A corrida da F2 em Monza, na Itália durante este sábado (31) foi bem movimentada. Oliver Bearman se deu melhor e conseguiu faturar a sua segunda vitória da temporada 2024. O piloto da Prema imprimiu um ritmo forte e foi buscar os adversários, fazendo ultrapassagens decisivas para aproveitar a chance de uma vitória com a equipe da casa.
O piloto que guiará pela Haas no próximo ano, tem enfrentado um campeonato de altos e baixos, mas fez uma grande prova neste sábado, com ultrapassagens decisivas deixou o oitavo lugar rapidamente.
Victor Martins e Joshua Düksen completaram o pódio, defendendo a ART Grand Prix e a AIX Racing. Enzo Fittipaldi começou a corrida da pole, mas logo foi superado por Pepe Martí, nas voltas seguintes o brasileiro lidou com um problema em decorrência de ter travado os pneus no início da prova. O brasileiro tentou se manter no duelo, mas terminou a prova ocupando apenas o sétimo lugar.
Destaque para Gabriel Bortoleto, o brasileiro da Invicta começou a corrida do final do pelotão e escalou o grid para finalizar a prova ocupando o oitavo lugar, garantindo um ponto. Ficou perto de fazer a melhor volta da corrida, mas Victor Martins acabou faturando o ponto extra.
Sem pontuar, Isack Hadjar segue para a batalha do domingo com os 165 pontos conquistados na Bélgica. Com o ponto da 8ª posição, Bortoleto chega aos 130 pontos finalizando a Sprint. Na corrida deste domingo mais uma vez o brasileiro precisará escalar o pelotão.
A Fórmula 2 retorna neste domingo às 5h05 para o duelo da prova principal.
Saiba como foi a corrida Sprint da Fómula 2 na Itália
O brasileiro Enzo Fittipaldi se confirmou como o pole da prova, dividindo a primeira fila com Amaury Cordeel.
Gabriel Bortoleto foi permitido participar da prova, mesmo não encerrando a classificação, já que bateu durante a atividade.
Andrea Kimi Antonelli caiu para a décima quinta posição, por punições acumuladas da Inglaterra e Bélgica. Oliver Bearman começou a prova em oitavo, por uma punição carregada de Spa.
A classificação da Fórmula 2 na Itália foi marcada por duas bandeiras vermelhas, por conta das interrupções, o cronômetro não parou e os pilotos tiveram pouco tempo para estabelecer uma marca no circuito.
Após a largada autorizada, Fittipaldi não conseguiu sustentar a ponta, com Pepe Martí surpreendendo o brasileiro nos primeiros metros da pista. Cordeel também não conseguiu manter a primeira fila e caiu para o quarto lugar, com um desempenho que não condizia com as primeiras posições. Na reta de largada aconteceu um acidente e mesmo com a direção de prova deixando a corrida seguir por um tempo, o Safety Car pintou na pista na segunda volta.
Oliver Goethe que assumiu a vaga na MP Motorsport para disputar a sua primeira corrida na categoria de base, foi tocado por Zak O’Sullivan. Goethe rodou no meio do pelotão, com isso Andrea Kimi Antonelli por atingido. O italiano da Prema precisou passar pelos boxes, para instalar os pneus supermacios para disputar a prova sprint.
Enquanto o Safety Car permanecia em pista, os dez primeiros eram: Martí, Fittipaldi, Martins, Cordeel, Bearman, Aron, Huger, Maloney, Dürksen e Hadjar. A proximidade entre os pilotos dificultou um pouco no momento da largada, faltando espaço para alguns competidores.
O Safety Car deixou o traçado no final da quarta volta e os duelos seguiram. Fittipaldi atacava Martí, mas ao final da reta principal o brasileiro travou os pneus e passou reto na primeira curva, perdendo posições para Martins e Bearman.
No giro seguinte, em um duelo pela segunda posição, Martins usava um traçado defensivo para tentar evitar uma ultrapassagem de Bearman, mas o piloto da ART Grand Prix foi superado pelo piloto da Prema em pouco metro.
No meio e no final do pelotão também ocorriam duelos bem expressivos, pois os pilotos estavam bem próximos. Cordeel que já tinha despencado para o sétimo lugar, segurava vários competidores que estavam atrás do seu carro.
Durante a sétima volta, Martí foi vítima da primeira curva e ao errar o contorno da chicane, precisou abrir a porta para que Bearman assumisse a liderança, assim como Martins que passou a trabalhar com o segundo lugar. Neste momento da prova Gabriel Bortoleto já era o décimo terceiro colocado, enquanto Hadjar ocupava a décima primeira posição. Como o duelo vale a briga pelo campeonato, os dois competidores tentavam chegar até a zona de pontuação.
No duelo da nona volta, Martins lidava com as investidas de Martí para voltar ao topo. No entanto, o piloto da Campos também foi ultrapassado por Fittipaldi. Abaixo da décima posição Bortoleto já tinha se livrado de Hadjar e ultrapassou Cordeel para ser o décimo primeiro lugar.
Cordeel fez um bom trabalho de defesa quando Hadjar tentou avançar. Maini deixou Bortoleto seguir, por ser um duelo que vale o campeonato de 2024, com o brasileiro já registrando a volta mais rápida da corrida, com a marca de 1m33s567.
Instantes depois, Fittipaldi extravasou os limites de pista em um duelo com Dürksen, já que o piloto da AIX Racing foi buscar a chance de participar do pódio da prova sprint.
Com 15 voltas, os dez primeiros eram: Bearman, Martins, Dürksen, Fittipaldi, Martí, Maloney, Aron, Hauger, Crawford e Bortoleto. Com o décimo lugar e a volta mais rápida, o brasileiro da Invicta ao menos garantia um ponto, depois de começar a prova do final do pelotão.
Nas voltas finais, Bortoleto caçava Crawford, aproximando substancialmente do piloto da DAMS.
Foi na volta 18 que Bortoleto tentou o mergulho para superar Crawford, mas o piloto da DAMS fez uma boa defesa e aproveitou o momento para usar o DRS, por ter Hauger na sua alça de mira.
No giro seguinte, Paul Aron começou a despencar na tabela por um problema na asa dianteira. Pouco depois Crawford superou Hauger e assumiu o sétimo lugar. Bortoleto por sua vez, assistiu à briga de camarote, mas já tentava negociar em pista para chegar até a zona de pontuação superando o adversário da MP.
A prova foi disputada até a última volta. Bearman cruzou a linha de chegada na primeira posição. Martins e Dürkesen completaram o pódio. Fittipaldi perdeu posições e caiu para o sétimo lugar. Bortoleto superou Hauger na chegada para ser o oitavo colocado, levando dois pontos pelo resultado.
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