posição se defendendo até o fim dos ataques do mexicano.

Renault x Racing Point e McLaren

O campeonato de construtores segue em uma diferença mínima, com o resultado atual Ricciardo somou quinze pontos para a Renault e foi para 135 pontos; os oito pontos conquistados por Pérez, deixam a Racing Point com 134, enquanto a McLaren somou 10 com a sétima e oitava posição, conquistadas por Carlos Sainz e Lando Norris respectivamente. Desta forma a Mclaren fica empatada com a RP. A Fórmula 1 vai disputar mais quatro corridas, para concluir o campeonato de 2020.

Ainda na zona de pontuação é importante dizer que a Alfa Romeo conquistou mais três pontos com Kimi Raikkonen e Anotonio Giovinazzi, os dois carros terminaram na zona de pontuação em Ímola. Na sexta-feira o time italiano confirmou a permanência da dupla de pilotos atual para o campeonato de 2021.

A Williams bateu na trave mais uma vez, George Russell tinha chances de conquistar o seu primeiro ponto, mas acabou perdendo a traseira do carro na volta em que o Safety Car estava no circuito. Nicholas Latifi terminou em décimo primeiro, o piloto não conseguiu se aproximar de Giovinazzi para tentar conquistar este ponto para o time.

Quinze pilotos terminam a corrida

Sebastian Vettel poderia aparecer na zona de pontuação, mas após uma boa corrida realizada pelo alemão, a Ferrari não conseguiu garantir o mesmo durante o pit-stop, eles enfrentaram problemas para realizar a troca de dois pneus e o alemão perdeu toda a vantagem conquistada durante a prova.

Lance Stroll teve uma asa danificada e perdeu espaço na prova, enquanto Romain Grosjean não conseguia imprimir ritmo com a Haas. No entanto Alexander Albon acabou se envolvendo em um toque com Pérez na relargada, rodou e quase levou os carros da McLaren, mas no final só caiu para a décima quinta posição e terminou mais uma vez fora da zona de pontuação, quando o time já estava com um dos carros fora da prova.

O abandono de Kevin Magnussen foi explicado por conta da dor de cabeça que o piloto estava sentindo, enquanto os carros de Ocon e Gasly tiveram problemas. 

A queda de desempenho de Bottas foi explicado por uma peça da Ferrari que ficou presa ao carro de Bottas. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo