ColunistasFórmula 1Post

Classificação: Lewis Hamilton domina e crava pole em Barcelona, Verstappen garante 3ª posição

Lewis Hamilton conquistou a pole de número 92 neste sábado (15), o piloto anotou 1m15s584, acompanhado por Valtteri Bottas que se estabeleceu na segunda posição, o finlandês ficou separado por 0s059. Max Verstappen manteve a terceira posição, assim como vinha fazendo nos treinos livres.

Neste domingo eles vão largar com os pneus macios, é uma aposta dos dez primeiros, o que deve resultar em uma parada antecipada, além disso as estratégias devem ser baseadas em dois pit-stops, assim como na prova de 2019 realizada no circuito da Catalunha.

A Racing Point voltou a marcar forte e conquistou o quarto e o quinto lugar, com Sergio Pérez e Lance Stroll, respectivamente. Alexander Albon é o sexto colocado, seguido pela dupla da McLaren que conquistou o sétimo e oitavo lugar, com Carlos Sainz e Lando Norris.

Charles Leclerc foi o nono com a Ferrari, seguido de perto por Pierre Gasy. O piloto da AlphaTauri foi o responsável pela eliminação de Sebastian Vettel, pois o alemão estava em décimo quando o francês registrou uma boa volta.

A dupla da Renault foi eliminada no Q2, enquanto Kimi Raikkonen avançar do Q1, para a segunda parte da sessão classificatória.

A Fórmula 1 retorna neste domingo para a realização do GP da Espanha, a largada ocorre às 10h10 pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a Classificação 

O incidente entre Ocon e Magnussen não deu em nada, a telemetria não indicou que o dinamarquês freou e o piloto da Haas estava em volta de desaceleração. 

Q1 

Antes dos carros entrarem na pista, a temperatura havia subido para 49°C, com 31°C no ambiente.

A primeira dupla liberada foi a Williams, Latifi anotou 1:19.231, acompanhado por Russell com 1:19.560. A preferência nesta parte da sessão era pelos pneus macios.

E rapidamente os tempos começaram a despencar, Hamilton era o líder com 1:17.037, acompanhado por Sergio Pérez, o mexicano estava separado por 0s080 do líder. Stroll era o terceiro colocado enquanto Bottas aparecia na quarta posição.

Após os pilotos registrarem pelo menos uma volta cronometrada, Grosjean, Raikkonen, Magnussen, Latifi e Giovinazzi ocupavam a zona de eliminação. O italiano retornou para os boxes, pedindo para a equipe verificar o assoalho do carro.  

Nos últimos dois minutos, os pilotos retornaram para a pista, esperando ocupar uma melhor posição e avançar para o Q2. Bottas melhorou o tempo e subiu para a terceira posição, após anotar 1:17.243, mas pouco depois foi superado por Verstappen com 1:17.213.

Raikkonen se salvou da eliminação, ocupando a décima quinta posição, enquanto Giovinazzi permaneceu no vigésimo lugar.

Eliminados

16) Kevin Magnussen – 1:17.908
17) Romain Grosjean – 1:18:089
18) George Russell – 1:18.099
19) Nicholas Latifi – 1:18.532
20) Antonio Giovinazzi – 1:18.697

Q2

A Mercedes apostou nos pneus macios para a realização do Q2 e pouco depois todos os pilotos estavam utilizando os mesmos compostos. Hamilton era o líder ao anotar 1:16.013, acompanhado por Bottas que tinha 1:16.152.

Após todos completarem uma volta, os pilotos na zona de eliminação eram: Vettel, Ocon, Gasly, Kvyat e Raikkonen. De Hamilton a Charles Leclerc que ocupava a quinta posição, todos haviam virado na casa de 1m16s. A dupla da McLaren seguia bem, Sainz era visto na quarta posição, com Norris em oitavo.

E novamente, nos últimos três minutos, diversos pilotos deixaram os boxes, apostando uma segunda vez nos pneus macios. Vettel quase avançou para o Q3, mas após a volta de Gasly o alemão foi eliminado. Os dois carros da Renault também não conseguiram avançar.

Eliminados

11) Sebastian Vettel – 1:17.168
12) Daniil Kvyat – 1:17.192
13) Daniel Ricciardo – 1:17.198
14) Kimi Raikkonen – 1:17.386
15) Esteban Ocon – 1:17.567

Q3

A Racing Point foi a primeira a ser liberada para a pista, Sergio Pérez tinha 1:16.568, acompanhado por Lance Stroll com 1:16.589, mas rapidamente a dupla foi superada e Hamilton anotou 1:15.584, superando Bottas por 0s059. Verstappen ocupava a terceira posição. Norris era o sexto, acompanhado por Leclerc, Albon, Stroll e Gasly.

Após realizarem uma segunda parada e instalar novos pneus macios, os pilotos retornaram mais uma vez ao circuito.

Mesmo não melhorando o tempo, Hamilton manteve a pole, acompanhado por Bottas e Verstappen. Albon ficou com a sexta posição, seguido por Carlos Sainz e Lando Norris, enquanto Leclerc fechou em nono, com Gasly em décimo.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo