A primeira sessão de treinos livres realizada nesta sexta-feira (16) foi bem movimentada, uma disputa intensa entre os carros da Mercedes com a Ferrari, que se enfrentavam pela liderança. Valtteri Bottas conseguiu superar o companheiro de equipe e fechou a atividade na primeira posição, após anotar 1m16s564 de pneus macios. Lewis Hamilton ficou com a segunda posição separado por 0s041.
Max Verstappen também entrou na disputa pela ponta, mas teve que se contentar com a terceira posição, anotando 1m16s622 – vale lembrar que Sergio Pérez ficou com o décimo sexto lugar, já que neste TL1 acabou batendo com Esteban Ocon e ficou com o carro, já que a sua roda traseira esquerda ficou amassada após o toque.
Como dito, Charles Leclerc fechou na quarta posição, acompanhado por Pierre Gasly – que também imprimiu um ritmo forte com a AlphaTauri – seguido de perto por Carlos Sainz – que liderou grande parte da sessão.
A dupla da Williams também está chamando a atenção, principalmente com Nicholas Latifi fechando em nono lugar e George Russell em décimo primeiro, os pilotos tentaram se manter entre os dez, enquanto todos estavam investindo em voltas rápidas pelo circuito e testavam os compostos duros e macios.
Ainda é só o começo, mas algumas equipes e pilotos já estão roubando a cena, principalmente em uma disputa interna da Ferrari.
Por conta de um problema na pista (com a fibra), os dados da transmissão não estavam chegando para o centro de distribuição em Londres, durante o primeiro treino livre não tivemos acesso aos gráficos ou os dados dos pneus.
Saiba Como foi o primeiro Treino Livre em Ímola
Três semanas após o GP do Bahrein, os pilotos e equipes estão em Ímola para a disputa do segundo GP da temporada.
Com temperaturas baixas – 23°C com 12°C no ambiente – bem diferente do que as equipes lideram durante a primeira prova da temporada.
Antonio Giovinazzi foi o primeiro piloto a registrar tempo, o italiano tinha 1m30s224, mas rapidamente outros pilotos começaram a ter tempo aferidos na pista e a marca do italiano com a Alfa Romeo foi superada.
Nikita Mazepin voltou a chamar a atenção, o piloto da Haas que não completou nenhuma volta no GP do Bahrein, rodou na Rivazza em sua volta de verificação no circuito italiano, após ir para a brita, retornou para os boxes com os pneus danificados.
An early spin for Nikita Mazepin in his first European FP1
Meanwhile, Lewis Hamilton goes quickest just over ten minutes into the session ⏱️#ImolaGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/zWGcRZ20O8
— Formula 1 (@F1) April 16, 2021
Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Sainz, Pérez, Bottas, Verstappen, Russell, Latifi, Raikkonen, Giovinazzi, Stroll e Vettel. O espanhol da Ferrari anotou 1m18s764, mas pouco depois Hamilton assumiu a ponta com 1m18s257.
Na pista italiana, Carlos Sainz seguia imprimindo um ritmo forte e deu o troco em Hamilton quando registrou 1m17s682. Os pilotos estavam trabalhando principalmente com os pneus duros – compostos que foram escolhidos para seguir até o final, na corrida do ano passado, em Ímola geralmente só é necessária uma parada nos boxes.
Outro estreante na Fórmula 1 era visto rodando, Tsunoda acabou na brita na Tamburello, o japonês logo retornou para o circuito e começou a limpar os pneus, tentando permanecer na pista para investir no registro de voltas rápidas.
Com vários pilotos na pista o tráfego estava intenso e era possível ver alguns pilotos atrapalhando os outros.
Com quase meia hora de atividades realizadas no circuito, Pierre Gasly com a AlphaTauri assumiu a ponta com 1m17s470 – também utilizando os pneus duros.
Quando os pilotos entraram na última meia hora de atividades, os dez primeiros eram: Gasly, Sainz, Hamilton, Verstappen, Stroll, Ocon, Bottas, Latifi, Norris e Pérez. Leclerc era o único piloto sem tempo aferido, o monegasco foi para a pista, completou apenas uma volta de verificação e retornou para os boxes.
LEIA MAIS: Preview – A seleção de pneus para o GP da Emilia-Romagna
Antonio Giovinazzi passou a trabalhar com os pneus macios – C2 – e logo saltou para a sétima posição, após anotar 1m18s437. Os tempos começaram a despencar mais uma vez, principalmente com os pilotos investindo no composto mais macio do fim de semana.
Com cerca de 22 minutos de atividade, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Sergio Pérez e Esteban Ocon ficaram parados na saída da Tamburello. O mexicano foi mostrado com o pneu estourando, a roda amassada e rodando – e realmente ocorreu um toque com o piloto da Alpine, já que a roda dianteira direita do rival também estava danificada.
RED FLAG 🔴
The session is halted as Sergio Perez has a problem with his rear left wheel – and Esteban Ocon suffers collateral damage 👀
Both are out of their cars and their FP1 is over #ImolaGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/aZKrVqdAGm
— Formula 1 (@F1) April 16, 2021
Restando cerca de 13 minutos para o encerramento da sessão, a pista foi liberada mais uma vez e os pilotos começaram a dar os seus últimos giros no TL1. Finalmente Charles Leclerc retornou para a pista – ainda sem a Ferrari informar o que impediu o monegasco de participar do início da atividade.
Com os pneus macios, Sainz melhorou a sua marca e anotou 1m17s197. A Williams acabava chamando a atenção, pois estava com os carros entre os dez, Latifi (1m17.739) era o sexto colocado, com Russel em oitavo (1m17s866).
Os últimos minutos foram intensos com os pilotos trabalhando as voltas raídas com os pneus macios. Hamilton assumiu a liderança superando o espanhol por 0s305, anotando 1m16s892 também utilizando os pneus macios.
A Ferrari voltava a chamar a atenção, Leclerc que estava na décima primeira posição, saltou para o segundo lugar quando anotou 1m16s909, no entanto Max Verstappen também entrou na briga e roubou a ponta que até então era de Hamilton, com 1m16s622.
Os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Leclerc, Gasly, Bottas, Sainz, Alonso, Stroll, Latii e Ricciardo.
Com a sessão já encerrada, Valtteri Bottas conseguiu a ponta com 1m16s564, seguido por Hamilton com 1m16s605. Verstappen ficou com a terceira posição, acompanhado por Leclerc e Gasly.
A sessão encerrou com a bandeira vermelha, após Mazepin rodar mais uma vez e bater um pouco antes da entrada dos boxes.
Ao final da atividade o chefe de equipe da AlphaTauri, Franz Tost, disse que um problema elétrico na unidade de potência acabou limitando a atividade de Yuki Tsunoda, que fechou o TL1 na última posição.
🏁 TOP TEN: FP1 🏁
BOT 📸
HAM
VER
LEC
GAS
SAI
ALO
STR
LAT
RIC#ImolaGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/AAAD8wIHbR— Formula 1 (@F1) April 16, 2021