A etapa de Bristol da NASCAR Cup Series foi marcada por uma série de problemas com os pneus da Goodyear, que tiveram problemas excessivos de desgaste e com furos diversos prejudicando boa parte do grid. Com isso, a corrida no Coliseu foi definida em quem tratou melhor a borracha e em quem parou nos boxes no momento certo. Melhor para Denny Hamlin, que conquistou sua primeira vitória no ano.
O drama em uma das pistas de menor extensão da NASCAR foi percebido logo de cara, com os pneus durando menos de 50 voltas, sendo que o ciclo de paradas esperado era para durar pelo menos o dobro disso. A situação ficou tão crítica que a própria Goodyear liberou um jogo a mais de pneus para cada carro. Mesmo assim, não foi o suficiente para atender a demanda.
Assim, os pilotos tiveram de fazer uma corrida de mais cautela e economizar no ritmo para manter os compostos em melhor nível. No entanto, muitos pilotos sofriam com a queda de performance no fim do ciclo e perdiam muitas posições, embaralhando o grid completamente.
A equipe que estava mais competitiva era a Joe Gibbs Racing, que teve seus quatro carros ponteando boa parte da corrida, mas Ty Gibbs e Christopher Bell sofreram mais com os pneus e perderam a chance de brigar pela vitória. Assim, o duelo final pela vitória ficou entre Denny Hamlin e Martin Truex Jr.
Hamlin liderava, mas acabou encaixotado pelos retardatários e foi superado por True faltando 30 voltas para o fim, mas o mesmo tráfego intenso que atrapalhou o piloto do carro número 11 acabou o ajudando e Hamlin recuperou a ponta faltando 17 giros para a bandeirada para não perder mais.
Brad Keselwski ficou em terceiro seguido por dois pilotos da Hendrick: Alex Bowman arriscou atrasar ao máximo a sua parada final e, com pneus mais novos, subiu no grid e garantiu o quarto lugar, à frente de Kyle Larson, que foi o último dos cinco pilotos que completaram a prova na volta do líder.
A NASCAR Cup Series volta no próximo domingo com sua primeira corrida em circuito misto no ano. A prova será realizada no Circuito das Américas, em Austin.
Top-10 da etapa de Bristol:
1 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
2 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
3 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
4 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
5 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
6 – John Hunter Nemechek (Legacy Motor Club/Toyota)
7 – Chris Buescher (RFK/Ford)
8 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
9 – Ty Gibbs (Joe Gibbs/Toyota)
10 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
Classificação da temporada regular:
Classificados por vitória: Kyle Larson, Denny Hamlin, Christopher Bell, William Byron e Daniel Suárez (1)
Classificação por pontos: (diferença em relação à zona de corte)
Martin Truex Jr +75
Ty Gibbs +68
Ryan Blaney +67
Chase Elliott +42
Ross Chastain +41
Tyler Reddick +27
Alex Bowman +22
Brad Keselowski +15
Chris Buescher +14
John Hunter Nemechek +14
Kyle Busch +12
Michael McDowell -12
Bubba Wallace -15
Chase Briscoe -15
Erik Jones -21