A Stock Car Pro Series começou a temporada 2023 neste fim de semana em Goiânia, as corridas 1 e 2 foram disputadas neste domingo (02) sendo duas sessões bem disputadas. Daniel Serra conquistou a vitória na Corrida 1 em Goiânia e começou a temporada 2023 com um grande resultado. Munido de uma boa estratégia estabelecida pela Eurofarma RC, Serra realizou uma rápida parada nos boxes quando a janela dos boxes foi aberta e retornou para a pista na primeira posição, superando a dupla da RCM.
Serra foi controlando as investidas de Bruno Baptista para faturar a vitória, o piloto da Eurofarma foi um destaque nesta corrida. Ricardo Zonta completou o pódio para celebrar um bom resultado para a RCM Motorsport.
Saiba como foi a Corrida 1 da Stock Car
Bruno Baptista conquistou a pole neste sábado para comandar a largada da primeira corrida da temporada 2023 da Stock Car. O piloto da RCM Motorsport dividiu a primeira fila com Ricardo Maurício, enquanto Ricardo Zonta e Cesar Ramos formavam a segunda fila.
Na pista a temperatura estava na casa dos 27°C, com 23°C no ambiente. A chuva era esperada para a segunda corrida.
Camilo, Massa, Barrichello, Campos, Zonta e Bueno receberam o fanpush por meio de votação dos fãs.
Assim que Bruno Baptista deu o pé, Maurício tentou acompanhar, mas Zonta tomou a segunda posição e deixou o piloto da Eurofarma para trás. Antes do final da primeira volta, alguns carros espalharam, Rossi saiu da pista, rodou e ficou com a asa traseira danificada – o incidente era investigado.
A prova seguiu com Baptista na primeira posição, acompanhado por Zonta, Maurício, Serra, Casagrande, Ramos, Camilo, Piquet Jr, F. Baptista e Fraga. Porém, instantes depois Fraga começou a perder algumas posições, caindo para o décimo terceiro lugar, perdendo ritmo.
Na segunda volta alguns pilotos já usavam o botão de ultrapassagem, Ricardo Maurício aproveitou a potência extra para colocar o carro lado a lado de Zonta. Barrichello que disputava a posição com Bueno, fez o piloto dono do carro #0 rodar.
Felipe Baptista conseguiu realizar a ultrapassagem em Nelsinho Piquet, para ocupar a oitava posição durante a quarta volta. Fraga caiu para a décima nona posição, enquanto Rubens Barrichello era o décimo sétimo colocado, acompanhado pelo filho.
Na volta seguinte Fraga seguiu para os boxes para abandonar a prova. Camilo e Felipe Baptista seguiam em disputa pela sétima posição, com o piloto da Ipiranga investindo no botão de ultrapassagem, enquanto Cesar Ramos também participava deste duelo.
Maurício que estava com a asa traseira danificada, perdeu a posição para Daniel Serra. Desta forma o dono do carro 29 pode tentar buscar Zonta para disputar o segundo lugar com o segundo piloto da RCM Motorsport.
A direção de prova aplicou um Drive Through para Felipe Baptista, pois o piloto se envolveu em um incidente com Rossi e Suzuki no início da prova, fazendo o piloto argentino rodar. Enquanto o incidente entre Bueno e Barrichello não gerou nenhuma punição.
Com o box aberto os dez primeiros eram: B. Baptista, Zonta, Serra, Maurício, Casagrande, Camilo, Ramos, Piquet Jr, Jimenez e Gomes. Rapidamente D. Baptista, Navarro, Foresti, Salas, Suzuki, Teixeira, Bueno e Fraga seguiram aos boxes para substituir os pneus.
Ricardo Mauricio tentou resistir as investidas de Casagrande, mas o piloto da A Mattheis fez a ultrapassagem antes de seguir para os boxes e realizar o seu abastecimento e a instalação de um novo composto. Serra entrou nos boxes junto com Casagrande, já que existia uma disputa entre esses pilotos, mas a parada de Serra foi muito mais veloz.
Assim que todas as paradas foram concluídas, os dez primeiros eram: Serra, Baptista, Zonta, Casagrande, Ramos, Piquet Jr, Maurício, Camilo, Khodair e Campos. Com a rápida parada nos boxes, Serra surgiu na primeira posição e tinha 0s576 de vantagem para B. Baptista, enquanto Zonta permanecia atrás do companheiro de equipe.
Maurício tentava se defender, mas com a asa traseira com problemas, foi inevitável perder a posição para Ramos durante a décima sexta volta. Gomes duelava com Campos e Jimenez, mas o dono do carro 80 realizou a ultrapassagem para assumir a décima posição durante a volta 16.
Di Mauro que tinha largado lá na frente, foi um dos pilotos que abandonou a prova.
Com a corrida se encaminhando para o final, Maurício conseguiu recuperar a posição perdida para Ramos, para retornar à sétima posição. Cacá Bueno retornou aos boxes para preparar o carro para a segunda corrida, depois dos problemas que enfrentou na última prova. Suzuki também retornou ao traçado.
A prova durou até a 21 voltas, Serra recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, seguido por Baptista e Zonta. Ramos ainda foi ultrapassado por Khodair, caindo para o nono lugar.