ColunistasFórmula 1

Classificação – Ricciardo consagra Pole em Mônaco, confirmando bom desempenho da Red Bull

Consagrando o bom desempenho do final de semana, Daniel Ricciardo cravou a segunda pole da carreira ao registrar 1:10:810 e novamente no Principado, sendo a primeira conquistada em 2016. O australiano se mostrou imbatível desde a quinta-feira quando foram realizados os primeiros treinos livres, não tendo nenhum problema em superar as marcas do seu companheiro de equipe.

O domínio da Red Bull só não conseguiu ser maior por conta de Max Verstappen, já que o holandês bateu no final do último treino livre. A equipe ainda tentou correr com os concertos, mas não foi possível mandar o carro  #33 para a pista e o piloto ficou sem tempo aferido. Largando amanhã na última posição, por conta da troca de câmbio que lhe rendeu uma punição.

Sebastian Vettel vai dividir a primeira fila com o australiano. O alemão conseguiu melhorar sua marca na sua última volta na pista ficando com 1:11:039, sendo separado do primeiro colocado por 0s229. Raikkonen que é seu companheiro de equipe ficou com a quarta posição.

Hamilton larga amanhã do terceiro lugar. A Mercedes tentou investir em uma estratégia diferente para a corrida, tentando utilizar os compostos ultramacios no Q2, com a perspectiva de avançar para o Q3, no entanto a equipe se viu na zona de corte e forçada a instalar os hipermacios se quisesse permanecer na disputa. Não foi um final de semana fácil para eles, em nenhum momento chegaram perto da ponta ou se mostraram competitivos para a briga. Não teve ”botão mágico’’ para a salvação dessa vez. Bottas ficou com o quinto lugar.

Ocon larga do sexto lugar, seguido por Alonso em sétimo, o plano da McLaren de avançar com os dois carros para a última etapa neste GP, quase deu certo, o que eles não contavam era com o bom desempenho de Gasly e das duas Force India. Mas a prova do bom desempenho é que as atualizações realizadas em Barcelona pela McLaren estão dando certo.

Para completar o grid de largada, Sainz é o oitavo, com Pérez em nono e Gasly em décimo. Hartley que vinha tendo um bom desempenho neste final de semana, fechando o TL3 em sétimo, foi atrapalhado por uma Force India e pegou trânsito na sua última tentativa de volta, se vendo forçado a abrir mão de tentar evoluir para o Q2.

Destaque para Charles Leclerc que corre em casa e o ocupa o décimo quarto lugar, sendo o único com a Sauber a conseguir avançar para o Q2.

Os carros da Haas também não tiveram um bom desempenho este final de semana, com Grosjean ficando em décimo quarto e Magnussen em décimo nono. O francês ainda fez umas queixas na sessão anterior, sobre os chassis e a falta de aderência do bólido, mas a realidade é que a equipe americana não conseguiu se adaptar ao circuito. Grosjean ainda tem uma penalização de 3 posições para cumprir amanhã, devido ao acidente provocado por ele no Grande Prêmio da Espanha.

A largada para o Grande Prêmio de Mônaco é amanhã as 10h10 pelo horário de Brasília.

lll Saiba como foi a Classificação

lll Q1

https://twitter.com/F1/status/1000361527189344256

Hartley puxou a fila que se formava no pit-lane para o começo da classificação. Nesta primeira fase todos usarem os pneus hipermacios. Neozelandês registrou 1:13:793 e aos poucos os outros pilotos tinham os seus tempos aferidos.

Vettel passou a liderar sessão com 1:13:165, seguido por Pérez (1:13:249) e Hamilton com 1:13:260. Sirotkin era o quarto colocado com 1:13:305, com Alonso em quinto, seguido por Bottas, Vandoorne, Grosjean, Gasly e Hartley.

Ricciardo na sua primeira volta cronometrada, conseguia superar o alemão da Ferrari com 1:12:769 e Verstappen seguia parado nos boxes sem perspectivas de ir para a pista depois da batina no TL3.

Alonso, na quarta volta do seu pneu, conseguia saltar para a ponta com 1:12:698, seguido por Sirotkin com 1:12:706. Pouco tempo depois, Raikkonen, mesmo sendo atrapalhado por um carro da Mercedes, registrava 1:12:670. Vandoorne era o quinto colocado com 1:13:025.

Ricciardo seguia dando voltas voadoras na pista e o australiano conseguia melhorar ainda mais a sua marca no Q1 com 1:12:013. Restando oito minutos para o término da sessão as posições eram: Ricciardo, Raikkonen, Alonso, Sirotkin, Vandoorne, Pérez, Hulkenberg, Vettel, Gasly e Hamilton.

Alguns pilotos recolhiam para os boxes, mas Sebastian Vettel permanecia na pista, assim como o inglês da Mercedes que saltava de décimo, para terceiro com 1:12:460 e Vettel que era o oitavo passava para a segunda posição com 1:12:415. Hulkenberg era nono com 1:13:065 seguido por Sainz em décimo.

Pérez, Bottas, Gasly, Hartley, Leclerc, Ericsson, Stroll, Magnussen e Ocon deixavam os boxes com pouco mais de três minutos utilizando compostos hipermacios novos.

Leclerc conseguia um oitavo tempo com 1:12:829, seguido por Pérez com 1:12:848. Bottas conseguia sair da décima quinta posição para terceiro com 1:12:434 e Vandoorne da McLaren em quinto com 1:1:463.

Com o cronômetro zerado, Hartley foi atrapalhado na pista por uma Force India e enfrentou trânsito na pista, desistindo da conclusão da sua volta.

lll Eliminados

16) Brendon Hartley 1:13:179

17) Marcus Ericsson 1:13:265

18) Lance Stroll 1:13:323

19) Kevin Magnussen 1:13:393

20) Max Verstappen – Não completou volta

lll Q2

Carlos Sainz liderou a saída dos boxes para a segunda parte da classificação. A grande maioria dos pilotos investia no uso dos hipermacios, mas Bottas e Hamilton sairam com os ultramacios, pensando na corrida que será realizada amanhã.

Aos poucos os tempos eram aferidos, Ricciardo liderava a sessão com 1:11:353, seguido por Vettel com 1:11:518, Raikkonen com 1:11:937, Pérez (1:12:194), Alonso (1:12:269), além de Vandoorne, Ocon, Gasly, Hamilton.

Hulkenberg conseguiu melhorar, passando a ser o sétimo, superando o piloto da Force India com 1:12:447. Bottas ocupava apenas a décima quarta posição com 1:12:836.

Restando pouco mais de sete minutos para o término da sessão, os pilotos retornavam para os boxes, alguns pensando em uma nova saída para tentar ficar entre os dez primeiros. A Mercedes depois do mal desempenho com os ultramacios, retornavam para a pista com os hipermacios.

O inglês da Mercedes conseguiu subir para a terceira posição e Bottas era o quinto colocado com 1:12:002.  Ocon melhorava, ficando com a sexta posição ao registrar 1:12:188. Raikkonen se tornava o segundo com 1:11:391.

Ricciardo melhorava ainda mais a sua marca, com 1:11:278 se mantendo na ponta do Q1. Gasly ficava com a décima posição garantindo vaga no Q3.  Vandoorne recolhia o carro.

lll Eliminados

11) Nico Hulkenberg 1:12:411

12) Stoffel Vandoorne 1:12:440

13) Sergey Sirotkin 1:12:521

14) Charles Leclerc 1:12:714

15) Romain Grosjean 1:12:728

lll Q3

Carlos Sainz liderava mais uma vez a saída dos boxes, com os carros que partiam para a definição dos dez melhores, além da pole. O espanhol da Renault registrava 1:12:266, seguido por Alonso com 1:12:299. Hamilton assumiu a ponta com 1:11:261 com Bottas na segunda posição com 1:11:553. Pouco depois Ricciardo registrava 1:10:810, retomando a liderança da sessão. Raikkonen se colocava em terceiro com 1:11:261, enquanto Sebastian Vettel abria a sua volta.

Sebastian Vettel superou o companheiro de equipe com 1:11:263 e Raikkonen recolhia para os boxes, para a instalação dos últimos jogos de pneus, na tentativa de brigar pela pole.

Gasly e Alonso eram os primeiros a retornar para a pista. Gasly era o oitavo colocado com 1:12:315 e o espanhol da McLaren era o sexto com 1:12:110, os pilotos ainda retornavam para a última volta.

Vettel saltava para segunda posição com 1:11:039, conseguindo abrir mais uma volta. Hamilton era o terceiro ao perder muito tempo no terceiro setor com 1:11:232. Bottas ficava com a quinta posição 1:11:441. O alemão da Ferrari, assim como o inglês da Mercedes, abortava a chance de uma última volta. 

Sainz melhorava a sua marca, ficando em oitavo com 1:12:130, seguido por Pérez e Gasly.

<

p style=”text-align: justify;”> 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading