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Colton Herta sobra no tumultuado GP de Toronto e volta a vencer na Fórmula Indy

Corrida canadense foi marcada por acidentes e confusões na reta final, com Alex Palou mantendo vantagem razoável na liderança

A única prova fora dos Estados Unidos do calendário da Fórmula Indy reservou emoções e acidentes, principalmente na parte final da corrida, mas Colton Herta não se abalou com a situação e venceu de forma dominante o GP de Toronto, encerrando um jejum de mais de dois anos sem vitória.

Herta largou na pole e passou toda a corrida comboiado por Kyle Kirkwood, formando a dobradinha da Andretti. Mesmo quando a dupla tinha um ritmo menos competitivo que os rivais, a dupla não ofereceu nenhuma brecha para ser ameaçada. Além disso, alguns rivais se atrapalharam e facilitaram o caminho da equipe de Michael Andretti.

Em termos de campeonato, a vitória ajudou a Herta manter as esperanças de título, pois reduziu a desvantagem para Alex Palou em 57 pontos, com cinco provas para o fim do ano. O estadunidense é o quarto colocado, próximo a Will Power e Scott Dixon, que estão no páreo.

A corrida terminou com um saldo positivo para os pilotos principais da Ganassi. Dixon e Palou saíram do meio do pelotão para terminar em terceiro e quarto, respectivamente.

A jornada do neozelandês foi mais arriscada. Começou com toque que eliminou Agustin Canapino no começo da corrida, mas Dixon demonstrou mais uma vez sua habilidade em leitura de corrida e na estratégia certeira, conseguiu subir no grid com trabalhos perfeitos nos boxes e alcançou o terceiro lugar.

Já Palou teve uma corrida discreta e evitou confusões, mas foi beneficiado com os problemas dos rivais à frente e subiu na classificação. O espanhol terminou a prova em um sólido quarto lugar, o que lhe garante uma vantagem de 49 pontos para Power, 53 para Dixon e 57 para Herta nesta reta final de temporada.

Alguns postulantes ao caneco viram a briga pelo título se complicar de maneira caótica. Pato O’Ward viu a chance de um bom resultado se acabar com a rodada que provocou o acidente mais forte do dia. O piloto da McLaren girou na primeira curva e iniciou uma reação em cadeia que afetou Marcus Ericsson, Pietro Fittipaldi, Santino Ferrucci (que capotou), Nolan Siegel e Toby Sowery. Felizmente, nenhum piloto se machucou.

A corrida canadense foi desastrosa também para os pilotos da Penske. Primeiro foi Josef Newgarden, que esteve em terceiro boa parte da disputa, mas acabou deixando o motor morrer na segunda parada e perdeu a chance da vitória.

Depois, mais para o fim da prova, Will Power tentou uma ultrapassagem em um lugar apertado para cima de Scott McLaughlin e tirou o neozelandês da disputa. Para piorar, o australiano foi punido com um drive-through e ficou fora do top-10, assim como Newgarden, que, como consequência do acidente à frente, teve um pneu furado por um toque de David Malukas ao tirar o pé no momento do choque do companheiro de equipe.

A Fórmula Indy para por três semanas para o período dos Jogos Olímpicos de Paris, atendendo uma demanda da emissora que transmite a categoria nos EUA. Assim, a competição volta no dia 17 de agosto, no circuito oval de Gateway para o GP de St. Louis.

Classificação do GP de Toronto:

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 411
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 362
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 358
4 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 354
5 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 340
6 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 328
7 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 314
8 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 266
9 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 265
10 – Santino Ferrucci (EUA) – AJ Foyt/Chevrolet – 231

19 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 135

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