AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Clima melhora e Lando Norris encerra TL1 do GP da Holanda na liderança

Neste retorno das férias da F1, Lando Norris inicia fim de semana em Zandvoort na liderança com a McLaren, mas é seguido de perto por Max Vertappen

A Fórmula 1 retorna das férias na Holanda, o primeiro treino livre foi realizado nesta manhã de sexta-feira (23). A atividade começou marcada pela chuva e as forte rajadas de vento, mas aos poucos o tempo foi abrindo, permitindo até mesmo que os pilotos usassem os pneus de pista seca no final da sessão.

Lando Norris encerra a primeira sessão na liderança, após registrar 1m12s322 com os pneus macios, acompanhado por Max Verstappen que cravou 1m12s523. Lewis Hamilton foi o terceiro colocado com o tempo de 1m13s006 com a Mercedes.

Os olhos de todos estão voltados para o desempenho de Norris e da McLaren, por conta do bom trabalho realizado antes das férias. Acredita-se que neste fim de semana teremos mais um embate intenso entre Norris e Verstappen, enquanto o holandês busca vencer em casa com a Red Bull.

Carlos Sainz se destacou no final do TL1, com a marca de 1m130s074 obtida com os pneus médios. George Russell ficou com o quinto lugar, seguido por Alexander Albon da Williams. O time de Grove levou um grande pacote de atualizações para Zandvoort, aproveitando o momento para analisar o desempenho do carro.

Oscar Piastri ficou com o sétimo lugar, seguido por Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen da Haas. Zhou Guanyu completou o Top-10 com o equipamento da Sauber.

Robert Shwartzman ganhou a chance de treinar com a Sauber nesta manhã, ocupando o lugar de Valtteri Bottas e faturou o décimo sexto lugar ao final da sessão. O piloto fez um treino forte em vários momentos e acompanhou a evolução da pista conforme o clima foi melhorando.

A Fórmula 1 retorna às 11h da manhã desta sexta-feira para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP da Holanda

Depois de três semanas de férias, a Fórmula 1 retorna em Zadvoort para o início das atividades da 15ª etapa. A categoria “curtiu” a pausa, com poucas novidades reveladas pelo caminho.

Para a etapa, seis equipes promoveram alguma atualização em seus carros: Red Bull, McLaren, Alpine, Williams, Racing Bulls e Haas. A maior parte foram mudanças pontuais, mas o time de Grove foi um pouco além, alterando o difusor, assoalho, a entrada de ar do motor e sidepodes.

Quando o cronômetro começou em regressiva, chovia no circuito de Zandvoort, além disso, o início das atividades era marcada pelos fortes ventos. Enquanto vários pilotos se quer estavam preparados para entrar no carro, a Alpine e a Haas liberaram Pierre Gasly e Kevin Magnussen ao traçado. Ambos contavam com os pneus de chuva extrema instalado no carro.

Nico Hülkenberg, Robert Shwartzman, Carlos Sainz e Zhou Guanyu realizaram uma breve volta de instalação e retornaram aos boxes, pois a pista estava inguiável.

Com quase 20 minutos de sessão, Charles Leclerc foi o primeiro competidor a abrir volta no circuito, anotando 1m26s530. A sessão seguiu e apesar dos diversos erros cometidos por Nico Hülkenberg, o piloto da Haas também registrou tempo na tabela, seguido por George Russell.

Após 30 minutos de sessão, as condições de pista tinham melhorado e o céu começava a abrir. Max Verstappen foi o primeiro a se aventurar com os pneus intermediários, em sua primeira tentativa de volta rápida cometeu um erro, mas na sequência cravou 1m21s300.

Os pilotos que tinham completado ao menos uma volta no traçado, passaram a substituir os pneus de chuva extrema, pelos compostos com a faixa verde. George Russell tomou a dianteira da tabela, com a marca de 1m20s444. Os oito colocados na tabela de tempos eram: Russell, Verstappen, Hülkenberg, Ocon, Hamilton, Leclerc, Shwartzman e Zhou.

Restando cerca de 20 minutos para o final, a sessão ficou mais agitada com a presença de vários pilotos em pista, a exceção era Oscar Piastri e Sergio Pérez. Lando Norris assumiu a liderança com a marca de 1m20s392. Embora tivesse alguns pontos de sol pela pista, o traçado não tinha secado completamente, mas apresentava um trilho seco, desta forma os pneus intermediários ainda acompanhavam os pilotos.

Nos últimos 10 minutos de sessão, os pilotos começaram a usar os pneus macios, contando com mais aderência para desbravar o trilho seco que surgiu pelo traçado. A Ferrari, por outro lado, optou pela utilização dos pneus médios.

A sessão era usada para uma primeira verificação das atualizações instaladas por algumas equipes do grid. Na McLaren Lando Norris conduzia uma verificação aerodinâmica, com o flow-vis espalhado do lado esquerdo, na suspensão traseira e em parte do DRS.

Os últimos minutos da sessão foram bem dinâmicos, com os tempos melhorando constantemente.

Sergio Pérez retornou para a pista no final da sessão, para completar algumas voltas e auxiliar a Red Bull na verificação do carro.

Enquanto o restante do pelotão usava os pneus macios, a Ferrari optou por trabalhar apenas com os pneus médios no final da sessão.

O cronômetro marcou o encerramento do TL1, com Lando Norris na dianteira, após anotar 1m12s322 com a McLaren, separado por apenas 0s201 de Verstappen. O trânsito ficou intenso, com alguns pilotos se atrapalhando, já que o circuito é bem sinuoso e curto.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo