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Classificação França – Hamilton tem melhor desempenho em Paul Ricard e crava a pole

Lewis Hamilton cravou a 75ª pole da sua carreira no Grande Prêmio da França que será disputado amanhã, logo após registrar 1:30:029. O inglês liderava a sessão,  mas fora superado pelo companheiro de equipe, mesmo assim Hamilton melhorou no último setor e bateu Bottas.

Sebastian Vettel vai largar do terceiro lugar. O alemão cometeu alguns erros na sua última tentativa, comprometendo  a sua volta, assim como Kimi Raikkonen que ficou apenas com a sexta posição.

Logo depois de Vettel temos a dupla da Red Bull, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Sainz com a Renault ficou com a sétima posição.

O grande destaque deste sábado (23) vai para Charles Leclerc que conseguiu passar com a sua Sauber para o Q3 e ocupar o oitavo lugar.

A dupla da Haas fecha os dez primeiros com Magnussen e Romain Grosjean que bateu no começo do Q3, após rodar na pista e causar uma bandeira vermelha.

Brendon Hartley, apesar de ter se classificado em décimo sétimo, amanhã vai ocupar a vigésima posição, já que a Toro Rosso precisou fazer algumas trocas no seu carro, que levaram o neozelandês a acumular 35 lugares de penalização. A sua STR recebeu o quarto motor a combustão, turbo, MGU-H e o terceiro MGU-K e uma nova centralina e bateria.  

A corrida começa amanhã às 11h10 pelo horário de Brasília.

lll Saiba como foi a Classificação

llQ1

Na terceira sessão de treinos livres que aconteceu nesta manhã, a chuva tomou conta de Paul Ricard, comprometendo as voltas dos pilotos no circuito. Nesse começo de classificação a chuva havia parado, mas a pista ainda estava um pouco úmida e ainda existia o risco de a chuva retornar a pista.

Quando as luzes verdes do pit-lane se acenderam, diversos pilotos se encaminharam para a pista, todos utilizando os pneus ultramacios nesta primeira fase da sessão. Stroll foi o primeiro a registrar volta e tinha 1:34:725, seguido pelo companheiro de equipe, Sirotikin que tinha 1:34:752.

Aos poucos outros pilotos foram completando as voltas e a dupla da Williams era facilmente superada, Grosjean se tornava o líder com 1:32:466 e tinha Magnussen em segundo com 1:32:956. Leclerc era o terceiro com 1:33:057.

Os carros da Force India, Red Bull, Mercedes e Ferrari entraram ao mesmo tempo na pista, com Verstappen passando a assumir a ponta da tabela quando a sua primeira marca era aferida, 1:31:823, mas como a ponta era algo disputado, segundos depois as Mercedes concluíam a volta e Hamilton tomava a ponta com 1:31:589, seguido por Bottas com 1:31:776.

No entanto Raikkonen ainda estava finalizando a sua volta e conseguia superar os dois maiores rivais da equipe de cavalos rampantes, ao registrar 1:31:567. Sebastian Vettel ficava na quinta posição com 1:32:089.

Restando oito minutos para o término da sessão, as posições eram: Raikkonen, Hamilton, Bottas, Verstappen, Vettel, Grosjean, Ricciardo, Magnussen, Sainz e Leclerc. A maioria dos pilotos começava a retornar aos boxes.

Os ponteiros da sessão seguiam na pista e Verstappen concluía mais uma volta, registrando 1:31:531, passando de quarto a segundo colocado e Hamilton passava a liderar a tabela com 1:31:271. Ricciardo melhorava a sua marca para 1:31:910 superando Sebastian Vettel que passava a ser o sexto colocado.

Restando cinco minutos para término do Q1, os pilotos que estavam do sétimo colocado para baixo, retornavam com um jogo de ultramacios novos para mais um Stint.

Sebastian Vettel conseguia melhorar, mas era apenas o quinto colocado. Gasly subia para a décima posição.

Após a finalização do Q1, Ocon subia de décimo sétimo para décimo terceiro, pois fora superado por Leclerc e Pérez. Alonso ficava na linha de corte e não conseguia avançar para o Q2.

lll Eliminados

16) Fernando Alonso 1:32:976

17) Brendon Hartley 1:33:025

18) Stoffel Vandoorne 1:33:162

19) Sergey Sirotkin 1:33:636

20) Lance Stroll 1:33:729

llQ2

A chuva voltava a chegar ao circuito de Paul Ricard após a finalização do Q1, em forma de uma garoa fina.

Max Verstappen puxava a fila para a saída dos boxes, os pilotos queriam dar as suas voltas o mais rápido possível por conta da chuva que poderia comprometer a sessão. A dupla da Mercedes e Red Bull saíam com os pneus supermacios, já a Ferrari utilizava os ultramacios, pensando na corrida do domingo.

Verstappen fora o primeiro a registrar a sua volta, mas Hamilton rapidamente o superou registrando 1:30:645, seguido por Bottas com 1:31:227 e  Raikkonen que tinha 1:32:000. Logo depois vinha Grosjean e Sainz e somente depois deles a dupla da Red Bull e Sebastian Vettel da Ferrari.

Na segunda rodada de volta rápidas, o alemão da Ferrari registrava 1:30:953, com Raikkonen em terceiro. Ricciardo e Verstappen também haviam fechado a quarta volta com os pneus supermacios e ocupavam a quinta e a sexta posição e logo depois seguiam para os boxes, restando pouco mais de cinco minutos para o término da sessão.

Nos minutos finais Pérez retornava para a pista com ultramacios novos e décimo quinto, passava a ser o décimo com 1:32:484.

A dupla da Ferrari também deixava os boxes, novamente utilizando os ultramacios, A Mercedes e Red Bull com o carro de Ricciardo utilizavam também os compostos de faixa roxa, já Verstappen estava com os supermacios. Esses que haviam trocado a goma não completavam a sua volta para não terem que iniciar a corrida do domingo com o segundo composto utilizado.

Vettel registrava 1:30:751 permanecendo em segundo, Raikkonen era o terceiro com 1:30:772 e Verstappen passava a ser o quarto com 1:30:818. A dulpa da Haas ocupava a sexta e a sétima posição. Logo depois vinha Daniel Ricciardo, Sainz e Charles Leclerc que havia marcado 1:32:055, enquanto Ericsson era apenas o décimo quinto.  

lll Eliminados

11) Esteban Ocon 1:32:075

12) Nico Hulkenberg 1:32:115

13) Sergio Pérez 1:32:454

14) Pierre Gasly 1:32:460

15) Marcus Ericsson 1:32:820

llQ3

Sebastian Vettel puxava a fila para realização da última parte da sessão e não era novidade ver os pilotos utilizando os pneus ultramacios. Apenas Charles Leclerc se mantinha nos boxes.

Vettel era o primeiro a registrar a sua volta e tinha 1:30:400, seguido por Raikkonen com 1:31:057, mas eram superados pela dupla da Mercedes com Hamilton registrando 1:30:222, seguido por Bottas com 1:30:317. Os carros da Red Bull ocupavam o quarto e o quinto lugar e Sainz era o sétimo.

Grosjean, que estava abrindo a sua volta, perdia o controle da sua Haas e batia no muro de contenção, causando uma bandeira vermelha na sessão. O cronometro era parado até ocorrer a limpeza na pista e restavam 7 minutos e 49 segundos para o encerramento.

A pista não demorou muito para ser liberada e os pilotos tinham a chance de realizar mais uma volta rápida. O finlandês da Ferrari foi o primeiro a deixar os boxes, utilizando um novo jogo de ultramacios e cometia um erro no mesmo ponto em que Grosjean havia batido e registrava uma volta bem ruim, não conseguindo superar o tempo que havia lhe dado a sexta posição.

Restando pouco mais de três minutos, todos os pilotos estavam na pista e participavam da luta pela pole.

Bottas melhorava o seu tempo e tinha 1:30:147, mas Hamilton conseguia superar o companheiro de equipe que tinha 1:30:029, melhorando no seu terceiro setor.

Leclerc conseguia superar Magnussen, largando em oitavo era o grande destaque do sábado. 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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