ColunistasDestaquesFórmula EPost

Com cronômetro zerado Sébastien Buemi salta para a ponta e lidera TL1 em Hyderabad

Neste primeiro contato com o circuito, alguns acidentes aconteceram durante a atividade. Buemi conseguiu aferir o melhor tempo e se destacou com a Envision

A Fórmula E disputará neste sábado (11) o ePrix de Hyderabad, primeira prova que a categoria elétrica realizará na Índia. Mas nesta sexta-feira os pilotos foram para a pista para fazer o reconhecimento do traçado e utilizar 30 minutos do TL1 para verificar os seus equipamentos. Sébastien Buemi encerrou a sessão na liderança, depois de estabelecer 1m15s088 depois do cronômetro zerado, mas a atividade foi marcada por atrasos e uma batida forte do líder do campeonato.

Quando os pilotos foram para a pista a temperatura no traçado estava na casa dos 34°C, com 32°C no ambiente. A atividade começou com 45 minutos de atraso por motivos de força maior, o diretor de prova explicou que eles estavam enfrentando problemas, mas não especificou o ocorrido.

Assim que a pista foi liberada os competidores tentaram não perder mais tempo e logo se encaminharam para o traçado. Mas após 4 minutos de sessão, uma bandeira vermelha pintou na pista, pois Pascal Wehrlein bateu forte na barreira de contenção da curva 18. O piloto da Porsche perdeu o controle da traseira do carro, rodou e ao atingir a barreira, o carro ficou bem danificado.

Imediatamente Scot Elking solicitou aos pilotos para tomar cuidado naquela parte do traçado, principalmente para não atingir o alemão que estava parado no circuito esperando atendimento. Wehrlein que é o atual líder do Campeonato deixou o carro andando e retornou aos boxes da equipe.

O cronômetro continuou em regressiva por ser um treino livre, desta forma os pilotos tinham pela frente apenas 20 minutos de sessão. Nenhum dos pilotos contava com tempo aferido na tabela, então começaram a se preparar mais uma vez para voltar as suas verificações na segunda saída dos boxes.

Com a atividade reestabelecida a direção de prova testou a Full Course Yellow no circuito de Hyderabad, mas rapidamente a pista estava liberada para as voltas rápidas.

Buemi e Mortara foram os primeiros a registrar tempo no traçado, com o primeiro obtendo 1m18s345, contra 1m18s901. Rapidamente Hughes anotou 1m17s485 para assumir a liderança.

Aos poucos as posições foram se alternando, pois os competidores estavam melhorando as suas marcas. René Rast foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m16s697. Hughes perdeu a traseira do seu carro da McLaren e ficou próximo de estampar o muro.

Restando dez minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Rast, Vandoorne, Nato, Câmara, Vergne, Mortara, Rowland, Cassidy e Hughes. Pouco depois foi a vez de Mortara tocar na traseira do carro de Ticktum, pois o piloto da NIO estava mais lento, na sequência os pilotos retornaram aos boxes na sequência.

Apenas os pilotos da Andretti e os dois competidores da Porsche não participaram do TL1. Wehrlein foi forçado a ficar de fora por conta da batida.

Depois de uma breve passagem aos boxes, quando retavam cerca de 5 minutos para o encerramento da sessão, Mortara surgiu na ponta com 1m15s977, mas foi superado por Buemi que anotou 1m15s695.

Nos últimos dois minutos de atividade, Câmara surgiu na ponta com 1m15s531, o brasileiro era acompanhado por Bird, Buemi, Evans, Vandoorne, Vergne, Mortara, Ticktum, Nato e Guenther.

Os pilotos encerraram o TL1 ainda tentando melhorar as suas marcas, passando mais próximos do muro e tentando segurar a traseira dos carros que guiavam.

Com o cronômetro zerado Sébastien Buemi ficou com a liderança, acompanhado por Stoffel Vandoorne, os pilotos superaram o tempo obtido por Sergio Sette Câmara, empurrando o brasileiro para o terceiro lugar.

Os pilotos que estavam no traçado tiveram a oportunidade de testar a largada, antes de encerrar o primeiro dia de atividades na Índia.

Resultado do TL1 realizado na Índia – Foto: reprodução Fórmula E

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo